Logo Hardware.com.br
r-c-3
r-c-3 Zerinho Registrado
1 Mensagem 4 Curtidas

Consertando carregadores?

#1 Por r-c-3 07/03/2025 - 21:17
Olá amigos, cool.pngeek.png

Estou tentando consertar dois carregadores para aprender um pouco.

carregador 1:

carregador 5v 2A de uma tv box.
a tv box parou de carregar.
No multímetro, a voltagem oscila de 1 a 3v !?
abrindo o carregador, achei meio estufado um capacitor menor, acho que é do secundário, 470 uf 16v.
resistor de entrada 5 ohms OK.
ponte retificadora, pareceu ter resistencia infinita nos 2 sentidos em um dos diodos, mas li os valores na placa.

o que eu penso em fazer - antes de mais nada trocar o capacitor, pois está estufado e dizem que oscilações de voltagem
podem ter a ver com o capacitor. Se o problema persistir pensar em trocar a ponte.

carregador 2, com saída USB. Não dá sinal de vida

Não notei nada anormal olhando na placa.
De novo, ponte com resistencia infinita em um dos diodos nos dois lados medindo na placa.
Um resistor SMD que era pra medir 16k, mediu 3k. Decido não ligar muito, li que dizem que isso pode acontecer e que um resistor tende a só falhar com o valor medindo acima.
Um capacitor da saída, 470uf 10v, ao medir na escala de continuidade, o valor foi subindo, mas estabilizou em cerca de 900. Pelo que li deveria ir subindo até o infinito.
Ele também não pareceu ter carregado ao medir a voltagem depois.

o que penso em fazer, trocar também o capacitor, pelas medidas acima, mas não tenho muita certeza.

O que vocês teriam feito?

outras dúvidas que tenho, como trocar a ponte se não consigo ler o modelo, e como identificar positivo e negativo para colocar na posição correta?
E ainda, se alguem conhece alguma loja que vende componentes eletronicos em alphaville sp e região, agradeço, pois comprar na shopee sai pelo menos 10 reais que já é o preço do carregador hehehe

Obrigado !!
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.6K Mensagens 4.1K Curtidas
#2 Por apimente.br
08/03/2025 - 18:28
Medir componentes na placa não dá uma boa indicação, mas de qualquer forma esses diodos que dão resistência infinita nos dois sentidos estão danificados e precisam ser substituídos. Esse resistor com valor alterado, mediu na placa também? Se a medida foi feita fora da placa precisa substituir, se foi feita na placa precisa retirar e medir. Se o valor da resistência medida fora da placa estiver fora de +/- 10% do valor nominal precisa substituir. Capacitor estufado precisa ser trocado também.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

Quando tudo mais falhar, leia o manual!

CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.8K Mensagens 2.8K Curtidas
#3 Por CyberMaximus
10/03/2025 - 07:46
r-c-3 disse:

Mano no geral se capacitor tá estufado vc já troca.

Quanto a ponte, dificilmente ela queima, a pinagem dela é sempre saída no centro, os 2 pinos, pra saber qual positivo basta ver qual vai no positivo do capacitor maior.
Na saída veja a etapa de filtragem q deve ser uma bobina seguida do capacitor.
SUgiro trocar o capacitor de saída e medir de novo, troque tbm os capacitores eletrolíticos de entrada, cuidado ao manipular a entrada com ela ligada, a tensão é bem mais alta quando sai da ponte.

Não confie medir capacitore com multímetro, sempre te engana.

Estas fontes chinesas é sempre bom reosldar ela, pois a solda é de baixa qualidade, e acabam dando mal contato.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal