Logo Hardware.com.br
bruno-nicolau
bruno-nicola... Zerinho Registrado
1 Mensagem 2 Curtidas

Dúvida acadêmica / pesquisa

#1 Por bruno-nicola... 25/04/2025 - 21:44
Durante uma aula surgiu uma dúvida que pode até parecer meio boba, mas gerou bastante discussão na sala. 

A pergunta proposta foi: quem liga quem? A placa-mãe liga a fonte ou a fonte liga a placa-mãe? 

A turma acabou se dividindo em dois grupos — um defendendo que é a fonte quem liga a placa-mãe, e outro dizendo que é a placa-mãe quem liga a fonte. 

O professor pediu para pesquisarmos e levarmos argumentos técnicos para justificar nosso posicionamento. 

Na minha opinião, é a placa-mãe que liga a fonte, pois ela envia o sinal PS_ON# para a fonte sair do modo standby. 

Mas gostaria de saber a opinião de vocês e, se possível, uma explicação mais detalhada sobre o funcionamento desse processo.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
26/04/2025 - 11:35
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Quem liga a fonte é o botão atrás da fonte, ao conectar a os cabos da fonte na placa-mãe e ligar a fonte, ela energiza a placa-mãe, tanto é que muitas placas tem um led indicando isso. 

Quando aperta o botão power, fecha um curto entre os dois pinos e isso faz com que a fonte seja acionada e a mesma envia energia para placa-mãe.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.8K Mensagens 1.7K Curtidas
#3 Por MadMax
26/04/2025 - 16:18
Resumidamente, a placa mãe só "starta" a fonte porque já está energizada por ela através do cabo ATX 24 pinos, logo é a fonte que liga a placa mãe e não o contrário.

Se você desconectar o cabo ATX e apertar o botão Power do gabinete não acontecerá nada.
Ryzen 7 5700G/ 32GB Corsair 2666MHz / Gigabyte B450M DS3H / XPG Core Reactor Gold 850W / Kingston NV2 500GB + Corsair MP300 240GB + SSD Sandisk Plus 240GB + HD Seagate 1TB Hybrid +HD Toshiba 2TB / MSI 6750X 12GB VRAM

Assinatura deve ser útil e relevante ao fórum. Sem mimimis.
CyberMaximus
CyberMaximus Cyber Highlander Registrado
16.8K Mensagens 2.8K Curtidas
#4 Por CyberMaximus
28/04/2025 - 11:09
bruno-nicola... disse:

‎A galera já respondeu aí, mas assim, a fonte tem uma etapa que é chamada de 5 volts SB, e ela é uma etapa que sempre tá ligada quando vc energiza a fonte apertando o botão dela ou ligando na tomada, essa etapa alimenta uma outra etapa na placa mãe através do fio laranja eu acho, não me lembro, essa etapa da placa mãe é que fica responsável por ler o botão de power do gabinete, e fechar o fio verde com o preto da fonte, fazendo isso a fonte liga a etapa de potência principal, mas se seu instrutor pediu pra vcs pesquisarem, ele não deve saber a resposta de forma técnica.

Só pesquisar pelo termo 5 volts SB

SB é de stand by.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal