Bom dia, recentemente consegui juntar um dinheiro e trocar a minha GPU, de uma XFX RX 570 4GB para uma Galax RTX 4060 8GB.
Estava tudo funcionando perfeitamente, até o momento da troca da GPU, troquei usando luvas anti-estáticas, com a maior calma possível, lentamente, coloquei a nova GPU no lugar, e o computador não deu mais vídeo.
Eu sabia que não era a GPU nova pois mesmo tirando ela, não estava passando do "post", não entrava no sistema, enfim, testei tudo, zerei o CMOS, testei fonte alternativa, memórias alternativas, sem ssd, sem GPU, só no APU, e simplesmente nada acontecia. (os coolers rodavam, o processador aquecia, as luzes da Mobo acendiam, porém, sem boot).
Então, testei toda as minhas peças, incluindo a nova GPU em uma Mobo que eu ia usar em outro projeto, uma Gigabyte A520m K V2... e para surpresa de ninguém, deu vídeo, tudo funcionou, atualizei os drivers no ssd, e apesar de só aceitar 2 pentes de memória está funcionando normalmente.
A grande questão, eu limpei a B550M-K com alcool isopropilico, cada contato dela, e ela continuou mortinha, como não entendo nada de solda e capacitores/mosfets, etc... não adianta.
Ela tem 2 anos de vida, ainda está na garantia da Asus, mas o tempo que levaria para enviar, esperar, e pra provavelmente receber algo como "mau uso", não compensa.
Alguém me falou pra usar um "limpa contato eletronico da WD ou Wurth".
Minha outra alternativa é parcelar uma "Asus Placa-Mãe TUF Gaming B550 Plus" que por sinal já aumentou de preço novamente.
Vou deixar minha config original aqui e algumas fotos recentes da MOBO.
Asus / Prime B550M-K (atualmente usando a A520m K V2)
Ryzen 5600G
4x 8gb Memória Crucial (atualmente usando só dois pentes)
Galax RTX 4060 8GB
Sdd M.2: Kingston / SNV2S/1000G
Hdd: Seagate - 3TB 7200rpm
Fonte Corsair VS-500
https://imgur.com/a/qR7I8DY
Coloquei o link para as imagens pois acabei tirando fotos demais e o tópico ia ficar lotado de imagens.
Agradeço muito se puderem dar uma olhada nas fotos e verem algo "anormal".
Dicas e sugestões são muito bem vindas. Grato.
Edit: Lembrei de dizer que uso filtro de linha Iclamper e que nos últimos meses a Enel tem tido diversas quedas de luz aqui em casa, as vezes 4 por dia.

toxrock
Membro Senior
27 Curtidas
Asus Prime B550M-K morreu?
#1 Por toxrock
25/06/2025 - 10:45