Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 972 Curtidas

Oito em cada 10 brasileiros acreditam que estão ficando para trás em suas profissões

#1 Por Quemel 19/03/2025 - 19:03
Caras colegas, caros colegas de profissa de TI desde GDH, salve!

Tive uma experiência em 2024 com EAD (100%) em uma instituição de ensino superior. Descobri que haviam 536 alunos/alunas no curso. Isso com um único professor-tutor e a titular da disciplina. Recebia por dia cerca de 10 e-mails me cobrando um exercício que já havia concluído em semanas.

Percebi que nessa IES (mensalidade R$ 375) o EAD era apenas leitura de PDF e postagem em Fórum. Não me adaptei!

Os vídeos curtos são os preferidos para atualização profissional. A maioria dos respondentes também investiu em certificações.

Para uma formação em TI continuo apostando em uma sólida formação acadêmica. Vejo no mercado uma proliferação de cursos que prometem formar mão de obra em segurança da informação. Fico preocupado com esse cursos, pois após 2.5 anos temos uma pessoas formada em generalidades.

E quando vejo um jovem de 18 anos se julgando "velho" demais para começar um bacharelado, fico ainda mais preocupado.

Abraços,
Quemel
MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.8K Mensagens 1.7K Curtidas
#2 Por MadMax
19/03/2025 - 20:27
Infelizmente, está cheio de Uniesquinas por aí.

Elas são úteis se o seu objetivo é unicamente conseguir o certificado.

Eu concluí recentemente uma Pós Graduação de Data Science, mas o curso todo foi horrível. Não vou nem divulgar a "instituição", pois não merecem propaganda. Nem negativa.
Era somente videoaula com interação zero. Um lixo total.

Não me arrependo, pois minha empresa estava me cobrando uma especialização que eu já dominava boa parte da prática.
Literalmente paguei pelo certificado.

Nesse exato momento, estou me matriculando em outra Pós Graduação, mas dessa vez em uma universidade de verdade (PUC Minas) para estudar Estatística Aplicada a Ciência de Dados.
A grade curricular me deu água na boca.
Ryzen 7 5700G/ 32GB Corsair 2666MHz / Gigabyte B450M DS3H / XPG Core Reactor Gold 850W / Kingston NV2 500GB + Corsair MP300 240GB + SSD Sandisk Plus 240GB + HD Seagate 1TB Hybrid +HD Toshiba 2TB / MSI 6750X 12GB VRAM

Assinatura deve ser útil e relevante ao fórum. Sem mimimis.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
20/03/2025 - 08:27
Quemel disse:

Bom dia!

Eu sou das antigas, nunca me adaptei a esse tipo de curso EAD, pois muitos são assim mesmo, tentam coloca o mais prático possível. Na pós da minha época, poderia escolher no sábado (quem não tinha tempo na semana), era o dia todo, cansativo, mas presencial e bem proveitoso.

Infelizmente temos muitos "profissionais" se formando nesses cursos e muitos ficam com conhecimento duvidoso. Agora, os que fazem tem seu diploma, mas continuam se aprofundando por fora, esses acabam se tornando ótimos profissionais.

Eu no momento estou fazendo um EAD da Mikrotik que são 100% video aulas e com laboratório em VM, faço esse como preparação para certificação MTCNA que é prova pratica ao vivo com consultor credenciado, ou seja, aprende ou não aprende.

Quando fiz a faculdade de Redes era maior enrolação, professor faltando e alguns nem sabiam o que faziam ali. Uma professora da angola, essa sabia muito e era na parte de TCP/IP, se todos fossem igual a ele, nossa sairíamos com conhecimento lá em cima! Muita coisa já sabia e muita eu aprendi de forma mais prática e eficiente, mas também não parei de estudar por fora, pois área de TI atualiza em uma velocidade muita grande.

Muitos fazem curso, faculdade e param por ai e, o conhecimento não é perdido, mas as práticas podem ficar desatualizadas.  Tenho como exemplo as certificações Microsoft, tem validade, precisa sempre estar estudando e se atualizando. 

Na realidade em muitas profissões precisamos estar atualizados, o bruto que aprendemos é o mesmo, mas táticas e técnicas vão mudando com o tempo.

Para mim, sentar em uma cadeira na frente do professor ainda é a melhor maneira de aprender.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal