Logo Hardware.com.br
::DiOgUiN::
::DiOgUiN:: Super Participante Registrado
1.3K Mensagens 0 Curtidas

Modo Manual A 60: Opinem.

#1 Por ::DiOgUiN:: 28/10/2004 - 14:02
Fala aê...

Seguinte, ontem eu tava pensando, e tenho mais que aprender e usar a minha cam em modo manual. Então eu queria uma visão geral da configurações que vocês usam.

Tipo assim:
O que vocês recomendam de abertura de diafragma (valores) pra dia e a noite, velocidade do obturardor pra dia e noite, sabe, coisas desse tipo. Ou algum macete c alguém souber.

Então é isso ...

[[]]'s 4 All
Wormer
Wormer General de Pijama Registrado
6.3K Mensagens 7 Curtidas
#3 Por Wormer
31/10/2004 - 10:22
Cara, isso é complicado, não existe isso de configuração pra dia e noite, são inúmeras as variáveis. Depende por exemplo se é ambiente interno ou externo, das condições de iluminação, do objeto, se vai usar flash, se dá pra usar um tripé, etc. O melhor mesmo é ir testando os valores pra ver como fica, com o tempo isso vai ficando intuitivo.
Por favor evitem fazer perguntas técnicas por MP, o fórum existe para isso.

EeePC 4G 701 + Windows Vista Ultimate
Potato
Potato Super Participante Registrado
932 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Potato
31/10/2004 - 12:02
Wormer
Cara, isso é complicado, não existe isso de configuração pra dia e noite, são inúmeras as variáveis. Depende por exem...

Bom, nisso eu concordo, mas há ajustes que permitem melhorar a foto, de acordo com o que vc quer (se vc quer tirar uma foto em que várias pessoas aglomeradas apareçam sem nenhuma delas sair do foco, ou se vc prefere que somente as da frente saiam focadas, e as do fundo não... isso dá p/ ajustar, e quem sabe usar bem a câmera, não precisa ficar testando, é só ajustar e bater a foto!).
ffugita
ffugita Zerinho Registrado
10K Mensagens 221 Curtidas
#10 Por ffugita
04/11/2004 - 00:33
Não na intensidade do flash, mas sim na capacidade da câmera em registrar a luz do flash. Não adianta configurar a mesma exposição q se coloca para bater fotos a luz do dia (1/250, 1/400, 1/500, etc)... usando flash geralmente deve-se colocar tempos maiores... 1/40, 1/80, etc... depende muito do flash q vc usa, a distância do objeto, oq vc quer registrar, etc... se vc quiser fazer o efeito de "slow syncro" do modo automático, deve colocar a exposição em tempos maiores ainda... 1/20, 1/30, etc....

Não custa lembrar da abertura... qto menor o número, mais luz entra (2.8 e afins)... Fotos noturnas com abertura muito pequena (5.6, 8.0, etc) é pedir para tirar fotos escuras na maioria dos casos, ainda mais combinada com velocidade de obturador muito alta...

Não custa lembrar também do ISO selecionado... qto maior, mais sensível a camera fica a luz, mas mais ruido vai aparecendo nas fotos...

Essas 3 variaveis (abertura, velocidade e ISO) é o segredo do modo manual das máquinas. Para ter uma ideia precisa da luz no ambiente e opções q vc deve configurar na maquina, vc precisa de um fotometro, coisa q custa caro... E é com os dados q ele fornece q vc pode fazer modificações para bater fotos melhores. Na falta de um, a experiencia é algo q conta muito...
Procurando algo mais descontraido?
http://www.bebuns.com.br comemorando.gif
ggsj
ggsj Membro Senior Registrado
415 Mensagens 4 Curtidas
#12 Por ggsj
12/11/2004 - 23:28
:big_green.pngiOgUiN::, a dica é a seguinte: tentar pular direto pro modo manual, sem entender um bocado de fotografia, é realmente pesado.... Tente usar antes os modos de Prioridade de Abertura, e ver a velocidade que a câmera seleciona automaticamente. Depois, use o de Prioridade de Velocidade, e veja as aberturas que ela seleciona. Aos poucos, você vai começar a saber intuitivamente os ajustes necessários pra cada situação, e vai poder usar o modo manual sem problemas. Aliás, essa câmera tem ajuste de ISO de 50 (menos sensível, mais nítido) a 400 (mais sensível, menos nítido), e o os ajustes de abertura e velocidade têm que ser mudados de acordo com a sensibilidade ISO que você seleciona. Você comprou uma ótima câmera, agora é só saber usá-la. A A60 produz fotos excelentes, eu não trocaria os 2 megapixels dela pelos 3 ou 4 de muita câmera que tem por aí. A revista Fotografe Melhor é a melhor fonte de conhecimento disponível, se você não quiser (ou não puder) fazer um curso de fotografia. Pense em passar a comprá-la, pois realmente vale a pena.

Boa sorte com sua A60, e poste umas fotos legais aí pra gente ver.
Athlon XP 2600+ (m. 10), MSI K7N2 Delta-L, SB Live! 5.1, GeForce FX 5200, 512MB DDR 400, SP1203N (120GB/7200RPM), ST320413A (20GB/5400RPM), GSA-4167B, GCE-8320B, Play TV PVR, Samsung 750s
::DiOgUiN::
::DiOgUiN:: Super Participante Registrado
1.3K Mensagens 0 Curtidas
#13 Por ::DiOgUiN::
24/11/2004 - 11:04
Valeu pela dica ! :wink:

Eu tô tendando aprender a usar a máquina, mas é aquilo, o único jeito pra pegar a máquina fotografar... fotografar e fotografar. Mas com o tempo, se aprende.
Eu vou dar uma olhada nessa revista, pois eu sempre procuro ler algo na net, nunca me interessei por revistas, mas valendo a pena eu vou comprar.

Fotos, depois eu posto ... !

[[]]'ção !
=> Novu Méki Buki Uáite
=> aiPódi Touchi 2Gê

Apple Lover's

ggsj
ggsj Membro Senior Registrado
415 Mensagens 4 Curtidas
#14 Por ggsj
24/11/2004 - 15:52
Pois é. Você disse a maior verdade que existe na fotografia: só se aprende fazendo. A prática é a melhor professora de fotografia que você pode encontrar. Parabéns pela atitude. Quanto à revista que mencionei, tente pegar uma emprestada com alguém, pra dar uma olhada. Ela é excelente. Não é uma compra, e sim um investimento. O pouco que sei de fotografia, e que me permite bater algumas fotos realmente boas de vez em quando, foi conseguido através da Fotografe Melhor e da confiança na minha câmera de filme, uma antiga Zenit 12XP. No começo você vai estranhar, mas em pouco tempo vai estar familiarizado com tudo. Aliás, a Fotografe Melhor tem uma edição especial, que é trimestral, chamada Fotografe Digital, tratando apenas de... fotografia digital (dãããã :wink: ). Procure comprar as duas. Se você gosta de fotografia, não vai se arrepender, eu te garanto.

Boa sorte, boas fotos, e um abraço.

PS: não sou profissional de fotografia (bem que eu queria), muito pelo contrário, mas se precisar de alguma dica, ou algum apoio, pode falar comigo, que eu ajudo com o que for capaz. Aliás, isso vale pra qualquer um que quiser trocar conhecimentos ou pedir dicas sobre fotografia digital. Estou às ordens.
Athlon XP 2600+ (m. 10), MSI K7N2 Delta-L, SB Live! 5.1, GeForce FX 5200, 512MB DDR 400, SP1203N (120GB/7200RPM), ST320413A (20GB/5400RPM), GSA-4167B, GCE-8320B, Play TV PVR, Samsung 750s
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal