Oi =)
Caras, tenho enfrentado um problema sinistro com essa placa de rede (desc. abaixo), possuo algumas maquinas em minha rede, com esse mesmo chip e todas apresentam o mesmo problema.
Slackware 12.2 - (2.6.27.7)
O que ocorre é o seguinte, todas as vezes que o sistema inicia, deteca de boa a placa de rede:
Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
Porem muitas vezes que ligamos os computadores, simplismente a rede não responde (não pinga, ou acessa qualquer tipo de serviço). Se eu der um ifconfig aparece a eth0 configurada com o ip, tudo perfeito. Porém se eu removo o modulo (r8169) e tento carrega-lo novamente, a interface eth0 não sobe por nada, por nada mesmo.
A maioria das vezes que ligo o computador as placas carregam normalmente e funcionam. Já tentei diversas opções no append do lilo para forçar os endereçamentos, ou mesmo não ativar acpi.
Já utilizei configurações do udev, já tentei desativar udev e carregar o modulo manualmente (modprobe).
O que está me deixando maluco é essa intermitencia, poxa! ou o negocio funciona ou não funciona, não tem dessa de funcionar mais ou menos, é sinistro. Tem vezes que ligamos os computadores 10 vezes e em 10 vezes a rede sobe normalmente. As vezes temos que reiniciar os computadores 3 ou 4 vezes até que as placas resolvam funcionar.
Como disse, quando a rede funciona, posso remover o modulo, inserir denovo, reconfigurar os ips e tudo funciona. Uma vez que a maquinia iniciou e não funcionou a rede, se remover o modulo, vc insere denovo porem a eth0 não aparece novamente de movo algum (carga de modulo manual, restart do udev).
Tem acontecido isso nas vesões 11 e 12.2 do slackware em versões diferentes do kernel.
To ficando loco com esse problema e não consigo achar uma solução, quando não funciona é facil resolver, agora e quando funciona mais ou menos? o que fazer?
Alguem já enfrentou esse problema com essa placa de rede, ou mesmo outro model/marca ou fabricante. Como resolveu.
Se alguem tiver qualquer dica, qualquer uma mesmo, eu ficarei muito grato, está dificil resolver essa.
Abraços

Drusian
Veterano
0 Curtidas