Logo Hardware.com.br
Jessé Viana Vasconcelos
Jessé Viana... Zerinho Registrado
14 Mensagens 1 Curtida

Erro tela azul computador - Hypervisor_error

#1 Por Jessé Viana... 26/03/2025 - 11:05
Olá amigos!

Estou com erro de tela azul HYPERVISOR_ERROR. Geralmente acontece quando estou acessando algum vídeo no YT ou acessando um site que demanda carregamento de imagem. O erro aparece, o pc reinicia e a internet não funciona (não fica e nem identifica o Wi-fi). Se coloco para reiniciar, ele demora para realizar o processe e quase sempre dá o erro de DRIVER_POWER_STATE_FAILURE.

A BIOS está na 3.18, sendo que a última atualização é a 3.20. Já esteve na 3.20 e resolvi voltar para 3.18 para ver se o erro desaparecia.
Os drives estão atualizados, pelo menos no Gerenciador de dispositivo informa isso.

O Hyper-V já esteve ativo e desativado, porém o erro continua.

Segue a configuração:
SSD Kingston NV3, 500GB, M.2 NVMe, 2280, PCIe 4.0, Leitura 5000MBs e Gravação 3000MBs, SNV3S/500G
Placa Mãe ASRock B650M-HDV/M.2, Chipset B650, AMD AM5, M-ATX, DDR5
Processador AMD Ryzen 7 8700G, 4.2GHz (5.1GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM5, Com Cooler AMD Wraith Stealth, 100-100001236BOX
Fonte Duex DX 600FSE++ RGB Series, 600W, 80 Plus Bronze, Full Modular, PFC Ativo
Memória RAM Corsair Vengeance, 16GB, DDR5 5600MHz, CL40

Alguém consegue me auxiliar com esse erro? Estou desgostoso com isso e querendo me desfazer de tudo.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
26/03/2025 - 11:59
Bom dia!

Qual versão do Windows tem instalado?

DRIVER_POWER_STATE_FAILURE

Tem haver com drivers do sistema batendo de frente com gerenciamento de energia do Windows.
Atualiza todos os drivers da placa-mãe e do dispositivo wi-fi caso não seja nativo da placa-mãe. 

Pode também acessar o prompt de comando do Windows como permissões de administrador e digitar o comando SFC /scannow, após o termino informa se encontrou algo corrompido.

Tem o comando DISM, mas vamos por etapas.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
Jessé Viana Vasconcelos
14 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Jessé Viana...
26/03/2025 - 13:43
PH disse:

Olá PH.

Uso o Windows 11 Pro64 bits, processador baseado em x64.

Sobre os drivers, foram atualizados. O Wi-fi não é nativo da placa, utilizo o Adaptador USB Wireless IWA 3001 Preto Intelbras. No gerenciador informa que o drive também está atualizado.

Já havia feito o comando "sfc /scannow" duas vezes e em ambas não atestou nada corrompido.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
26/03/2025 - 14:38
Boa tarde!

Como informa que quando da tela azul a internet para de funcionar e o dispositivo não é mais reconhecido, o problema pode estar nessa direção. 

O SFC apresentou algum arquivo corrompido?
Tem como conectar à internet via cabo?
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
Jessé Viana Vasconcelos
14 Mensagens 1 Curtida
#5 Por Jessé Viana...
27/03/2025 - 10:08
PH disse:

‎No SFC não apresentou nenhum arquivo corrompido. Sempre depois do erro, rodo o comando para verificar e não retorna arquivo corrompido.

Vou conectar via cabo e testar hoje a noite (quando chego do trabalho).

Uma info que pode ser importante: Quando montei a BIOS estava de fábrica, nem cheguei a usar o pc com a BIOS de fábrica por muito tempo, só durante o processo de instalar driver etc etc que levou 2 dias no máximo. Logo depois atualizei a BIOS e comecei a usar com mais frequência e desde então o erro é frequente.
Jessé Viana Vasconcelos
14 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Jessé Viana...
07/04/2025 - 08:53
Jessé Viana... disse:

Cara, fiz o teste usando a rede por cabo‎. Coloquei 4 telas do YT com resolução em 4K cada além de ativar o stress pelo CPU-Z. Aparentemente não deu problema nenhum. Percebi também que o Lag da internet diminuiu, quase não teve.

Fui atrás de info sobre o adaptador. Como ele é antigo, o sistema suportado por ele é até o W8.1, descrito na embalagem.

Mudei os drivers que estavam pré-instalados. O genérico o Wi-fi não ligava com a inicialização do PC, com o outro driver apresentava esse erro da tela azul logo depois de um atraso de carregamento de página.

Aparentemente tudo foi o adaptador. Será só isso mesmo?
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal