Logo Hardware.com.br
jeferson-goncalves
jeferson-gon... Zerinho Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas

[Resolvido] HDD só inicia quando quer, SSD para quando vai a 100%

#1 Por jeferson-gon... 17/01/2025 - 13:49
O meu HDD começou a falhar ao iniciar, então tentei várias soluções: desconectava e reconectava o cabo SATA, às vezes até desligava da tomada e clicava no botão de iniciar para liquidar a energia para "resetar". Algumas vezes funcionava, outras não. Pensei que o HDD estava com defeito e comprei um SSD chinês, que até começou a funcionar, mas quando chegava a 100% de uso, desligava sozinho.
Troquei os cabos SATA e depois a fonte, acreditando que fosse um problema de alimentação, mas nada resolveu. Curiosamente, quando bati no HDD, ele funcionou temporariamente, o que me faz suspeitar de algum problema interno no HDD. Fiz testes com o HD Tune, que indicaram problemas na "spin retry count", mas no CrystalDiskInfo o HDD parecia saudável.
Além disso, vi em alguns fóruns que o problema pode ser na placa-mãe, o que também estou considerando como uma possibilidade. Agora, acho que o problema pode ser tanto no HDD quanto no SSD ou até na placa-mãe, mas não tenho dinheiro para comprar todas as peças novas no momento. Queria ter certeza antes de investir em novos componentes para comprar a peça certa.

PLACA MÃE: TUF B360M-PLUS GAMING
HDD: Seagate Barracuda 1tb - ST1000DM010-2EP102
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
18/01/2025 - 07:46
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

quando bati no HDD, ele funcionou temporariamente

Fez isso com ele ligado? Se sim, pode começar a pensar em descartar esse HDD, pois HDD não pode ficar levando bancadas. Uma pancada com ele funcionando pode desalinhar o braço do atuador entre outros problemas. Mas se com pancada ele volta a funcionar, já mostra que tem problemas mecânicos e não tem nada haver com a placa-mãe.

Posta aqui um print do Crystaldiskinfo desse HDD e do SSD, pois pela origem desse SSD muitos já vem com problemas!

Faça também o download do GSSmartcontrol. Após instalar, de dois cliques no ícone que representa o HDD ou SSD, posta aqui um print das abas Attributes e Error log (caso tenha alerta) de cada dispositivo
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
jeferson-goncalves
jeferson-gon... Zerinho Registrado
3 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por jeferson-gon...
18/01/2025 - 11:47
Olá, obrigado por dedicar seu tempo para responder minha pergunta!

Nunca bati com ele ligado, já tinha algum conhecimento sobre a necessidade de nunca mexer com o HDD ligado. Dei algumas batidinhas com ele desligado, e ele sempre retorna a funcionar depois disso.

Inclusive, fiz isso para ele ligar ontem e hoje continua funcionando, ele estava sem funcionar desde o mês de dezembro sem eu tentar mexer nele, mas acredito que em breve para novamente.

HDD - Seagate:

Anexos

PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
19/01/2025 - 07:43
Bom dia!

De qualquer forma, mesmo desligado se bate no HDD e quando ele liga, volta a funcionar, tem grandes indícios de problemas mecânicos. 

Aqui já é para ficar de olho.
79864
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal