Logo Hardware.com.br
toxrock
toxrock Membro Senior Registrado
301 Mensagens 27 Curtidas

Asus Prime B550M-K morreu?

#1 Por toxrock 25/06/2025 - 10:45
Bom dia, recentemente consegui juntar um dinheiro e trocar a minha GPU, de uma XFX RX 570 4GB para uma Galax RTX 4060 8GB.
Estava tudo funcionando perfeitamente, até o momento da troca da GPU, troquei usando luvas anti-estáticas, com a maior calma possível, lentamente, coloquei a nova GPU no lugar, e o computador não deu mais vídeo.
Eu sabia que não era a GPU nova pois mesmo tirando ela, não estava passando do "post", não entrava no sistema, enfim, testei tudo, zerei o CMOS, testei fonte alternativa, memórias alternativas, sem ssd, sem GPU, só no APU, e simplesmente nada acontecia. (os coolers rodavam, o processador aquecia, as luzes da Mobo acendiam, porém, sem boot).
Então, testei toda as minhas peças, incluindo a nova GPU em uma Mobo que eu ia usar em outro projeto, uma Gigabyte A520m K V2... e para surpresa de ninguém, deu vídeo, tudo funcionou, atualizei os drivers no ssd, e apesar de só aceitar 2 pentes de memória está funcionando normalmente.

A grande questão, eu limpei a B550M-K com alcool isopropilico, cada contato dela, e ela continuou mortinha, como não entendo nada de solda e capacitores/mosfets, etc... não adianta.

Ela tem 2 anos de vida, ainda está na garantia da Asus, mas o tempo que levaria para enviar, esperar, e pra provavelmente receber algo como "mau uso", não compensa.
Alguém me falou pra usar um "limpa contato eletronico da WD ou Wurth".
Minha outra alternativa é parcelar uma "Asus Placa-Mãe TUF Gaming B550 Plus" que por sinal já aumentou de preço novamente.
Vou deixar minha config original aqui e algumas fotos recentes da MOBO.

Asus / Prime B550M-K (atualmente usando a A520m K V2)
Ryzen 5600G
4x 8gb Memória Crucial (atualmente usando só dois pentes)
Galax RTX 4060 8GB
Sdd M.2: Kingston / SNV2S/1000G
Hdd: Seagate - 3TB 7200rpm 
Fonte Corsair VS-500

https://imgur.com/a/qR7I8DY

Coloquei o link para as imagens pois acabei tirando fotos demais e o tópico ia ficar lotado de imagens.
Agradeço muito se puderem dar uma olhada nas fotos e verem algo "anormal".
Dicas e sugestões são muito bem vindas. Grato.
Edit: Lembrei de dizer que uso filtro de linha Iclamper e que nos últimos meses a Enel tem tido diversas quedas de luz aqui em casa, as vezes 4 por dia.
marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#2 Por marcelobrrj
25/06/2025 - 11:58
quando testou as memórias você testou apanas com 2 módulos colocando em ambos os canais? que e o caso na configuração atual
nesse teste você vai ver a possibilidade de um dos canais de memória do processador esta ruim
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - CORRA NA FRENTE PARA CHEGAR PRIMEIRO

marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#4 Por marcelobrrj
25/06/2025 - 16:03
uma possibilidade antes de descartar a placa e de que a bios tenha sido corrompida porque nas imagens que postou nao vi nada que possa indicar um problema
mas esse procedimento como a placa não liga teria de ser feito numa assistência removendo o chipe e gravando em uma outra maquina usando um regravador + programa
isso seria uma tentativa de reparar a placa
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - CORRA NA FRENTE PARA CHEGAR PRIMEIRO

Olavo França
Olavo França General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 589 Curtidas
#5 Por Olavo França
25/06/2025 - 16:17
Boa tarde companheiros....
Só para descartar: Os 4x pentes de memórias são idênticos ?
Pergunto isso, pois, se não forem iguais, pode ocasionar travamentos quando no setup se usar XMP, podendo até mesmo não dá boot !

Espero ter ajudado.
Mobo Gigabyte B660M DS3H DDR4 - CPU Core i7 - 12700F 2.1 GHz - RAM 2x8GB + 2x16GB = 48GB 3200MHz DDR4 -
Corsair CX650M - 650 Watts -  GTX 1660 Super OC 6GB GDDR6
, SSD Sata de 500GB, NVMe de 1TB e HD de 2TB - Windows 11 Pro - 64 bits.
Não acreditar em Deus, é duvidar da própria existência de tudo....bom_trabalho.gifi
toxrock
#6 Por toxrock
25/06/2025 - 18:54
marcelobrrj disse:

Muito difícil, essa bios de fábrica nunca deu nenhuma problema e é 100% compatível com toda a minha configuração, e como eu dei reset na CMOS, a bios voltaria para a bios de fábrica, e mesmo assim não adiantou.

Olavo França disse:

Sim, são exatamente idênticos, 4 módulos de Memória Crucial de 8GB DDR4-2666 UDIMM PC4-21300 CL=19, mas nesse caso mesmo que não fossem, eu fiz testes com uma memória por vez, e nada. 
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#7 Por PH
26/06/2025 - 08:51
toxrock disse:

Bom dia!

Fato principal!

até o momento da troca da GPU, troquei usando luvas anti-estáticas, com a maior calma possível, lentamente, coloquei a nova GPU no lugar, e o computador não deu mais vídeo.

Na troca da placa de vídeo o problema começou! Existe a possibilidade de um curto no PCIe ter afetado outros componentes, mas não tem como saber pelas imagens, pois aparentemente não há sinais de componente queimado. Na realidade as fotos não ajudam muito, geralmente uso o microscópio para fazer uma varredura precisa. 

Teria como conseguir uma outra fonte para testar?

Ela tem 2 anos de vida, ainda está na garantia da Asus, mas o tempo que levaria para enviar, esperar, e pra provavelmente receber algo como "mau uso", não compensa.

Se não tiver ferrugens, trilas riscadas ou componentes danificado de forma que da para perceber que foi por algo externo, não tem como informa que foi mau uso. Se está na garantia não perca tempo. Fica usando a outra placa que tem no momento e espera a resposta do RMA, não gastaria dinheiro comprando outra agora.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
toxrock
#8 Por toxrock
26/06/2025 - 18:59
PH disse:

Exatamente, aconteceu no momento da troca da GPU, muita coincidência.

Sim eu testei com outra fonte novinha de 600W como eu mencionei, mas infelizmente nenhum sinal.

Como eu não manjo dos detalhes físicos da MOBO, eu postei as fotos aqui, apesar de já ter passado o olho e não visto nada anormal com meus olhos de leigo.
Vai que tinha algo bem óbvio que eu não estava enxergando, mas não esperava muito.

Enfim, em relação ao RMA da ASUS, eu não sei se consigo, pois não tenho mais a caixa e nem a nota fiscal ( que já se apagou a muito tempo).

Depois de um ano e meio de uso, em uma arumação aqui em casa, minha esposa jogou a caixa fora.

Acho que só me resta um limpa contato, principalmente na pcie, mais uma limpeza com alcool isopropilico e uma última tentativa de ligar.
PH
#9 Por PH
26/06/2025 - 22:12
Boa noite!

Comprou em loja física ou pela internet?
Se foi em loja física pode tentar a reimpressão da nota fiscal, pela internet recebe a nota no e-mail e um XML também.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
toxrock
#10 Por toxrock
27/06/2025 - 06:57
PH disse:

‎aí que tá. Aqui no Rio, no Edifício Central, tem cerca de 200 lojas em 3 andares, tem 2 anos e meio que comprei a mobo, eu acho que sei qual foi a loja, mas nao tenho certeza, é loja demais, é um stand grudado no outro. Costumo tirar fotos de todas as notas fiscais e dos produtos, mas o celular que estava as fotos eu perdi. E o edifício fica a 80km da minha casa, entao posso ir la, ou ligar(dificil), as peças nesse ligar costumam ser R$400 mais baratas que na internet. Creio que pela proximidade com o porto. Enfim, nao tenho provad que comprei nem lembro a loja exata. Acho que me ferrei.

Edit: achei uma foto no Google drive e depois de horas de pesquisa, descobri que a loja nao existe mais, ja vingue o CNPJ abriu outra loja de informática em outra cidade do Rio bem distante, mas nao vale a pena, aqui no interior talvez tenha lojas de conserto de mobo, mas sejam sinceros, nesse ponto, vale a pena, ou é melhor desistir e entrar em outra dívida com outra mobo nova? ( nunca mais deixo isso acontecer) ***. Foto de tudo sempre.
PH
#11 Por PH
27/06/2025 - 07:49
Bom dia!

Se abriu com mesmo CNPJ, pode entrar em contato com eles, informa seus dados e ano da compra, eles podem verificar no sistema. O que precisa é ter sincronizado no seu celular as fotos com a nuvem, caso perca o celular ou não consiga mais ter acesso a ele, vai poder olhar na nuvem.

24 anos de fórum!
toxrock
#12 Por toxrock
30/06/2025 - 15:31
PH disse:

‎É... nada feito, liguei para empresa, que por sua vez diz que não tem database de notas antigas, e que eu não posso provar que comprei lá. ( de fato, paguei em espécie e não tenho nota fiscal).
E na nota deveria ter somente meu primeiro nome, como eu sempre forneço em todas as compras. (nunca forneço nome completo e cpf)
Achei uma foto da caixa da MoBo, com alguns nomes, códigos, e qr code, mas acho que não serve pra nada, já que no site da asus diz que sem a nota fiscal terá que pagar o preço do reparo.
rBY4A8a.jpeg

Acho que só me resta comprar outra. frown.png
PH
#15 Por PH
01/07/2025 - 08:33
Bom dia!

É vivendo e aprendendo, pois a nota fiscal é muito importante guardar! Não, um reparo de placa-mãe não vai sair o preço de outra placa. Valor dos componentes vai depender do que foi encontrado, pois sem análise, não da para informar que problema tem. Pode ser apenas uma mosfet em curto, mas como disse, só em análise.

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal