Logo Hardware.com.br
Shinigami
Shinigami Super Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 831 Curtidas
#6 Por Shinigami
07/05/2004 - 02:20
Colt
Retire a bateria por 60 segundos depois recoloquea no lugar.... Isso ao inves de dar um clear pelo jumper

Ta porr@ 1 minuto ?!!? 8O 8O 8O 8O 8O

QUe eu saiba 7 segundos no maximo naum passa disso jah eh + que o suficiente...
Ryzen 5 1600AF # GA-B450M-S2H # Crucial Ballistix 2x8gb DDR4 3000Mhz # RX 6650XT # 850 EVO 250gb + Crucial BX500 480gb # PCYes 450w # HyperX Cloud II # Edifier X100 # AOC 24g2 # Cougar Archon
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#8 Por KillerSlater...
07/05/2004 - 09:16
Para os desinformados, clear cmos não é tão simples assim...

Primeira coisa: SEMPRE LEIA O MANUAL DA SUA PLACA! Ele dirá como deve proceder o clear cmos...

O método comum, correto e completo consiste:
- Desligue o micro, INCLUSIVE DA TOMADA (a fonte, sendo ATX, não pode estar energizada)
- Localize o jumper de clear_cmos, em geral um conjunto de tres pinos, mude da posição 1-2 para a 2-3 (ou o contrário, dependendo do padrão da mobo)
- Há algumas mobos que não tem 3 pinos, sendo apenas dois, e vc dá o clear cmos removendo o jumper e o recolocando em seguida, ou o contrário (fechando o contato e abrindo logo depois).
- O tempo de espera para recolocar o jumper na posição original é de em média, 5 segundos. Já é o suficiente.

Considerações:
- Existem placas onde é necessário inclusive remover a bateria da BIOS antes de dar clear cmos, pois se vc o fizer com a bateria lá, vc queima a placa. É sério, já vi acontecer numa A7V266-C, no manual dela manda remover a bateria...
- Existem placas onde se vc der clear cmos com o micro desligado, mas com a placa energizada (micro ligado na tomada, fonte ATX energizando a placa) vc igualmente pode queimar a placa...
- Remover a bateria da BIOS não é a mesma coisa que dar clear cmos, pelo menos no tempo que leva, pois ao remover a bateria, devido aos capacitores e a própria característica do circuito CMOS, ele vai apagando lentamente, conforme a carga cai... ou seja, se vc remover a bateria e recolocá-la rapidamente, corre o risco da BIOS não apagar completamente as configs, e com isso, alguma delas corromperem e a maquina nem bootar... mas não se preocupe, nada que um clear_cmos de verdade, por jumper mesmo, não resolva...

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#11 Por KillerSlater...
09/05/2004 - 23:35
Locke
Resetar CMOS em DOS:
Obs: Eu li isso numa página da internet e ainda não testei. Não tenho informações de se é veríd...

o que vc se refere é usar o programa DEBUG pra mexer diretamente nos endereços da CMOS e forçar um clear cmos... eu acho que deva-se usar esse método somente se vc tiver certeza absoluta do que está fazendo, caso contrário o efeito pode ser nada agradável...

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal