Logo Hardware.com.br
bamattos
bamattos Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 5 Curtidas

Imã perto do hd não faz mal?

#1 Por bamattos 09/04/2004 - 22:04
Fiz uma autópsia de um hd essa semana no estágio e descobri um imã fortão dentro dele, mas já ouvi dizer que não se deve chegar imãs perto de unidades magnéticas, isso seria porque um imã pode interferir no funcionamento do outro ou um imã pode realmete causar algum dano á área de dados do hd?
Se a segunda opção for a correta, por que esse imã fortão dentro do hd não causa nenhum problema?

Muito Obrigado.
RoadKill
RoadKill Ubbergeek Registrado
8.9K Mensagens 6 Curtidas
#3 Por RoadKill
09/04/2004 - 22:20
A gravação do HD é feita através de partículas magnéticas que têm suas polaridades trocadas de acordo com o que vai ser gravado. Um imã não estragaria só "apagaria" os dados. O imã do HD apesar de forte, tem um campo curto, pode notar, esse campo não alcança o disco, pelo menos não o suficiente pra apagar os dados. O cuidado maior deve ser com disquetes, acho que não seria qualquer imã a apagar um HD.
Não sei como é que foi...
Só sei que foi assim.
Sou a favor da netiqueta
http://octopusland.com
http://www.ogimp.com.br/
AntonioFC
AntonioFC Highlander Registrado
12.2K Mensagens 885 Curtidas
#4 Por AntonioFC
10/04/2004 - 01:18
bamattos
Fiz uma autópsia de um hd essa semana no estágio e descobri um imã fortão dentro dele, mas já ouvi dizer que não se d...

Já ouvi que imã perto de HD ,causa dano !
Penso que o imã de fora pode interferir no campo magnetico do de dentro do HD !
Não tenho certeza mas essa observaçào vem escrito em algum lugar, quando se compra um HD .....
aylons
aylons Geek Registrado
3.7K Mensagens 6 Curtidas
#5 Por aylons
10/04/2004 - 01:32
Vem, sempre vem escrito. Tipo, umimâ perto de um HD pode fazer mais que perder dados, sim, ele pode causar BB irremoviveis ou provocar outros erros estranhos. Mas você precisaria de um imã realmente poderoso para fazer estrago.

Imãs pequenos não causam dano, da mesma forma que a sua televisão nem vai reparar se você chegar com um ima de geladeira (daqueles de calendario, ultra finos) perto dela. Qualquer motor gera campo magnetico em volta, nem por isso os fabricantes dizem para não se usar ventoinhas perto do disco...
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.7K Mensagens 4K Curtidas
#6 Por A Marcos
10/04/2004 - 16:26
Não só imã como qualquer campo magnético.
Ao aproximar um HD de uma fonte, dá vários erros de escrita e leitura.
Procure manter sempre o HD longe de campos magnéticos.
mgc
mgc Tô em todas Registrado
2.8K Mensagens 9 Curtidas
#7 Por mgc
10/04/2004 - 16:36
A Marcos
Não só imã como qualquer campo magnético.
Ao aproximar um HD de uma fonte, dá vários erros de escrita e leitura.
Pr...

concordo com vc... hds não foram projetados para operar próximos a imãs e outros campos magnéticos "fortes" dá muitos erros... a probabilidade de falhas é MUITO maior... big_green.png

Valeu? 8)
Intel Core I7 4790, Asus Z87-A, 16Gb DDR3 Smart 1600, Zotac GTX 1080 Mini,SSD Kingston 240GB, HD Seagate 1TB 7200rpm, Win10 Pro 64bits.
aylons
aylons Geek Registrado
3.7K Mensagens 6 Curtidas
#8 Por aylons
10/04/2004 - 16:37
Desculpa se fui mal entendido:

Um campo magnetico suficientemente forte pode sim, gerar problemas no disco: "Tipo, umimâ perto de um HD pode fazer mais que perder dados, sim, ele pode causar BB irremoviveis ou provocar outros erros estranhos.".

Mas a coisa tem q ser suficientemente forte. Uma fonte tem bastante coisa que gera campo magnetico, como transformadores e indutores. E campos até fortes. Mas ainda digo que um campo fraquinho (como o dos motorezinhos do cooler ou mesmo dentro do HD), não vão acabar com o disco, até mesmo porque nem chegam lá.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal