Logo Hardware.com.br
Goku_San
Goku_San Zerinho Registrado
6 Mensagens 1 Curtida

Computador congelando/crashando durante jogos.

#1 Por Goku_San 10/03/2025 - 17:54
O meu computador, desde quando fiz a mudança de peças, no início do ano passado (Janeiro 2024), fica congelando durante jogos, até leves em relação ao meu setup,
como COD Bo2, Minecraft, Roblox e Dragon Ball Xenoverse 2. 
Há uns 2 meses, fiz um teste nas memórias RAM, benchmarks na placa de vídeo e processador, e teste de fonte. 
As peças são novas, exceto o Processador, Placa mãe, SSD (onde está o windows) e um HD de 1T de armazenamento. 
Já não suporto mais esse problema, já fui em assistência técnica, umas 2 ou 3 vezes e nada de resolver.
Quando crasha o pc, NÃO dá tela azul, apenas uma tela de uma cor aleatória (mas na maioria das vezes, é cinza), não dá para usar nada como mouse e teclado, tento acender/apagar a luz do capsLock para ver se está funcionando, mas não está.
E também, pode acontecer de simplesmente, a tela não recebe mais alimentação, o teclado e o mouse também não funcionam, mas o som continua e para ou não depois de uns 10 a 30 segundos.
Peças novas: Cooler do processador, placa de vídeo, 2 memórias ram, gabinete novo e fonte nova.
Peças antigas: Processador, Placa mãe, SSD e HD.

VERSÃO DA BIOS: American Megatrends 2012, Modelo H61.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
11/03/2025 - 07:58
Bom dia!

Informa que o modelo da placa-mãe é H61, mas H61 suporta até a terceira geração da Intel, quem suporta a quarta geração é o chipset H81. Sua assinatura informa H81. Se bem que essas placas-mãe genéricas tem BIOS modificado para suportar várias gerações do mesmo socket. 

Essa RX580 comprou no Brasil ou em sites como Ali?

desde quando fiz a mudança de peças, no início do ano passado (Janeiro 2024)
Peças novas: Cooler do processador, placa de vídeo, 2 memórias ram, gabinete novo e fonte nova.

Ainda tem as memórias antigas?
Faz overclock nas memórias?

Faça alguns testes.
Testa uma memória por vez em cada slot, veja se trava. Se não travar com nenhuma das duas, retira a placa de vídeo e usa o vídeo integrado do processador (iGPU), veja se volta a travar, nos informa!
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
Goku_San
6 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Goku_San
11/03/2025 - 13:31
PH disse:

Man, essa questão do modelo da placa mãe, é isso aí mesmo man, nunca percebi isso, se não fosse vc, eu nunca ia perceber e ia falar sempre errado, obrigado.
Processador: 80316

Placa Mãe: 80317

A Placa de vídeo é essa aqui: Placa de Vídeo RX 580 Rise Mode, eu iria comprar alguma do aliExpress, mas vi essa, e decidi comprar ela. 

Já a memória ram, eu já fiz o teste nelas com o MemTest86, e não encontrou nada de errado. Eu tenho a antiga, mas era só um pente de 8gb. E não tem overclock, é o padrão mesmo.
MEU SETUP:
Processador Intel Core i5-4590; Placa mãe H81 GOLINE ; BIOS American Megatrends 4.6.5 ; Memória Ram Rise Mode DDR3 1600MHz 8GB (x2) ; Air Cooler Rise Mode X5; Fonte GIGABYTE P450B ; Gabinete Montech ; Placa de Vídeo Rise Mode RX 580 8GB; SSD 128GB e HD 1T.
Goku_San
6 Mensagens 1 Curtida
#5 Por Goku_San
11/03/2025 - 19:55
Boa Noite

Ok, vou tentar algum dia dentro dessas próximas semanas, mas os jogos que tenho, não daria conta somente 8gb. Mas vou tentar assim mesmo no Minecraft, e alguns benchmarks.

Pode ser alguma outra coisa? Alguma outra suspeita ou é só a memória?
MEU SETUP:
Processador Intel Core i5-4590; Placa mãe H81 GOLINE ; BIOS American Megatrends 4.6.5 ; Memória Ram Rise Mode DDR3 1600MHz 8GB (x2) ; Air Cooler Rise Mode X5; Fonte GIGABYTE P450B ; Gabinete Montech ; Placa de Vídeo Rise Mode RX 580 8GB; SSD 128GB e HD 1T.
PH
#6 Por PH
12/03/2025 - 08:26
Bom dia!

Mas a questão aqui não é o jogo funcionar bem, é testar para ver se o problema se repete com a memória antiga, estamos no teste de eliminação (tentativa e erro).
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
Goku_San
6 Mensagens 1 Curtida
#7 Por Goku_San
12/03/2025 - 14:01
Boa Tarde! 
Entendo, e a fonte? Será que pode ser ela ou outra coisa? Para fazer tudo de uma vez.
Vai que já acha o problema na hora? Aí não vai ter que abrir o pc mais de 1 vez.
MEU SETUP:
PH
#8 Por PH
13/03/2025 - 08:45
Bom dia!

Não pode fazer tudo de uma vez, pois não vai saber quem realmente era o problema. Retira a placa de vídeo e testa sem ela, veja se o problema continua. Se conseguir uma outra fonte de qualidade, então testa também.

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal