Logo Hardware.com.br
Minstrel
Minstrel Novo Membro Registrado
52 Mensagens 0 Curtidas

HD fumaçou FOTO:WesternDigital 30GB 7200 WD300

#1 Por Minstrel 05/03/2003 - 17:02
Olá. Possuo um HD de 30 GB (7200 RPM) da Western Digital (modelo: WD300) e este parou de funcionar sem razão aparente.
Ao ligar normalmente meu computador este HD, em seu último momento de funcionamento, fumaçou e a partir de então não funcionou mais, sequer girava ou era reconhecido no SETUP do BIOS.
Desmontei e placa lógica e observei uma trilha queimada (rompida) e um componente com uma rachadura. Segundo a serigrafia da placa lógica do HD, o componente era um diodo, mas num formato estranho p/mim (seria SMD?).
Gostaria de saber de alguém aqui sabe se há algo que posso fazer. Não tenho pretensão de recuperar dados, quero apenas que o HD volte 'à vida'.

Posso substituir o componente (caso alguém saiba o que era)?

Alguém aqui tem uma placa lógica de um HD igual que queira negociar?
Ou sabe onde posso arrumar?

OSB: Em anexo há uma figura da placa do HD. Em destaque estão a trilha rompida e o espaço que o componente desconhecido por mim ocupava!

Agradeço desde já a atenção!

WesternDigital.jpg
blasto
blasto Geek Registrado
4.6K Mensagens 25 Curtidas
#3 Por blasto
05/03/2003 - 17:43
Aqui em São Paulo, ficou R$150 pra trocar uma placa lógica de um Quantum Fireball Plus AS de 40GB que queimou por causa de uma fonte defeituosa que queimou o HD, a troca foi feita em uma loja de recuperação de dados.

Você pode além de ir numa loja de recuperação de dados como esta pra trocar a placa lógica, como em sucatões em busca de um HD de mesmo modelo e capacidade pra pegar a placa e trocar você mesmo.

Fui!
Técnico desaparecido pelo estalo do Tanus...não tentem viajar no tempo...
Claudio Hideki
Claudio Hide... Cyber Highlander Registrado
41.6K Mensagens 297 Curtidas
#8 Por Claudio Hide...
05/03/2003 - 20:05
É um diodo comum,veja pela serigrafia.Se fosse um Zener,aí os cuidados seriam outros,mas se vc soldar um diodo retificador,o que poderia ocorrer é a trilha romper de novo.
Veja(se vc possui um multímetro) se há curto na linha do diodo,tanto no catodo,como no anodo,visto que ele é quem foi pro beleléu.
Dica:sempre que você refazer trilhas,use um fio compatível com a trilha aberta,para evitar que outros componentes sejam danificados em caso de haver curto na placa.
.
.
.
EU NÃO RESPONDO DÚVIDAS TÉCNICAS POR MP!!!!!
Fantini
Fantini Geek Registrado
3.4K Mensagens 11 Curtidas
#10 Por Fantini
05/03/2003 - 21:39
ontem eu acho, queimou o chip d um HD segate na minha mao..
de cliente ainda por cima
eu deixei formatando e na hora q eu voltei, mo fumacera de churrasco la no laboratorio!!
e a fedozera????
vixe!!!
nem vai da pra reparar nada, vou ver c tiro uma foto pra colocar pra vcs verem o estrago!!!
Ninguém nunca vai bater tão forte como a vida
Mas a vida não é sobre quão forte você bate
Mas sobre quanta pancada você consegue agüentar
E ainda assim seguir em frente. É assim que se vence!

Verdade essa

Stallone...
Detoner
Detoner Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 5 Curtidas
#15 Por Detoner
06/03/2003 - 15:53
guilhermeyan
Aqui não abre, pode postar o link se for possível?
Copie o link em uma nova página e feche esta aqui... após uns 3 minutos tente abrir a figura mas com o tópico fechado...
http://www.geocities.com/alisio/WesternDigital.jpg
Ryzen 7 2700 3,5GHz | 16GB DDR4 3200MHz - 14-14-14-34 | Asus B450M | HD Raid0 2 X Seagate Barracuda 1TB (2TB) | Radeon RX570 4GB 256bits
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal