Bem, acabei usando o rustdesk e fazendo isso mesmo: pedi pra instalarem o programa e marcar a opção de acesso completo depois de instalado. O bom de instalar o rustdesk é que ele já abre automaticamente ao ligar o computador. Mas pra logar automaticamente, tive que usar esse utilitário:
https://learn.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/autologon
Pra fazer o servidor vpn, segui esse tutorial:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/OpenVPN_server_on_Windows
O que ele não menciona nesse tutorial é que na hora configurar o ip do servidor no arquivo ovpn do cliente, é pra usar o ip público. Pra saber qual o ip publico, bastou abrir um navegador e acessar o endereço 2ip.ru.
Além disso, tive que fazer mais duas coisas: Configurar a maquina remota pra compartilhar a internet, e abrir as portas do roteador na máquina remota e também no firewall da própria máquina remota.
Pra configurar a maquina remota pra compartilhar a internet, com ajuda, eu tive que ir nas configurações de adaptador(aquela tela que mostra todas as interfaces de rede) da máquina remota, selecionei a conexão de internet da máquina remota, propriedades(Alt+Enter)
Na aba Compartilhamento, marquei:
- ✅ Permitir que outros usuários da rede se conectem através da conexão deste computador.
- Escolhi a interface da OpenVPN na lista suspensa.
Ai abri o cmd como adminitrador e usei o comando:
netsh interface ipv4 show interfaces
- Anotei o índice (Idx) da interface VPN e mandei os comandos:
netsh interface ipv4 set interface forwarding=enablednetsh advfirewall firewall add rule name="OpenVPN NAT" dir=out action=allow protocol=ANY remoteip=10.8.0.0/24
pro nat e o firewall do windows deixa a internet ser compartilhada
No servidor OpenVPN, editei o arquivo de configuração (server.ovpn) e adicione as linhas:
push "redirect-gateway def1 bypass-dhcp"
push "dhcp-option DNS 8.8.8.8"
push "dhcp-option DNS 8.8.4.4"
Aí reiniciei o openvpn, ou melhor, executei o serviço diretametne pelo terminal escolhendo o arquivo server.ovpn para servir de configuração, mas reiniciar o computador também funciona
Agora tive que abrir a porta no firewall do windows do computador remoto, pra aceitar minhas tentativas de conexão. Bastou rodar no mesmo cmd de administrador:
netsh advfirewall firewall add rule name="OpenVPN" dir=in action=allow protocol=UDP localport=1194
Pronto.
Pra abrir a porta do roteador, tive que pedir pra me mandarem foto da etiqueta atras do roteador, e accessar o ip do roteador usando usuário e senha. Liberei só a porta 1194, que é a padrão pro ovpn, mas só pro ip do servidor, que obtive rodando ipconfig no cmd do computador remoto. Tive uns problemas de primeira porque acabei abrindoa porta TCP, mas o openVPN nesse tutorial ai usa a porta UDP, mas corrigi isso e deu certo. A *** é que não consegui achar nenhuma forma de manter o servidor com o mesmo ip, porque o roteador fica trocando pois usa um dhcp. Alguém sabe como manter?
Enfim, feito tudo isso, consegui o ip, consegui acessar, consegui até criar uma rede pra botar meu console no BR, mas essa desgraça de microsoft ainda assim bloqueou minhas compras com o saldo que tinha do console no brazil. Maldição!
Mas acho que pra assistir conteúdo deve funcionar.