Logo Hardware.com.br
Drusian
Drusian Veterano Registrado
2.4K Mensagens 0 Curtidas

Ethernet Realtek Problema Sinistro

#1 Por Drusian 07/07/2009 - 04:21
Oi =)

Caras, tenho enfrentado um problema sinistro com essa placa de rede (desc. abaixo), possuo algumas maquinas em minha rede, com esse mesmo chip e todas apresentam o mesmo problema.

Slackware 12.2 - (2.6.27.7)

O que ocorre é o seguinte, todas as vezes que o sistema inicia, deteca de boa a placa de rede:

Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)

Porem muitas vezes que ligamos os computadores, simplismente a rede não responde (não pinga, ou acessa qualquer tipo de serviço). Se eu der um ifconfig aparece a eth0 configurada com o ip, tudo perfeito. Porém se eu removo o modulo (r8169) e tento carrega-lo novamente, a interface eth0 não sobe por nada, por nada mesmo.

A maioria das vezes que ligo o computador as placas carregam normalmente e funcionam. Já tentei diversas opções no append do lilo para forçar os endereçamentos, ou mesmo não ativar acpi.
Já utilizei configurações do udev, já tentei desativar udev e carregar o modulo manualmente (modprobe).

O que está me deixando maluco é essa intermitencia, poxa! ou o negocio funciona ou não funciona, não tem dessa de funcionar mais ou menos, é sinistro. Tem vezes que ligamos os computadores 10 vezes e em 10 vezes a rede sobe normalmente. As vezes temos que reiniciar os computadores 3 ou 4 vezes até que as placas resolvam funcionar.

Como disse, quando a rede funciona, posso remover o modulo, inserir denovo, reconfigurar os ips e tudo funciona. Uma vez que a maquinia iniciou e não funcionou a rede, se remover o modulo, vc insere denovo porem a eth0 não aparece novamente de movo algum (carga de modulo manual, restart do udev).

Tem acontecido isso nas vesões 11 e 12.2 do slackware em versões diferentes do kernel.

To ficando loco com esse problema e não consigo achar uma solução, quando não funciona é facil resolver, agora e quando funciona mais ou menos? o que fazer?

Alguem já enfrentou esse problema com essa placa de rede, ou mesmo outro model/marca ou fabricante. Como resolveu.

Se alguem tiver qualquer dica, qualquer uma mesmo, eu ficarei muito grato, está dificil resolver essa.

Abraços
Jose Monteiro
Jose Monteir... General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 135 Curtidas
#2 Por Jose Monteir...
07/07/2009 - 07:49
Tentou ver a saída de dmesg | grep eth em uma das máquinas com a eth0 parada?

Se você pingar na própria máquina disparando contra o próprio ip dela e for bem sucedido, então a placa está mesmo configurada, apenas fora de rede. Então, na máquina com a rede "parada" (mas com ip configurado) tente:[code=rich]route del default
route add default eth0
route add default gw 192.168.0.1
[/code]
Trocando pelo ip verdadeiro do gateway, é claro.
Existem 10 tipos de pessoas: aquelas que entendem binário e aquelas que não entendem.
Drusian
#3 Por Drusian
07/07/2009 - 16:16
Jose Monteiro disse:

Oi, obrigado pela resposta.

rs, sim cara eu já vi. Todas as vezes a placa sobe certinho, a interface é detectada como eth0 o modulo está presente, os gateways as rotas defaults os ips, mascaras, etc... Sim pinga a propria interface e o ip atribuido a ela. Porém ninguem de fora pinga ela ou ela pinga alguem, não é problema de cabo, switch, ou da placa, Irq, bios, dma, ou outro do tipo, não existe nenhum conflito.

Como mensiono, quando a maquina não se comunica em rede, se eu desser o modulo não consigo fazer com que a eth0 volte, e quando ela funciona pode subir, decer o modulo, fazer o que quiser que tudo funciona.

Creio que seja um problema do modulo do kernel, mas poxa, se for persiste por seculos pois de um slackaware 11 até o 12.2 tem muita atualização na distro, no kernel, etc..

Já apliquei alguns patches mas sem susseço, o problema persiste.

Não que seja um mestre ou dono da informação mas tenho 11 anos de Linux nas costas bem trabalhados (todos os dias, provedores, servidores, desktops, etc..) não é nada muito "bobo" como configuração, ou é pau no kernel ou pau no udev (um deles eu achei) estava com problema da eth0 não subir por nada no mundo, acabei encontrando um problema nas regras do udev onde esse não permitia que a eth0 desse up. Esse eu corrigi, todas as vezes a placa sobe, agora a conexão está intermitente.

Vou tentar um upgrade para ultima versão estável do kernel, procurar por patches, mas tá dificil resolver essa viu. É um pau muito mau carater! hehehe

Valeu da ajuda, se alguem enfrentou um problema parecido e quiser descrever como arrumou =)

Obrigado e se tiver novidades eu posto aqui.

Grande abraço a todos
:wq!
Comunidade LinuxBSD®
Fórum LinuxBSD

$GNU/LinuxBSD: Andrei Drusian $
Drusian
#6 Por Drusian
11/08/2009 - 12:39
Passarin Jr,

Ali em cima eu menciono, são varias maquinas que apresentam o mesmo problema.

Cigano,

Como disse também, trabalho com Linux a 11 anos, eu testei desde atualizaçoes e também ambas opções, na vdd aqui dentro é tudo ip estático.

Inicialmente eu encontrei um erro nas regras do udev (na vdd não era bem um erro) mas as regras solicitavam algumas informações cujo o modulo do hardware não informava. Isso foi resolvido, a frequencia do problema diminuiu..

Porém consegui resolver atualizando o kernel para ultima versão estável (veja que esse problema vem de anos) e teve inicio na versão 11 do slackware.

Bom fica ai a dica, para quem tem o mesmo problema, eu consegui solucionar mechendo as regras do udev (regras de detecção da ethernet) e a solução definitiva ou usar a ultima versão estável do kernel.

Abraços e obrigado pelas dicas..
Comunidade LinuxBSD®
Fórum LinuxBSD

$GNU/LinuxBSD: Andrei Drusian $
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal