Logo Hardware.com.br
paulohsgoes
paulohsgoes Zerinho Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Compatibilidade Placa mãe x Processador x Memória RAM.

#1 Por paulohsgoes 18/01/2025 - 13:01
Tenho projeto de setup que envolve, basicamente, a seguinte configuração, para o qual não tenho, pelo menos por enquanto, intenção de usar overclocking. Minha visão de upgrade desse setup, uma vez montado, é garantir longevidade e que as futuras atualizações sejam: aumento gradual de memória RAM (de 16 para 32 e de 32 para 64), substituição do air cooler por water cooler, adição de placa de vídeo e, se necessário, substituição de fonte por outra de 750W

a. Placa-mãe Gigabyte B650M-DS3H com suporte para até 128 GB de RAM
b. Processador AMD Ryzen 5 7600X
c. 2 módulos de 8 GB de RAM Kingston 5200 MHz KF552C40BB-8 (perfazendo um total de 16 GB)
d. Air cooler Rise Mode G700 (RM-AC-O7-FB)
e. SSD Kingston SNV2S/1000G
f. Fonte Duex DX 600FSE++ 600W

No site da AMD informações referentes à conectividade do processador, há as seguintes informações:

No tópico Velocidade máxima da memória
2x1R DDR5-5200
2x2R DDR5-5200
4x1R DDR5-3600
4x2R DDR5-3600

E no tópico Memória máxima: 128 GB

CONCLUSÕES:

A partir dessas informações, entendo que (por favor, corrijam-me se for o caso) estou diante de uma limitação física. Uma vez que não há no mercado (pelo menos não encontrei) módulos de capacidade superior 32 GB com frequencia 5200 MHz, e apesar de tanto placa-mãe como processador suportarem até 128 GB de memória, o máximo de RAM instalada que esse setup me permitirá, rodando a 5200 MHz e sem o uso de overclocking, é 64 GB (2 módulos de 32 GB cada).

PERGUNTAS:

Primeira pergunta:
Estou correto nas conclusões acima?

Segunda pergunta:
Supondo que eu esteja correto em minhas conclusões e que, por quaisquer motivos, eu queira romper essa barreira física e atingir os 128 GB de RAM instalada, como procedo para que não haja a queda de 5200 MHz para 3600 MHz?

Terceira pergunta:

Se a resposta à segunda pergunta for o uso de overclocking, quais alternativas eu  tenho em termos do setup que defini acima? Em outras palavras: como realizo overclocking com o setup acima? Consigo fazer overclocking com as memórias de 5200 MHz, ou sou obrigado a comprar, por exemplo, 4 módulos de memórias de 32 GB rodando, tipo, 5600 MHz/6000 MHz para que eu possa fazer o overclocking?
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
19/01/2025 - 08:14
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

No caso da velocidade das memórias caírem, pode ativar o D.O.C.P/XMP que são perfis predefinidos de overclock das memórias. Na realidade não seria bem um overclock nesse caso, já que as memórias tem esse velocidade, só estaria fazendo com que fiquem na sua velocidade de origem. Agora já vi caso que deixa o computador instável, então preferiram deixar com gerenciamento da placa-mãe.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal