Logo Hardware.com.br
AndreMR
AndreMR Geek Registrado
3.7K Mensagens 18 Curtidas

Desafio: quem descobre por que não gravo CDs?

#1 Por AndreMR 31/01/2004 - 19:06
Seguinte, essa é nova pra mim...

Eu gravava lindo CDs aqui, num drive Matsushita mas de repente parou. Percebi, depois de vários discos no lixo, que a área gravada fica muito fraquinha, apagadinha. O troço grava, mas não lê (nem consegue verificar os dados gravados no Nero).
Utilizei mídias Samsung 48x.
Peguei um gravador LG 52x emprestado de um amigo, mas beleléu. Mesma cozita.
Botei outra mídia, sem marca. Gravou legal, apesar de a área gravada ficar mais apagada que gravando em outro PC.
Aí peguei OUTRA marca. Grava, porém com a mesma área gravada apagadinha, e um disco ou outro não lê tb. Algumas pastas lê, outras ficam inacessíveis.

PUTZZZZZZZZZZZZ!!! Tentei tudo quanto é configuração na placa mãe, tentei alternar os IDE (1, 2, master, slave, jumpers ou não). Nada.

Pensei em uma possibilidade, mas não conheço hardware a tal ponto: talvez a FONTE esteja jogando voltagem ou amperagem a menos, e o drive esteja queimando com laser mais fraco, o que explica qualquer gravador com o mesmo problema, e a área gravada apagadinha.

PROCEDE???

SOCORRO!!! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

My PC:
- ASUS P3B-F
- PENTIUM II - 400MHZ
- HDS: QUANTUM FIREBALL 8GB (MASTER IDE1) / MAXTOR 20GB (SLAVE IDE1)
- CDRS: MATSUSHITA 4X (MASTER IDE2) / LG 52X 8520B (SLAVE IDE2)
- SOUNDBLASTER LIVE VALUE PCI (SOUND)
- DIAMOND MONSTER FUSION AGP (VIDEO)
- 160MB RAM DIMM
- SAMSUNG WLAN PCI (WIRELESS INTERNET)
- MODEM USROBOTICS /DOS PCI
- GABINETE TPK

O Gravador LG, a Wireless Lan, e o HD Maxtor 20gb têm alguns meses de uso, o restante tem 4.
Não sei se a fonte é 300 ou o quê, mas tem uns 4 anos de uso. O cooler dela já troquei uma vez, porque o antigo tinha parado. Agora esse já tá fazendo barulho, mas roda. :-D

- Sistema Windows XP: Nem digam pra formatar, pois restaurei uma imagem da partição que tinha feito bem antes de da problema.
- Burner Nero 6: Já cansei de gravar com ele, mas pra descarregar a consciência, gravei no próprio XP e mesma cozita... :-(

HELP!!! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#5 Por KillerSlater...
01/02/2004 - 12:50
Bom, examinando o relato, eu diria que é estranho, mas pode ser mesmo a fonte...

Primeiro: se estava gravando e não grava mais, não é driver... até pq se fosse, o windows provavelmente indicaria o problema (alguma tela azul, pra variar)

Bom, a menos que vc tenha instalado alguma coisa ou mexido no sistema...

Segundo: se vc testou com outro gravador, e deu o mesmo problema, não é o seu gravador...

Terceiro: Ainda que remotamente, pode ser o software de gravação, teste com outro...

Quarto: O CD fica mais "apagado" ou "fraco"? Bom, isso pra mim não é um modo muito seguro de se afirmar que não está gravando, mas se vc diz... isso leva a crer que sua teoria da fonte pode estar certa... eu ia sugerir que poderia ser o diodo laser gasto, mas como vc tentou com outro gravador, e deu na mesma...

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
regis-sp
regis-sp Super Participante Registrado
919 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por regis-sp
01/02/2004 - 13:28
Bom, vc não disse se isso passou a acontecer de uma hora pra outra, ou se foi depois de alguma modificação de hardware/software. Também não citou se fez testes em diversas velocidades (10x, 8x, 4x...).
O Windows XP tem uma atualização que trata de alguma incompatibilidade na gravação de CDs. Sempre que faço uma nova instalação, já instalo também esse patch (se vc não achar na net, me fala que te passo por email se quiser), e tem também os drivers ASPI.
Posso te passar por email se quiser (isso se vc já não baixou da net). Aí vc pode fazer uns testes com velocidades inferiores (4x, 8x..) e ir aumentando pra ver no que dá. Honestamente não sei se poderia ser fonte, é estranho.
- Reginaldo Ornellas
www.preventinfo.com.br - São Paulo - SP
Serviços em Informática & Comunicação Visual
Fotografia: http://www.flickr.com/photos/regis-sp/
AndreMR
AndreMR Geek Registrado
#7 Por AndreMR
01/02/2004 - 19:43
Não... software num é, pelo seguinte:

Eu formatei há alguns meses aqui, configurei tudo LINDO e criei uma imagem em CD com o Norton Ghost. Ele copia a partição selecionada (no meu caso foi a primeira, de 3gb onde uso o XP) para arquivo .GHO e gravo em CD de boot.
Eu gravei dezenas de discos e já restaurei essa imagem umas 3 vezes, sempre usando o mesmo Nero 5 e drivers ASPI (aquele ASPI-ME que tem por aí)...
E depois disso instalei o Nero 6 e gravei alguns CDs também, sem problemas...

Mesmo pra descarregar a consciência, tentei reinstalar ASPIS, tentei remover e reinstalar os dispositivos, alternar IDE, até já desativei outros drives, deixando só o HD master e um gravador...

Snif.

Seguinte: a área gravada do disco fica mais fraca do que gravava antes (mesmas mídias), e mais fraca do que gravando em outro PC. Quando gravo em outro PC fica bem FORTE, bem visível, agora fica bem fraquinha... quase não dá pra ver.
Por isso a impressão que o troço tá queimando em fogo baixo, hehehe.

Voltagem/amperagem da fonte tem a ver com intensidade do laser?
Iskisito...

:cry: :cry: :cry:
Se um dia o mundo for dominado pelas máquinas, e formos escravizados por elas, rezemos para que o mainframe seja da Microsoft... cool.png
regis-sp
regis-sp Super Participante Registrado
919 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por regis-sp
01/02/2004 - 20:22
andremr
Não... software num é, pelo seguinte:

Eu formatei há alguns meses aqui, configurei tudo LINDO e criei uma imagem e...

Veja as voltagens da fonte se estão OK. Creio que o laser usa 5V. Você usa muito o gravador? Será que sua "vída útil" já não está chegando ao fim? rs... Mas veja as voltagens da fonte primeiro, devem estar com uma diferença de no máximo 5%.
- Reginaldo Ornellas
www.preventinfo.com.br - São Paulo - SP
Serviços em Informática & Comunicação Visual
Fotografia: http://www.flickr.com/photos/regis-sp/
AndreMR
AndreMR Geek Registrado
#9 Por AndreMR
01/02/2004 - 21:28
Vida útil né naum... porque os gravadores funfam em outro PC. E o LG tá novo.
:cry: :cry: :cry:

HARDWARE MONITOR:

VCORE VOLTAGE = 2.09v
+3.3V = 3.49v
+5V = 4.83v
+12V = 12.14v
-12V = -11.74v
-5V = -5.17v

Tá mais o meno? Essa ASUS mede isso certim?

Nas configurações de VCORE tá ajustado para 2.05v mas pode mudar. O que é VCORE?
Se um dia o mundo for dominado pelas máquinas, e formos escravizados por elas, rezemos para que o mainframe seja da Microsoft... cool.png
AndreMR
AndreMR Geek Registrado
#12 Por AndreMR
13/02/2004 - 00:13
Ae, galera, seguinte:

Eu TROQUEI a fonte. :-(

Nada... não é a fonte.
A área gravada fica mais fraca do que em qualquer outro PC. E já testei incontáveis gravadores. Os gravadores funfam legal em outros PCs.

Quanto pior a mídia mais fraca a área gravada. Em Plasmon posso esquecer, fica tão fraco que não dá pra ver a olho nu e um leitor gasta uns 5 minutos pra listar a raiz.
Em CD de caixinha (original) mas de marca desconhecida fica apagadinho, mas lê malemale, tem leitor que não consegue direito.
Em mídia SONY ORIGINAL AZUL (a de melhor gravação e leitura que já vi) grava bem mais nítido e lê normal.

Será que vou ter que entregar pra Deus e gravar somente nas RARAS mídias Sony originais?
Tá certo que eu só usava essas mídias, mas como está em falta comprei outras, e de vez em quando preciso gravar pra alguém que me dá um CD, e não consigo...

Pensei que pudesse ser placa-mãe, cabo IDE, etc, mas os dados vão pro gravador. Só que grava fraco...
Já formatei 3 vezes, do zero e com imagem de partição restaurada... Já usei 2 HDs diferentes e tudo quanto é ordem nas IDE. Já testei todos os parâmetros na motherboard, PIO MODE, UDMA, etc...

Desisto. É URUCUBACA mesmo. :evil:
Mas não vou esquecer isso. Porque eu costumo embirrar até descobrir a causa. Desta vez precisarei desistir...

O que um usuário leigo faria? Entraria em contato com todos os suportes? Do gravador, da placa, do gabinete, do O.S., do software...

Há mais mistérios entre o teclado e o monitor que possa compreender a minha vã filosofia... :roll:
turati
turati Novo Membro Registrado
6 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por turati
13/02/2004 - 02:04
Eu tive um problema desses a um tempo atrás com um gravador da LG e fiz as seguinte medidas para voltar a funcionar normalmente.

Primeiro, troque os cabos IDE, coloque um de 40 pinos e tenta e depois coloca outra de 80 pinos e tenta de novo.

Dae na parte de configuração de hardware, no gerenciador de dispositivo, entra na opção Controlador de IDE ATA/ATAPI, escolhe a opção Canal IDE Secundário, dae entra no controlador IDE Secundario, vai em configurações avançadas e verifique se ele está na opção DMA SE DISPONIVEL, deixa nessa opção não na opção Somente PIO.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal