Meu mini pc tem duas placas de rede, reconhecidas no Debian como enp1s0( entrada da internet) e enp2s0( rede local), eu comecei os trabalhos, configurando as placas de rede, eu recebo a internet da onu da operadora, que é bloqueada e eu não tenho acesso a ela pra setar ip fixo pro minipc, então setei na nic dele, de entrada da internet.

Depois instalei o isc-dhcp-server e o configurei.

Setei a placa de rede enp2s0 pra rede interna que vai liberar ips na rede.

Depois ativei o Nat(compartilhamento de internet), no arquivo sysctl.conf e habilitei mais 4 funçõs de filtragem de pacotes.

Depois configurei o nat, no firewall nftables, pra compartilhar internet, da placa de entrada(enp1s0), pra placa da rede local(enp2s0) no nftables.

Após configurar as placas de rede em: nano /etc/network/interfaces, dê o comando systemctl restart networking, pras novas configurações de rede serem salvas, não esqueça de instalar o editor nano( apt install nano) ou use o editor de sua preferência, como o vi.
após configurar o isc-dhcp server, pode dar o comando dhcpd -t pra ver se tem algum erro, estando tudo certo, ative ele com o comando sudo enable isc-dhc-server, e veja o status com: sudo status isc-dhcp-server, pra reiniciar dê o comando: sudo restart isc-dhcp-server.

Instale o sudo, ou logue como root: su -, pra fazer estas configurações.
Este VIDEO do professor José de assis e outros dele, me foi muito útil, pra habilitar o nat no nftables.
No momento, eu estou conseguindo acessar o mini-servidor por ssh, tanto pelo ip 192.168.1.254 quanto pelo ip 192.168.0.1.