Logo Hardware.com.br
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.7K Mensagens 4K Curtidas

Note HP/Compaq 6710b - Distro leve para usuário leigo

#1 Por A Marcos 04/07/2025 - 10:20
Salve galera.

Estou com o Note acima rodando Win10 eek.png
O mesmo tem um SSD Kingston e seus 4 gb de memória.

Reclamação: lento para tudo, e realmente está.
Não há o que fazer, não dá suporte para mais memória e comprar outra máquina por enquanto, é fora de questão.

O que preciso?
Uma distro com visual Windows. 

O que precisa rodar? 
Um editor de texto, planilhas, pdf e o MS Teams, bem como ser fácil instalar impressora HP sem fio.

Novamente repito: é para uma pessoa leiga, que male male, faz alguma coisa básica no Win.

Gracias.
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.6K Mensagens 4.1K Curtidas
#3 Por apimente.br
04/07/2025 - 12:54
Qual é o processador/geração?

Qualquer distribuição Linux é capaz de rodar em máquinas mais fracas/antigas - o que pode fazer muita diferença é o ambiente gráfico usado. Por exemplo uma distribuição com XFCE pode rodar bem em uma máquina mais fraca. KDE e Gnome já são ambientes mais pesados. Se puder colocar 8GB de RAM vai melhorar muito.
Faz cerca de 2 anos que estou usando Manjaro (ou Big Linux) - uma coisa que me deixou bastante satisfeito é a facilidade de atualizar  sistema - não precisa usar linha de comando e não precisa reinstalar periodicamente quando uma nova versão é lançada. As atualizações são feitas em média uma vez por semana e você sempre estará com o sistema bem atualizado.

Geralmente o que se recomenda é testar algumas até achar a que agrade o usuário.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

Quando tudo mais falhar, leia o manual!

PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
04/07/2025 - 21:38
A Marcos disse:

Boa noite!

Um Mint ou BigLinux principalmente se a pessoa não quer sentir tanto a saída do Windows e se adaptar melhor. 
A memória vai deixar mais lento, mas verifica se o SSD não está com problemas também.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
A Marcos
A Marcos Cyber Highlander Administrador
43.7K Mensagens 4K Curtidas
#5 Por A Marcos
04/07/2025 - 23:19
Hy galera.

Processador é um Core 2 Duo. Não lembro agora a config completa. 

Até dei uma pesquisada em memórias por aqui, mas não achei pentes maior que 2GB, e pelo pelo que está lá fora, acaba não compensando (isto se não der problemas).

Sobre as distros, qqr uma delas vou conseguir instalar e rodar o que mencionei no primeiro post?
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#7 Por PH
05/07/2025 - 08:51
A Marcos disse:

Bom dia!

O LibreOffice vai te atender bem no Linux. Em relação ao Teams, pode usar a versão on-line.

Em relação as distribuições, deve conseguir instalar qualquer uma, mas seria interessam testar on-line primeiro. Testa O Mint, Ubuntu, BigLinux e veja com se saem. Pode testar outras distribuições também e veja qual a que vai se sair melhor. 

Em relação a impressora, vai precisar instalar o HPLIP HP Linux Imaging and Printing | hp's Developer Portal. A tela de configuração é bem intuitiva.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
52.6K Mensagens 4.1K Curtidas
#9 Por apimente.br
05/07/2025 - 16:59
A Marcos
Processador é um Core 2 Duo...

‎Com esse processador não rodará bem o Gnome ou KDE (ainda mais com 4GB de RAM), mas vai rodar legal com XFCE ou outro ambiente semelhante. O bom do XFCE é que ele lembra muito o ambiente do Windows (não o 10 ou 11).
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Não alimente os trols!

Quando tudo mais falhar, leia o manual!

ivoaudio
ivoaudio Cyber Highlander Registrado
7.2K Mensagens 2.2K Curtidas
#12 Por ivoaudio
08/07/2025 - 09:28
Se pudesses passar algumas horas com esse laptop, seria interessante usar o Ventoy para testar e mostrar algumas distros antes de instalar.

Uma vez experimentei instalar o Ubuntu Minimal e escolher interface (XFCE) etc., mas já desfiz-me da máquina. Casualmente, era um laptop HP do trabalho que eu usava em casa, para trabalho remoto (no trabalho usamos Windows).

Certa vez instalei Lubuntu (Ubuntu com LXDE) em um laptop Positivo velho da minha irmã, mas não chegaram a usar. E eu acho XFCE mais agradável de olhar que LXDE.

Uso Ubuntu Studio com XFCE há vários anos. Ubuntu Studio não recomendo para essa máquina, mas XFCE é bem fácil de se adaptar, penso eu.

Uso impressoras HP há uns 20 anos, devido à compatibilidade com Linux. Atualmente tenho uma multifuncional com wi-fi.
Jazz rocks!
---

O Fórum é técnico. Deixem política e religião para as redes sociais. 
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal