Logo Hardware.com.br
1Rafael.Clemente
1Rafael.Clem... Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas

Atualização do BIOS causando travamento nos games!!

#1 Por 1Rafael.Clem... 09/01/2020 - 17:59
Fala galera, preciso de ajuda!

Resumindo meu problema: um tempo atrás eu tentei trocar meu processador, porém não deu certo.
Para tentar fazer o processador novo funcionar eu fiz diversas atualizações de drivers: VGA, Chipset e BIOS.
Mesmo assim não funcionou e agora, com o processador antigo de volta, todos os jogos estão travando e tudo que envolve vídeo está mais lento.

Para solucionar o problema me sugeriram voltar as versões anteriores, mas eu não criei um ponto de restauração, então o que eu gostaria de saber é o seguinte:

Existe algum problema em ficar constantemente alterando a BIOS da placa-mãe ?
Existe alguma forma de ver as versões antigas dos drivers que eu estava usando?
Existe alguma versão especifica da BIOS, para um certo tipo de processador?

Eu tenho um PC com as seguintes configurações:

x64

i3-4130

8GB de RAM (1333 MHz)

NVIDIA GeForce GTX 750

ASUS H87-PRO

Windows 10 Home, 1903

Segue algumas informações sobre meus drivers

Versão da BIOS: 2102*

NVIDIA GeForce GTX 750 (26.21.14.4166)

Intel(R) HD Graphics 4400 (20.19.15.4624)

VGA Drivers (10.18.15.4248)

Chipset (10.1.1.7)

* Assim que reparei o problema fiz um downgrade de 2104 para 2102.

Agora estou pensando em ir para a versão 0806, por conta dessa informação que vi no site da ASUS. (Isso faz algum sentido?)
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#2 Por TRONNER
10/01/2020 - 08:11
1Rafael.Clemente disse:

Sim, bios não é driver e só deve ser atualizado quando há recomendação para isso, alguns AMD´s estão solicitando atualizar o bios para funcionar determinado processador com determinada placa mãe. Quando tiver mais prática você atualiza como foi o meu caso para remover o logo embutido pois a mobo veio da positivo e omitia mensagens do POST.
Pode até existir mas não tem como reverter, a começar pelo arquivo .inf utilizado pelo Windows além de outras ramificações.
A primeira resposta.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
1Rafael.Clemente
8 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por 1Rafael.Clem...
10/01/2020 - 14:46
Obrigado Tronner.

Agora estou utilizando a versão mais atualizada da minha BIOS, e mesmo assim ainda continuo com o problema!
Será que se os drivers de vídeo forem reinstalados, isso pode solucionar o problema? E como posso fazer isso?
É possível que algum contato do processador foi danificado, e isso esteja causado o travamento nos jogos?
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#4 Por TRONNER
10/01/2020 - 15:06
1Rafael.Clemente disse:

Faça um teste com um Linux LiveCD e veja se os travamentos persistem
Reinstalar sobrescrevendo os que já existem pode piorar o problema, uma tentativa é remover todos pelo revo uninstaller, depois passar um ccleaner para limpar arquivós órfãos e chaves de registro inválidas para finalmente instalar os drivers mais recentes, isso numa tentativa.
Só se você desmontou e desconectou o processador do socket sem o devido cuidado mas dependendo do pino pode inutilizar o processador como nada acontecer, ficar nessa instabilidade é praticamente nulo.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
Komm
Komm Cyber Highlander Registrado
12.8K Mensagens 2.7K Curtidas
#6 Por Komm
11/01/2020 - 10:52
O site da Asus lista o i3-4130 como suportado a partir da versão 0806 do BIOS da mobo.
Versões superiores também suportam este processador.

Nesse meio tempo pode ter havido alguma atualização do microcódigo e/ou algum patch do SO para evitar as vulnerabilidades descobertas nos processadores Intel.

Chegou a prover um Clear CMOS depois do downgrade do BIOS e carregar e salvar as configurações Default?

[]s.
Legal mesmo é a cara do cachorro quando a bicicleta para! mostrando_dentes.png
1Rafael.Clemente
8 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por 1Rafael.Clem...
21/01/2020 - 13:03
Obrigado pela colaboração de todos.

Desinstalei e instalei os gráficos de vídeos do meu pc, usando o DDU. Infelizmente o problema persiste: quedas abruptas de FPS, e um travamento leve quando não existe queda de FPS.

Estou usando a verão mais atualizada do BIOS, existe mais alguma coisa que eu possa fazer?

Não fiz um Clear CMOS, você acha que é necessário? Existe algum perigo?
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal