Logo Hardware.com.br
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas

Capacitor SMD qual a melhor maneira de testá-los?

#1 Por PH 10/03/2020 - 09:04
Bom dia

Estou fazendo uns testes em um notebook aqui que está com teclado ruim. Estou testando o capacitor do lado do flat.

Fazendo o teste de continuidade ele apita dos dois lados, dizem que se fizer isso está em curto.

Anexo do post

Como estou fazendo o teste.

Colocando a ponta preta na carcaça do notebook que não está ligado e o vermelho para os teste.

Anexos

PH
#3 Por PH
10/03/2020 - 09:28
Naldo Volpe disse:

Obrigado, mas esse teste é o padrão que já fiz.

Quero saber se tem algum outro além desse para testar.

Se alguém tiver o esquema elétrico desse notebook Positivo Sim+ 600 (Shuttle a14exx) ajudaria também para saber de onde é esse SMD. big_green.png
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.6K Mensagens 4.1K Curtidas
#4 Por apimente.br
10/03/2020 - 12:30
PH, você testou com o capacitor soldado na placa? Caso afirmativo, não dá para concluir muita coisa sem analisar o circuito onde esse capacitor está. O certo seria retirar o capacitor e fazer o teste, mas como é um SMD existe uma dificuldade extra para fazer isso.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

Quando tudo mais falhar, leia o manual!

PH
#5 Por PH
10/03/2020 - 14:30
apimente.br disse:

Boa tarde.

Da para fazer o teste na placa também.

Todos os outros só apitam no teste de continuidade de um lado, esse apito nos dois.

Agora acho impossível a Positivo ter feito uma solda porca dessa. O capacitor SMD que está em curto está do lado desse C816.

Anexo do post

Anexos

Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
PH
#9 Por PH
10/03/2020 - 15:46
Alexandre Grecco disse:

Sim, está interligado com esse do outro lado, mas a solda ta muito feita da outra imagem. Não me parece algo feito por máquina e sim que já foi reparado. Ainda estou atrás do esquema para ver se tem algo haver com teclado.

Anexo do post

Minha preocupação é encomendar um novo teclado que acho nem valer a pena já que um note desse funcionando encontro por R$ 400,00.

Bem enferrujado a base do teclado, da impressão que derramaram algo no teclado e deu curto.

Anexo do post

Anexos

24 anos de fórum!
PH
#11 Por PH
10/03/2020 - 16:49
Alexandre Grecco disse:

Sim, fiz teste no Ubuntu, mesmas teclas com defeio. Ainda vou tentar abrir o teclado e ver o circuito.

Teclado no mercado livre varia de 50 a 80+ frete. A bateria dele já foi embora. Custa uns 150 reais

24 anos de fórum!
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#12 Por Alexandre Gr...
10/03/2020 - 17:27
vamos lá 80 do teclado mais frete + bateria só aí deu 230,00 fora sua MO, dependendo da configuração do equipamento já abro o jogo com o clientes que não compensa levando em conta o que vc disse que acha por 400,00 só nas duas peças já deu a metade sem contar sua MO!

Aqui mesmo tenho um monitor 19 polegadas da AOC até que ele é bom mas custa no mercado 200,00 e precisa trocar lâmpada, só a lampada me custa 50,00 fora MO, joguei o BO pra cliente expliquei tudo e ela decidiu comprar um novo e maior ainda!
.
PH
#13 Por PH
10/03/2020 - 18:28
Alexandre Grecco disse:

Rapaz,

Esse positivo tem um HDD de 320GB, 2GB de RAM, CPU Atom D325.

Eu também acho que não vale a penas, já foi comprado uma fonte nova R$ 70,00. Da para usar sem bateria, teclado da para comprar um teclado barato e usar que funciona. De qualquer forma vou passar os valores para o cliente, mas mesmo assim vou informar que não vale a pena. Se quiser mesmo assim mesmo depois que eu explicar tudo ai não tem jeito.

Em relação aos testes vi gente que testa na escala de OHMS, mas qual seria a regra para testes nessa escala?

24 anos de fórum!
Stealth
Stealth Geek Registrado
2.4K Mensagens 166 Curtidas
#14 Por Stealth
15/03/2020 - 20:11
A escala mais indicada dependerá da capacitância a ser medida, capacitores maiores usam escalas mais baixas de resistência, já os com menores capacitâncias, usam as maiores. lembrando tb que é um teste bem "porco" que nao indica nada, a nao ser curto, e um pouco de capacitância nos modelos maiores, o que é bem subjetivo.

Eu já discordo dos amigos aqui, no que se refere se compensa ou nao. Eu passo o orçamento e o cliente decide.

Geralmente se vejo que é uma maquina bem conservada, que o cliente é cuidadoso, e que atende bem as necessidades dele, sempre sugiro o reparo.
- [C2 Quad Q6600][GTS 450][Edifier X-100][CRT 17"],[Pentium E5500][8600GT],[Optiplex 745,E4600] bom_trabalho.gif
- Win8, Win7, WinXP, Linux Mint
- Windows 10 sucks!
- Moto G52
super.gif24 anos de Forumpunk.gif
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal