Logo Hardware.com.br
GabrielRPz
GabrielRPz Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

[Resolvido] Computador reiniciando sozinho.

#1 Por GabrielRPz 21/01/2025 - 19:18
Olá, pessoal.

Minha spec é:
- Placa de Vídeo GTX 1660 Super Twin Fan Zotac Gaming NVIDIA GeForce, 6 GB GDDR6 - ZT-T16620F-10L
- Fonte EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR
- Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4
- 2x Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8 GB (2X4),2400MHz, DDR4, CL16, Preta - BL2K4G24C16U4B
- SSD Crucial BX500, 480GB, SATA, Leitura 540MB/s, Gravação 500MB/s
- Processador AMD Ryzen 7 5700X, 3.4GHz (4.6GHz Max Turbo)

A fonte, placa mãe, memória e SSD eu tenho desde a metade de 2020. Antigamente tinha um ryzen 3 2200g que comprei nessa época e comprei a placa de vídeo em 12/2022 e o processador comprei no fim de junho de 2024.
Esse problema de reiniciar sozinho começou após eu fazer a troca do ryzen 3 2200g por esse ryzen 7 5700x. Já fiz alguns testes, parece que ele reinicia muito menos quando estou jogando ou com programas pesados, é bem menos frequente. Notei nesse tempo que ele reinicia na maior parte do tempo quando não estou utilizando e o computador está inativo.
Cheguei a alterar as opções de energia do computador e coloquei "Nunca", mas não adiantou. Também fiz testes de temperatura mas está tudo normal em relação à isso, ele nunca reinicia quando está 100% do uso da GPU e nem do processador.

Tá bem dificil de entender onde está o problema, por isso vim aqui pedir ajuda à vocês, queria saber se alguém já teve um problema parecido e se consegue me ajudar a resolver. Valeu
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
22/01/2025 - 08:02
Bom dia!

A fonte, placa mãe, memória e SSD eu tenho desde a metade de 2020

Comprou a placa-mãe em 2020, chegou a atualizar o BIOS? Pergunto, pois esse processador para a ser suportado com a versão do BIOS F52G que foi lançado em Julho de 2022. Se não atualizou o BIOS esse pode ser o problema. Informa a versão do BIOS que tem instalado. 

79905

GA-AB350M-DS3H V2 (rev. 1.1) Suporte | Placas-mãe - GIGABYTE Brazil

Quando trocou o processador, manteve o mesmo cooler? Trocou a pasta térmica? 

Faça download do CPUz, posta aqui um print da aba Mainboard. Faça também o download do HWMonitor, posta aqui um print das temperaturas sem jogar.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
PH
#4 Por PH
22/01/2025 - 10:00
Obrigado pelos prints!

Então descartamos a versão do BIOS, pois está atualizado.
Faça um teste, entra no setup do BIOS e deixa o computador ocioso, veja se ele reinicia. Se reiniciar, indica problemas no hardware, mas se não reiniciar, indica possível problemas no Windows, mas não descartando hardware ainda.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
GabrielRPz
GabrielRPz Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por GabrielRPz
22/01/2025 - 15:12
PH disse:

PH, deixei o computador ocioso na BIOS durante uns 30 minutos. Não reiniciou. Se for problema no Windows, formatar vai resolver?

Atualização: 22/01/2025 21:55
PH, só pra atualizar: você disse problemas no Windows, decidi formatar o computador e parece que resolveu. Pra quem estiver enfrentando o mesmo problema, formatar foi a solução pro meu caso.
PH
#6 Por PH
24/01/2025 - 07:50
Bom dia!

Desculpa, não vi sua resposta.

Por isso que pedi para fazer o teste no BIOS, se não reiniciasse o problema estaria no Windows. Geralmente eu procuro a origem do problema no sistema, pois se voltar despois de um tempo que formatar, já tem a solução. Formatou e resolveu, então o que importa no momento é que voltou a usar o sistema sem problemas.

Aconselho criar pontos de restauração depois de tudo instalado, atualizado e funcionando direito, assim se tiver problemas, pode restaurar para um ponto que tudo funcionava, sem precisar formatar e instalar todos os programas e jogos!

Obrigado pelo retorno! Pode marcar o tópico com resolvido, assim fica como base de conhecimento para outros com problema idêntico ou parecido.

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal