Logo Hardware.com.br
Scodocs
Scodocs Novo Membro Registrado
20 Mensagens 0 Curtidas

O que é o OC em uma placa-mãe?

#1 Por Scodocs 20/09/2020 - 18:44
Olá, boa dia, tarde, noite.
Estou com uma duvida em relação a placa que quero comprar, essa ai:
https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10#kf
Porém quando olha nas especifações da memoria que ela aguenta diz isso:
"Support for DDR4 3600(O.C.)/3466(O.C.)/3200(O.C.)/2933/2667/2400/2133 MHz memory modules"
o que seria essa parte onde está "(O.C)"?
se eu colocasse essas memorias ai em baixo, funcionaria sem eu ter que fazer nenhuma alteração?
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=115464
o meu processador é um Ryzen 5 2600x
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
20/09/2020 - 19:17
Scodocs disse:

Boa noite!

Overclock é quando você pega um processador ou memória de um certo clock e sobe ele. Ex, uma memória de 2400Mhz, você aumenta o clock dela no setup do BIOS para 2600Mhz, se ela funcionar nessa velocidade acima do original dela está bom, mas muitas vezes você precisa aumentar a voltagem para manter uma estabilidade, isso gera aquecimento e para isso vai precisar de uma melhor refrigeração.

se eu colocasse essas memorias ai em baixo, funcionaria sem eu ter que fazer nenhuma alteração?

Até onde sei não, precisa configurar.

Sua placa-mãe suporta como nativo memórias: 2933/2667/2400/2133 acima disso só vai funcionar em modo de overclock. Se comprar uma memória de 3200Mhz o natural dela é funcionar no máximo em 2933, ai vai precisar configurar no setup do BIOS para ela funcionar como 3200Mhz. Então não vai precisar fazer overclock na memória, pois ela já é de 3200Mhz, vai precisar configurar na placa-mãe o modo over geralmente o XMP para 3200Mhz

Aconselho comprar memórias de 2933Mhz que é o de suporte nativo do seu processador Ryzen 5 2600x

Deve se atentar para a compatibilidade de memória também! Seu processador é um Pinnacle Ridge

Segue abaixo uma lista de memórias qualificadas para essa linha de processadores. Existem alguns modelos de memória que não estão ai e funcionam, mas é bom sempre seguir essa lista para não ter dor de cabeça!

https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_b450-aorus-elite_pinnacle.pdf
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
Scodocs
Scodocs Novo Membro Registrado
20 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Scodocs
20/09/2020 - 19:55
PH disse:

Entendi então é melhor eu deixar está 3200mhz de lado por causa de meu processador?
E dessa lista ai, qual memoria você me recomenda comprar?
Ou você me recomenda outra placa-mãe para o meu processador? Eu gostaria de uma que suporte o meu ryzen 2000 e possa receber o ryzen 3000
eu já tenho uma b350 mas parece que ela não está acompanhando muito bem meu processador e ela só tem 2 slots de memoria
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
20/09/2020 - 20:35
Scodocs disse:

Olha, na lista de suporte de memória de a de 3200Mhz, as marcas de memórias que estão lá são boas, como da Corsair e HyperX que faz parta da Kingston. Agora só funciona nessa velocidade em over clock.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal