Para uso geral, um SSD é o ideal hoje em dia.
Pra rodar Windows, desde a versão 7 eu considero 8 gigas de RAM o patamar ideal pro meu perfil, fico com vários programas abertos, ex, Chrome, Office, player de vídeo, algumas vezes abro um editor de fotos leve como PhotoFiltre e com 8gb sobra metade da RAM ainda, com 4Gb consumiria quase tudo.
Minha irmã pediu pra eu dar um jeito num Samsung que ela comprou em 2015, um Core i3 5005u, 4Gb, HD de 1Tb, restaurei o Windows 10, melhorou pouca coisa, enquanto usava vi que o uso do HD ia a 100% e lá ficava em muitos momentos, um clique de menu demorava muito, ou seja, o gargalo maior é o HD, já estou vendo um SSD pra ele, e também fazer upgrade para 8Gb, para dar uma sobrevida maior a esse laptop.
A convenci mostrando lado a lado num video que fiz o Samsung dela, com um Lenovo que deixei na casa dos meus pais, um Core i5 450m (1ª geração), que depois fui fazendo upgrade até ficar com 8Gb, SSD 120Gb, mesmo mais antigo está muito melhor; tire suas conclusões do que um SSD e mais RAM pode fazer num laptop mais antigo; veja que no Samsung o clique no menu Iniciar foi tão lerdo, que de tanto insistir abriu 4 Word .
https://photos.app.goo.gl/ZpHxqEARRuCoeqov8