Logo Hardware.com.br
ruhena
ruhena Membro Senior Registrado
357 Mensagens 1 Curtida

Computador "Alagado"

#1 Por ruhena 12/02/2004 - 08:33
Bom Dia a todos.

Estou com o seguinte problema:
Tres computadores de uma filial minha, sofreram um alagamento ontem. Explico: Choveu pra caramba e entrou agua dentro da filial inundando tudo que voces imaginarem. Para voces terem uma ideia, a agua ficou mais alta que um carro. Alguem ja passou por uma coisa parecida? Quais os procedimentos que eu uso para "lavar" essas placas? Será que tem jeito?

Adianto que estavam todos desligados na hora que isso aconteceu.
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
13.6K Mensagens 7 Curtidas
#2 Por Mais Um
12/02/2004 - 08:40
Falai

Entao de preferencia antes de mexer com esses micros coloque uma luva par nao se contaminar 8O , vc pode lavar as placas preferencialmente com alcool isopropilico, mas no caso de nao ter pode ser com agua mesmo, lave bem e deixe secar por uns 3 dias em um local a sombra e só monte de novo quando estiver tudo bem sequinho.

Se o micro nao estava ligado a chance de funcionar é grande, agora se ele estava ligado ai ja complica um pouco.

Tem alguns topicos no forum sobre esse papo de lavar placas, usa a pesquisa que vc vai achar um monte de coisas :wink:

Sorte ai
Galera, não participo mais deste fórum, não perca seu tempo mandando MP, use o fórum e seus atuais usuários...
Tiagocst
Tiagocst Tô em todas Registrado
2.9K Mensagens 5 Curtidas
#3 Por Tiagocst
12/02/2004 - 08:50
Eu acho que se o micro tava ligado, as chances de ligar novamente são muito pequenas.!!

Na empresa em que eu trabalho na Aricanduva, que inundou na semana passada, perdeu 2 micros e 1 Noot.

Lavei as placas com alcool isopropilico, e não resolveu, depois eu meti água e dexei secar, mas tbm não resolveu.

A unica coisa que eu consegui salvar foi o Mouse.!

Só.. o resto foi pro lixo!
Ryzen 7 1700/16GB 2400/AB350M-DS3H/GTX 970
marco fusta
marco fusta Zumbi Registrado
16.6K Mensagens 32 Curtidas
#4 Por marco fusta
12/02/2004 - 08:55
Sei que já deve saber, mas não ligue o micro nessas condições... :roll: , lavar com água em ambundância conforme já explicaram os colegas.
I7 4770k/4.5ghz/1.32v - Gigabyte G1 Sniper M5 - 16GB Cosair Pro 2133mhz - Raid 0 SSD Intel 520 240gb - WC Corsair H 110 - SLI EVGA GTX 980TI SC - Corsair Ax1200i Platinum - Strike-X Air Aerocool
I7 3770k/4.1ghz/1.12v - Asus P8h77v-LE - 16GB Corsair 1600mhz - Raid 0 x2 HD WD Black 1Tb - Gigabyte 980Ti Extreme Gaming - Corsair 760w Platinum
I3 3240 H61M - MSI 780ti Twin Frozer
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
13.6K Mensagens 7 Curtidas
#7 Por Mais Um
12/02/2004 - 09:55
falai

Entao se vc usar o secador de cabelos vc pode deformar a placa toda, fora que se o secador for muito forte vc pode até danificar as trilhas :cry:

Secador é utilizado em alguns casos até para trocar chips.

O negocio é secar a sombra mesmo...

Sorte ai
Galera, não participo mais deste fórum, não perca seu tempo mandando MP, use o fórum e seus atuais usuários...
blink182-pnd
blink182-pnd Super Participante Registrado
601 Mensagens 17 Curtidas
#10 Por blink182-pnd
12/02/2004 - 10:25
Eu prefiro lavar com álcool isopropílico....além de ter secagem mais rápida ele trás menos problemas relacionados a oxidação....
Após esta enchente...vc terá que verificar com uma certa constância o micros que ainda funcionarem....pois pode haver oxidação...principalmente no gabinete, conectores PS/2, Serial..etc...em alguns casos extremos nos contatos...... 8O
HP Omen 15 DC0051nr from 256GB SSD M.2 (Operational System) + TB SSD SATA
Sempre em busca ....
Minha empresa: www.primespecialservices.com
Wanderley Silveira
Wanderley Si... Geek Registrado
3.7K Mensagens 5 Curtidas
#12 Por Wanderley Si...
12/02/2004 - 15:20
O problema é que o brasileiro só coloca tranca na porta depois que foi roubado.

Na hora que começa a chuva ou temporal, é hora de tomar todos os cuidados necessários, e não ficar esperando acontecer, pois o prejuizo pode ser muito maior que algumas horas sem trabalho.
Isso também se reflete nos modens, onde seguramente deve ser retirado o cabo telefonico pois é um dos maiores condutores de raios que temos.

Toda atenção é necessária.

[]s

Wanderley
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#13 Por jqueiroz
12/02/2004 - 15:29
Wanderley Silveira
Isso também se reflete nos modens, onde seguramente deve ser retirado o cabo telefonico pois é um dos maiores condutores de raios que temos....
Isso sem esquecer que, mesmo sem raio, a linha telefônica tem uma voltagem... que, no caso de inundação, pode ser suficiente pra danificar alguns componentes...

Quanto aos micros alagados, eu sugiro que eles sejam totalmente desmontados (como o outro colega lembrou, com luvas --- um corte numa área contaminada pode ter consequências muito sérias), e as placas (placa-mãe, vga, som, etc), lavar com água abundante e escovinha, pra tirar resquícios de barro. Depois de lavadas, o álcool isopropílico pode terminar o serviço, inclusive adiantando a secagem. Secador, não muito quente, acho que não tem problema.

O problema maior aí são as peças que não dá pra abrir (fonte, hd, monitor, floppy, cdrom). Essas --- exceto o monitor --- eu sugiro não tentar salvar. Os monitores devem ser mandados pra uma assistência técnica de confiança. No máximo os HDs, depois de limpos, pode-se tentar usá-los, mas devem ser substituídos o mais rápido possível.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
rafaelguedes
rafaelguedes Membro Senior Registrado
319 Mensagens 0 Curtidas
#14 Por rafaelguedes
12/02/2004 - 15:41
Caras na empresa em que eu trabalho alagou geral também um tempo desses... perdemos muitos equipamentos... quanto a questão do modem... de mão se retirar o conector telefônico do mesmo... já vi alguns modems queimados por esse motivo.
Temos que zelar pelas nossas coisas ou até mesmo pelas coisas dos nossos clientes hehehe -> vale a pena seguir essas dicas que os colegas nos deram....
Abraços.
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal