Logo Hardware.com.br
RATTUS
RATTUS Geek Registrado
2.2K Mensagens 205 Curtidas

Ligação de refletores de led

#1 Por RATTUS 27/05/2025 - 18:55
Falae turma,

Vou precisar instalar 3 refletores de led aqui na minha propriedade.

Não manjo de elétrica mas de vez em quando dou umas cagadas, por exemplo, já consegui ligar 3 refletores em three-way.

Porém, nessa ligação que quero fazer, estou com dúvida. Já coloquei os refletores no lugar, puxei a fiação interligando um refletor ao outro, conforme imagem abaixo.

Anexo do post

Pelos vídeos que vi no youtube, vi várias formas de ligar mas foi ai que a confusão bateu.

Quero que eles sejam ligados num interruptor somente

O rapaz que presta serviços pra mim, está doente e por isso eu mesmo irei fazer e disse para eu ligar um fio que está vindo dos refletores no negativo da rede e o outro, ligar no interruptor e depois na fase.

Anexos

marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#2 Por marcelobrrj
28/05/2025 - 09:52
a ligação esta correta,mas tem que ver se o interruptor vai aguentar a carga dos 3 refletores
caso não aguente a opção seria substituir o interruptor por disjuntor ai você coloca uma caixa tipo a usada para arcondicionado que tem espaço para disjuntor e tomada e sai com o fio para a caixa onde ficava o interruptor
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - CORRA NA FRENTE PARA CHEGAR PRIMEIRO

RATTUS
RATTUS Geek Registrado
2.2K Mensagens 205 Curtidas
#4 Por RATTUS
07/06/2025 - 20:32
marcelobrrj disse:

Opa Marcelo,

Hoje tentei fazer a ligação na rede elétrica e os refletores não acenderam. 

Identifiquei os fios fase e neutro na rede elétrico e liguei o interruptor conforme imagem postada, ou seja, um fio saindo do interruptor para a fase e outro fio, como sendo negativo, que sai dos refletores para o negativo da casa e direto para o interruptor. 

Já quando peguei os fios que vem dos 3 refletores e liguei direto na tomada, os refletores ligaram.
Na mira das minhas armas, eu separo os homens das crianças ...
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal