Logo Hardware.com.br
paulo-serpa
paulo-serpa Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Adaptadores de tomada

#1 Por paulo-serpa 25/06/2025 - 13:07
Tenho uma dúvida sobre esses adaptadores de tomada (benjamim).

Tenho um PC ligado a uma tomada na parede, sendo que esta tomada só tem 2 pinos.

Porém meu PC está ligado em um filtro de linha com 3 tomadas.

Liguei a tomada dele em um adaptador que converte de 3 para 2 pinos.

Minha dúvida é a seguinte:

Embora na parede o terceiro pino inexiste. Ele de alguma forma está ligado na tomada do filtro de linha?

Já ouvi falar algo de ligar ele no neutro e fico com receio pois se ele vem ligado no neutro na tomada do filtro eu terei que ver a posição correta na hora de ligar os 2 pinos de saída lá na parede, ou isso não tem nada a ver, posso inverter lá uma vez que não tem ligação nenhuma de neutro na tomada da parede?

Passei a ter esse receio depois que li uma matéria falando de ligação do pino neutro com o fase.

Mas creio que isso não vem assim nas tomadas de 3 pinos, correto?. Ele serve apenas para dar fuga em um buraco com um alumínio lá dentro do benjamin e esse buraco não tem ligação com nenhum dos dois pinos (neutro e fase) do benjamin.

Não sei se fui claro.
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.6K Mensagens 4.1K Curtidas
#2 Por apimente.br
25/06/2025 - 14:48
O ideal é usar uma tomada com aterramento, não se deve ligar o pino do Terra no neutro. Se você não tem muito conhecimento em eletricidade, recomendo chamar um eletricista capacitado para fazer o serviço, lembre-se, muitas vezes o barato sai caro.

Movido da sala "Periféricos" para a sala "Eletricidade"

Por gentileza, observe a descrição das salas antes de criar um tópico nela.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

Quando tudo mais falhar, leia o manual!

PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#3 Por PH
25/06/2025 - 14:57
paulo-serpa disse:

Boa tarde!

Foi bem claro sim e vou ser claro e direto! Chama um eletricista e faça um aterramento. O neutro é aterrado no padrão de entrada (isso que esperamos), por isso muitos tem essa ideia de puxar do neutro para fazer o papel de terra não é aconselhável. O que muitos fazem é equipotencializar no BEP de entrada ou no quadro de distribuição da casa a ligação do neutro com o terra (TNS). 

Seria bom ter todas as tomadas da casa aterrada, se não puder, faça pelo menos nessa tomada do PC, pois ajuda na sua proteção e dos seus equipamentos. Aterramento pode proteger você de choques no equipamento por alguma falha.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
using-teste
using-teste Zerinho Registrado
23 Mensagens 4 Curtidas
#4 Por using-teste
26/06/2025 - 04:57
Se sua tomada não tem aterramento, o filtro de linha também não vai ter, ainda que a saída seja de três pinos -o terra fica desconectado.
Ao usar adaptadores de três para dois pinos, o aterramento também é perdido.
Acho que já ouvi falar desse tipo de aterramento ligado ao neutro, mas aí tem que vir direto da tomada. Não tem como fazer isso depois de forma segura - basta inverter o conector e você estará conectando o neutro à fase!
Como dito acima, o ideal é ter o terra separado do neutro.
https://sites.google.com/view/appsjs
marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#5 Por marcelobrrj
26/06/2025 - 11:48
se seguir o padrão de ligação não vai ocorre a inversão
20191104_064211.jpg
na hora de substituir a tomada tem que identificar a fase e o neuro usando uma simples chave de teste
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - CORRA NA FRENTE PARA CHEGAR PRIMEIRO

© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal