falecomcyber
Veterano
0 Curtidas
Que eu saiba o cable select serve para, a função de Master e Slave nao ser setada pelo jumper, e sim pela posição no cabo (na ponta o master)
falows
bamattos
Tô em todas
5 Curtidas
Então ela é apenas uma "garantia" para o caso de se perder os jumpers?
Muito Obrigado.
XP-ProSP2 / AthlonX2 6000+ / M2N32-SLI DLX WIFI / 4GB OCZ / BFG8800GTX / Extream SF Aurora 600W / Seagate Sata 250GB ST3250620AS / LG GSA-H62N Sata
Marceloleona...
Membro Senior
1 Curtida
Isso... o cable select quer dizer "selecionado por cabo".
O que ficar na ponta é o meste e o que ficar no meio é o slave.
Mesmo se vc colocar o HD como slave (no cabo do meio), o sistema operacional rodará tb.
A diferença crucial do cable select é que sem essa opção, o HD não poderá rodar à 100 ou 133. E para isso é preciso do cabo de 80 vias.
Abraços
Eles não estão vindo... Eles já estão aqui!
falecomcyber
Veterano
0 Curtidas
N entendi essa diferença crucial do cable select..
poderia explicar melhor?
RoadKill
Ubbergeek
6 Curtidas
Segundo o Kleber, a grande maioria das placas-mãe não têm suporte a esse recurso. Alguém aqui já usou?
Marceloleona...
Membro Senior
1 Curtida
N entendi essa diferença crucial do cable select..
poderia explicar melhor?
Lógico!
Vamos lá.
Estamos falando de HD ATA ou P-ATA (parallel ata). Antigamente ele rodava a 33Mb/s e depois passou a rodar a 66Mb/s (Pio 2 e 4). Após um tempo foi lançado os HDs de 100 e de 133Mb/s (taxa de transferência máxima para um HD paralelo). Hoje já tem os S-ATA (serial ata), que estão atualmente com a velocidade de 150Mb/s.
O que eu disse de diferença crucial, é que para você conseguir fazer com que o HD rode a 133Mb/s, são necessários vários fatores, dentre eles:
1 - Suporte de ata133 na placa mãe.
2 - Hd com suporte à taxa d transferência de 133Mb/s
3- Cabo de 80 vias (cabo paralelo, mas com as 40 vias aterradas individualmente)
3 - Ativação do recurso DMA, fazendo com que o HD fique como Ultra DMA (termos técnicos).
4 - TEM QUE UTILIZAR o recurso de cable select.
Mitas pessoas compram HD de 133 mas não tem o cabo. Muitas pessoas compram o cabo, mas a placa mae não suporta. Muita gente tem placa mae e cabo e HD, mas não seta como cable select...
Por isso temos que prestar atenção nesses passos.
Caso eu tenha me esquecido ou me equivocado em algo, me corrijam.
Segundo o Kleber, a grande maioria das placas-mãe não têm suporte a esse recurso. Alguém aqui já usou?
As placas mâes novas todas têm, das antigas tem que ler no manual.
espero ter ajudado.
Abraços
bamattos
Tô em todas
5 Curtidas
Um unico na maquina hd pode usar esse recurso entao?
Valeu.
XP-ProSP2 / AthlonX2 6000+ / M2N32-SLI DLX WIFI / 4GB OCZ / BFG8800GTX / Extream SF Aurora 600W / Seagate Sata 250GB ST3250620AS / LG GSA-H62N Sata
bamattos
Tô em todas
5 Curtidas
Se sim,
Ele pode ficar em qualquer ponta do cabo ide nesse caso?
Valeu.
Andlcs
Zumbi
69 Curtidas
Eu sempre usei Cable Select nesse PC pro HD. . . Nem precisa de Jumper no caso dos WDs. . .
lacouto
Membro Junior
0 Curtidas
Se sim,
Ele pode ficar em qualquer ponta do cabo ide nesse caso?
Valeu.
E ai cara ?!?!?
Eu não sabia que para o HD funcionar como UDMA a 100 ou 133 teria que setar a opção CS, se não me engano meu micro veio montado como Master/Slave e funcionava como UDMA 5.
Bom, você pode sim setar um único HD como Cable Select e coloca-lo na maquina, só que OBRIGATÓRIAMENTE vc tem que colocar a ponta do seu cabo IDE neste HD, pois se vc coloca a parte do meio, o HD será reconhecido como SLAVE.
Uso esta opção no meu micro para facilitar troca de HDs, pois muitas vezes tenho que colocar outros HDs na minha máquina para testar ou fazer cópia dos dados.
Os passos citador pelo usuário Marceloleonardo são ótimos. Verifique todos para garantir que você esteja usando todo o potencial do seu HD.
Falow !? 8)
Athlon XP 2400+
ECS 741GX-M
256M PC2700
HD Seagate 40G 7200RPM 2M
COMBO 48x24x48x16 LG
DVD-RAM 4160B
Gabinete Kit Satellite 8874SG
Emerson Frei...
Zumbi
4 Curtidas
bom vou parabenizar o Marceloleonardo, por essa informação,por que não tinha o conhecimento sempre montei meus micros utilizando o jumpers e até hoje achava o meio mais correto, depois dessa dica vou passar a utilizar da maneira como o Marceloleonardo disse para aproveitar todo o rendimento da placa mãe, hd e cabo
Marcels.
Super Participante
0 Curtidas
Coloquei o jumper em cable select, tenho cabo de 80vias e a placa mae suporta udma133, fiz um teste no hdtach e a maxima foi 69mb/s.... O que pode estar errado?
Ah e hd ta ligado na ponta do cabo.
AXP 2400+ Colled by Aero [EMAIL="7+@30C"]7+@30C[/EMAIL]
512mb PC3200 SANSUMG 2-2-2-6
HD Maxtor 40G 7.200 SLIM
MSI FX 5200 TDR128 283/500
ECS L7VTA PCB1.1
Creative Live! 5.1
Marceloleona...
Membro Senior
1 Curtida
Coloquei o jumper em cable select, tenho cabo de 80vias e a placa mae suporta udma133, fiz um teste no hdtach e a maxima foi 69mb/s.... O que pode estar errado?
Cara, essas medidas não são de todas verdadeiras. A taxa do seu HD está muito boa. o do meu dá menos e é 100Mb/s
Sabe esquema de Hub? 10Mbps? na verdade são bits e não Bytes... aí a conta fica toda doida, pq 1Kbyte não é 1000bits e sim 1024, é complicado... mas a sua taxa está boa... Vou testar meu HD daki a pouco e coloco o resultado...
Esse HDtach é free?
o seu HD é 133 tb?
Abraços
FoR[RO]BoY
Membro Senior
0 Curtidas
Cable Select so serve pra setar master/slave pela posição do cabo flat... Não tem nada haver com rendimento da placa mãe, hd e etc...
Os discos não chegam a 133mb/s reais, pois estão ligados ao PCI, este sim, gerencia a velocidade de 133mb/s não so pros discos, mas pra um monte de perifericos, por isso há uma "divisão". Isso no caso das placas mais novas, que o PCI é de 133mb/s.
Flw!
Pentium 4 HT 3.06ghz
Asus P5P800 SE (5 pci 1 agp)
SEAGATE Barracuda SATA 80gb
512mb ddr 400 samsung (2x 256 em dual channel)
LG h10
gabinete leadership + fonte de 700w