Logo Hardware.com.br
Clarisa
Clarisa Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Meu notebook [Lenovo ideapad 320] com 4GB RAM é lento demais, aumentar a RAM vai me ajudar?

#1 Por Clarisa 05/07/2019 - 00:06

O notebook é lento demais, não sei o que fazer, só passo raiva. Meu antigo note era um pentium, troquei pra um core i3 e não esperava tamanha lentidão. Eu também jogo The Sims, mas to quase desistindo do jogo porque eu nunca consigo aproveitar, os gráficos estão baixos, mas continua travando muito. Mas o notebook é lento de um modo geral, demora até pra abrir o menu iniciar.

Responder Tópico
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#4 Por rmaiabh
05/07/2019 - 10:17

O problema do notebook usado em jogos advém de que eles não tem um projeto voltado à alta performance do sistema de dissipação de calor.

Já no caso de melhorar o desempenho, as opções que dispõe são trocar o HD por um SSD e aumentar a memória. Hoje em dia, 8 GB de memória é uma quantidade considerada básica. Se tiver disposta a investir para trocar os referidos componentes, será sempre bem vindo e vai dar uma melhorada substancial no desempenho.

Caso queira uma máquina que te possibilite aproveitar alguns jogos e não queira se desfazer do formato laptop, sugiro considerar comprar uma máquina mais adequada para tal, com vídeo pelo menos 1050 e 16 GB de RAM.

Outra sugestão se você joga em casa é: Já pensou em adquirir um vídeo-game? Pode ser uma solução melhor no seu caso (e às vezes mais barata).

Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
10K Mensagens 1.5K Curtidas
#5 Por cygnusx-1
05/07/2019 - 16:25

lentidão até pra abrir o menu é pq tem coisa errada. Talvez hd já com problema.
i3 sexta geração não é tão fraco assim. Eu uso um i3 terceira geração com 8 giga de ram
e pro dia a dia aguenta firme. Ruim mesmo é hd, que no caso de laptop quase sempre é 5400 rpm.
o que piora mais ainda. Eu indico a troca do hd por um SSD.
Se o uso de memória estiver alto com os seus 4 giga, aumentar pra pelo menos 8 é uma boa também.
Mas não espere bom desempenho com jogos mesmo após os upgrades.

LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
?O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."

icefly
icefly General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 157 Curtidas
#6 Por icefly
05/07/2019 - 22:36

Para uso geral, um SSD é o ideal hoje em dia.

Pra rodar Windows, desde a versão 7 eu considero 8 gigas de RAM o patamar ideal pro meu perfil, fico com vários programas abertos, ex, Chrome, Office, player de vídeo, algumas vezes abro um editor de fotos leve como PhotoFiltre e com 8gb sobra metade da RAM ainda, com 4Gb consumiria quase tudo.

Minha irmã pediu pra eu dar um jeito num Samsung que ela comprou em 2015, um Core i3 5005u, 4Gb, HD de 1Tb, restaurei o Windows 10, melhorou pouca coisa, enquanto usava vi que o uso do HD ia a 100% e lá ficava em muitos momentos, um clique de menu demorava muito, ou seja, o gargalo maior é o HD, já estou vendo um SSD pra ele, e também fazer upgrade para 8Gb, para dar uma sobrevida maior a esse laptop.

A convenci mostrando lado a lado num video que fiz o Samsung dela, com um Lenovo que deixei na casa dos meus pais, um Core i5 450m (1ª geração), que depois fui fazendo upgrade até ficar com 8Gb, SSD 120Gb, mesmo mais antigo está muito melhor; tire suas conclusões do que um SSD e mais RAM pode fazer num laptop mais antigo; veja que no Samsung o clique no menu Iniciar foi tão lerdo, que de tanto insistir abriu 4 Word .
https://photos.app.goo.gl/ZpHxqEARRuCoeqov8

rmaiabh
#9 Por rmaiabh
10/07/2019 - 09:26

icefly disse:

Faz um teste, desativa a memória virtual e veja o que acontece. Se for swap, vai descobrir na hora.

"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
rmaiabh
#11 Por rmaiabh
10/07/2019 - 13:43

Alexandre Grecco disse:

Mais ou menos. O problema de comparar um HD 5400 RPM com um SSD é, em primeiro lugar, o tempo de procura e a velocidade de transferência, que são bastante diferentes. E sim, quando se instala do zero num HD de 5400 rpm, le evai ficar bom (obviamente devido às diferenças de tecnologia não vai se comparar a um SSD), mas com o passar do tempo ele vai degradar o desempenho (e isso é natural em qualquer mídia de armazenamento desse tipo). A diferença é que quando ele está bastante desorganizado, o SSD vai ser muito mais rápido que um HD comum. De um tempo pra cá (uns 6, 7 anos), tenho usado um SSD para o sistema e um HD para os dados, e tem dado super certo. É o mesmo conceito que a gente usa em Storage, com a "tierização" (Tier 1 discos mais rápidos, mais caros e em menor quantidade, Tier 2 discos médios, custo médio e em quantidade um pouco maior e Tier 3 discos mais lentos, muito mais baratos e em muito mais quantidade), ou seja, os dados que tem que estar mais disponíveis ficam em discos mais rápidos, e os menos disponíveis em discos mais lentos.

De modo geral, um SSD vai garantir acesso mais rápido aos programas (carga), mas não vai garantir maior desempenho na execução, principalmente se fizer muito swap, afinal a interface de disco é bem mais lenta que o barramento de memória RAM.

Enfim, eu particularmente digo que se o custo não é um empecilho, colocar o hardware que desempenha melhor é sempre preferível. Mas vai da avaliação de cada um.

icefly
icefly General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 157 Curtidas
#12 Por icefly
14/07/2019 - 09:44

Alexandre Grecco disse:
rmaiabh disse:

Nem preciso fazer.
No meu Core i5 8250u portanto 8ª geração, muito melhor quo Samsung em questão, também quando estava com 4Gb e HD 5400rpm, desativei o swap e não deu outro, crash no Chrome.

O Samsung já não está mais comigo, devolvi pra minha irmã, pena eu não ter tirado um print do Gerenciador de Tarefas, enquanto fazia backup dele para u HD externo, com o uso do disco a 100% o tempo todo... que máquina fica usável nessa condição?
Tive de deixar fazendo essa única tarefa por cerca de 1h pra copiar uns 200Gb de arquivo pra não passar raiva e era um HD externo Seagate 3.0.

A prova da lentidão dele está no vídeo acima que fiz, contra fatos não há argumentos.
Me desculpe mas se você não é exigente com desempenho, hoje em dia eu sou, depois de usar SSD já há uns 6 anos.

TmfeijoMMonroe
TmfeijoMMonr... Cyber Highlander Registrado
13.7K Mensagens 4.2K Curtidas
#14 Por TmfeijoMMonr...
14/07/2019 - 22:20

Boa noite e bem-vinda benquista autora !

Tudo dependerá de seu uso.
Elementar.

Abraços.
Clarisa disse:

A ignorância é a pior inimiga do homem . Não tenho medo de nada; apenas da inveja . E o mundo cada vez melhor !!
Palavras sábias de um hiper profissional do judiciário; perito digital e em psicologia jurídica .
A sua inveja é a velocidade de meu sucesso .
Um coração medroso congela o trabalho . Um coração temerário incendeia qualquer serviço ; arrasando - o .

rmaiabh
#15 Por rmaiabh
15/07/2019 - 09:28

icefly disse:

Eu não tenho nenhuma máquina minha que não tenha SSD... E tem pelo menos 7 anos que uso SSD...

Responder Tópico
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.