Logo Hardware.com.br
vinicius-henrique
vinicius-hen... Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

PC congelando iniciar Windows/tela BIOS

#1 Por vinicius-hen... 21/01/2025 - 01:03
CONFIGURAÇÕES:

PLACA MÃE: X7 V124 B75 (PROVÁVEL MACHINIST)
PROCESSADOR: XEON E3 1270 V2
MEMÓRIA RAM: 16 GB 1600Hz HyperX
PLACA VÍDEO: RTX 2060 6GB
FONTE: CORSAIR VS600
AIRCOOLER: T20 COOLER MASTER
ARMAZENAMENTO: 01 SSD 240GB, 01 HD 500GB

Fala pessoal, eu tô com um problema intermitente, e em busca de solução a algum tempo já, e não encontrei nada parecido, atualmente minha máquina congela ao "quase" iniciar o windows, para ser mais preciso, algumas horas chegar a congelar também na tela de BIOS, sempre em momentos aleatórios. Ao quase inicializar o windows, onde há o ícone de carregamento inicial.
Já fiz testes em outra placa mãe e todos as peças funcionaram perfeitamente, sem nenhum problema aparentemente. Também fiz teste como ligar apenas o necessário, ligar fora do gabinete, ligar com outra fonte, mas todos sem resolução Alguns do sintomas que tive ao longo do tempo, fora justamente congelamentos aleatórios ao usar o windows em momentos diversos, seja jogando ou simplesmente fazendo tarefas básicas. Gostaria de dicas ou possíveis soluções, pois já não sei mais o que testar.

OBS: não possuo aterramento em casa, não sei se seja influenciável.  Anexo do post

Grato!

Anexos

PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
21/01/2025 - 06:30
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Se congelou na tela do BIOS, seu problema possivelmente é no hardware, pode ser na memória RAM, placa de vídeo ou mesmo na própria placa-mãe que aliais, esse kit Xeon é muito problemático, da todo tipo de problemas. Tem um pente de 16GB ou dois de 8GB? Se tiver um pente, teste em todos os slots.

Disse que testou todas as peças em outra placa-mãe, qual era a placa-mãe, quais peças testou e como testou?
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
vinicius-henrique
vinicius-hen... Zerinho Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por vinicius-hen...
21/01/2025 - 08:26
PH disse:

‎A outra placa mãe em que realizei os testes foi uma Asus P8Z77-V LK, e não ocorreu nenhum erro incomum, rodou o S.O normalmente. 

Testei nela todas as peças, incluindo RAM, PLACA DE VÍDEO, ARMAZENAMENTO e PROCESSADOR. 

Cheguei a realizar o teste de memória do Windows, e as memórias ram (2x8GB) não apresentaram nenhuma incoerência.

Realizei também o teste com Mats (Mods) NVidia, para diagnosticar memórias da placa de vídeo, e tudo ok.

Tenho um segundo processador para testes com vídeo integrado, um i3 3220 e no vídeo onboard, também apresenta congelamentos.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#6 Por PH
21/01/2025 - 16:27
Boa tarde!

Teria que baixar o esquema elétrico e verificar todas as tensões principalmente do regulador de tensão. Essas placas vem com BIOS modificado, então boa sorte com a regravação do mesmo!
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal