Logo Hardware.com.br
TrancëJay
TrancëJay Tô em todas Registrado
3.2K Mensagens 4 Curtidas

Adaptar cabo de sinal de monitor, preciso de ajuda urgente

#1 Por TrancëJay 20/02/2004 - 16:21
Tipo, como não achei o cabo com o conector interno certo pra esse monitor (Proview PV-546d), resolvi comprar um cabo 'qualquer'. Vai ser meio ruim pra vocês tentarem me ajudar pq não tenho como postar fotos dos cabos e conectores internos. O que aconteceu é que o cabo do meu monitor foi cortado, fica ruim de só soldar um conector na ponta dele pra ligar na placa de video pq o cabo ficou bem pequeno.
Bem, o cabo original do meu monitor tem um único conector interno, com 12 pinos, e os fios estão dispostos ± dessa forma:

vermelho
blindagem do vermelho
verde
blindagem do verde
azul
blindagem do azul
branco
amarelo
preto
marrom

No pino 11 e 12 do conector não tem nenhum fio.

O cabo que comprei tem 2 conectores internos, em um estão os fios RGB e no outro tem esse fios:
roxo
branco
laranja
amarelo
cinza
blindagem do cinza
preto
fio desencapado

Eu tava conversando com o littlecarlos no ICQ e ele me falou que talvez fosse possível adaptar o cabo que comprei para usar no monitor. O que quero saber é justamente isso, se eu for fazer a conversão, quais fios se equivalem a quais? Eu sei que os RGB são padrões, mas e os outros fios? no cabo original do meu monitor só sobram 4, e no que comprei sobram 8. Será que vai ter algum problema? Na loja que comprei o cabo haviam 3 tipos diferentes, os outros 2 tinham ainda mais fios de outras cores e 3 conectores ao invés de 2, peguei esse pq era o com menos fios.

Ajudem aê galera, quero arrumar essa carniça de monitor (carniça em relação a isso pq putz, um monitor de 15' que suporta resolução de 1600x1024 65Hz não é pouca coisa né?!), pra vender e pegar um 17'. Espero ter sido claro, qualquer coisa me perguntem...

MarceloMM
MarceloMM Super Participante Registrado
675 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por MarceloMM
21/02/2004 - 14:57
Olá,

Já fiz uma troca de cabo, e pelo que entendi, o conector que vc fala é o que vai dentro do monitor? estou errado?

No meu caso a parte interna do monitor não possuia um conector , sendo os fios soldados diretamente na placa do monitor, o que eu fiz foi o seguinte, cortei os fios que estavam soldados na placa deixando apenas uns 15 cm de cada fio na placa do monitor, depois emendei com o cabo novo os fios, deu um trabalho danado, mas foi mais facil que tentar soldar direto na placa do monitor.

No link abaixo tem a pinagem do cabo vga:

http://home.tiscali.be/yuc-luc.verhelst1/15p_moni.htm

Como sugestão , verifique no cabo antigo as pinagens e cores de cada fio, e confirme se no cabo novo são iguais os fios- cores e pinagem, se for fica facil mais fácil fazer a troca. Outra coisa , acho que vc deveria ter comprado o cabo com mais fios, antes sobrar do que faltar.

Espero ter ajudado, qualquer coisa manda um post aí.

Falou!
frown.png
TrancëJay
#4 Por TrancëJay
22/02/2004 - 14:02
MarceloMM
Olá,

Já fiz uma troca de cabo, e pelo que entendi, o conector que vc fala é o que vai dentro do monitor? estou err...

isso, é o conector interno mesmo, no meu monitor no é soldado, é um conector parecido com o das fontes AT...o que é difícil é que o cabo é diferente, tem mais fios. Como falei, no cabo original do meu monitor tem as seguintes cores:
os fios RGB, que são padrões em todos monitores;
branco, preto, amarelo e marrom

no cabo que comprei, além dos fios RGB tem os seguintes fios:
roxo, branco, laranja, amarelo, transparente e preto

pelo que você disse, se eu soldar os fios de cores correspondentes, vão sobrar o fio marrom do cabo original do monitor, e o transparente, laranja e roxo do cabo que comprei. E aê?
detalhe: acho realmente escolhi o cabo errado na hora de comprar. Digo isso pq já tinha visto esse esquema dos pinos no conector que é 'universal' e reparei que no cabo que comprei não tem os pinos 4, 9 e 11 :cry:
littlecarlos
littlecarlos Geek Registrado
1.6K Mensagens 479 Curtidas
#5 Por littlecarlos
22/02/2004 - 17:04
Adaptação...aqui falando do conector db15...olhe os numeros gravados nele e faça...
1 vermelho...blindagem no 6
2 verde......blindagem no 7 (em alguns conectores este verde é o cinza)
3 azul ......blindagem no 8
O fio que estiver no 13 do conector vc liga onde está o teu branco
O fio que estiver no 14 do conector vc liga onde está teu amarelo
O fio que estiver no 5 do conector vc liga onde está teu marrom
O fio que estiver ligado no pino 4 e/ou 10 e/ou 11 e/ou carcaça do teu conector vc liga onde está teu preto.

O dois que sobrarem vc deixa desligados...
TrancëJay
#6 Por TrancëJay
22/02/2004 - 19:00
littlecarlos
Adaptação...aqui falando do conector db15...olhe os numeros gravados nele e faça...
1 vermelho...blindagem no 6
2 ...
é cara, mas não tem como eu ver quais são as cores pq o conector do cabo que comprei é daqueles 'lacrados', não tem como ver, o que eu queria saber é:
o fio preto do cabo original do monitor corresponde a qual fio do cabo que comprei? os fios de cores iguais são a mesma coisa? se sim tem o problema que falei do marrom, pois no cabo novo não tem marrom e sim um roxo, laranja e transparente, e aê?
TrancëJay
#7 Por TrancëJay
23/02/2004 - 00:19
galera, é o seguinte: me deu a doida e cortei o cabo pra emendar aqui, pra minha surpresa tinha outro fio dentro do cabo (que comprei): lembram que falei que tinha um fio transparente e um preto na ponta do conector? pois é, no meio do cabo ele 'vira' um fio cinza, onde o que era transparente fica no meio, e o que era o fio preto 'vira' a blindagem do transparente. Deu pra entender?! além disso, apareceu um fio preto (que não aparece na ponta do conector) e um fio sem capa....agora danou tudo, emendei os fios, mas não deu certo...tentei colocar o marrom com o laranja, mas não deu certo. Quando eu coloco o marrom com o roxo, o Windows até reconhece que tem um monitor na VGA mas não dá video nenhum. Os outros fios eu fiz como o MarceloMM falou, liguei cada um em suas respectivas cores...tou quase jogando esse monitor fora...o que achei estranho foi o fato do conector do cabo que comprei não ter os pinos 4 nem o 11, que no esquema 'universal' dos conectores estão presentes, e no próprio esquema do meu monitor que o littlecarlos me passou...
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal