Olá, estou enfrentando serios problemas com o meu pc, tenho ele a uns 2 anos e dentro de uns 4 meses atras começou a dar uns problemas estranhos que ate entao eu apenas ignorei, porem o problema piorou e MUITO. Costumo jogar muitos jogos por varias horas durante o meu tempo então demando bastante da maquin. Já vou logo avisando que não tenho plena certeza se é esse o problema mesmo, mas vamos lá:
A placa de video é uma AMD Radeon 580 (alias eu vou deixar um relatorio com todas as especificações do pc pra não ter problema no entendimento)
No inicio, quando eu jogava algum jogo por aí (um programa) as coisas começavam a ficar meio estranhas como: certos sprites e textura começavam a distorcer e ficar desproporcional ate o nivel de piorar e ficar constantemente mexendo e consequentemente (no pior dos casos) o computador simplismente congelar e eu ter que reiniciar ele manualmente
Até aí tudo bem, pois achava que o problema talvez estava no jogo ou algum arquivo que vai la deu algum problema e alguma atualização poderia resolver. POREM, com o decorrer do tempo so foi piorando as coisas e deixando o problema que ate então não era tao incomodo ficar extremamente irritante, praticamente todos os jogos que eu abria a tela ficava insuportavelmente glitchada e e quase impossivel de ver alguma coisa mas até entao o congelamento era raro.
Até entao eu comecei a pesquisar soluções pro problema até que cheguei na hipotese de que o problema possivelmente era a placa de video, já que as coisas que aconteciam no jogo eram gliches puramente visuais e o congelamento era como se o pc não tem RAM suficiente para rodar alguma coisa (o que não é verdade), então, fui verificar as possibilidades:
- Driver
- Hardware
- Atualização
que até então estava tudo bem em dar uma verificada, porem ao ver que estava tudo atualizado e ok decidi so dar um tempo pra ver no que dava... e olha só! durante uns meses eu so liguei o pc e as coisas funcionaram perfeitamente como se fosse milagre, apenas aceitei e segui pra frente.
Passou em torno de 1 mes e meio e percebi umas coisas estranhas durante minha rotina, quando eu jogava algo via que as vezes alguma coisa parecia q bugava (sempre visualmente) mas voltava ao normal, questão de milissegundos, comecei a ficar com medo de o tormento voltar, e assim fez.
Atualmente os problemas voltaram e dessa vez pior do que eu imaginava, eu antes até tinha feito algumas gravações pra mostrar como era o bug visual porem so consegui recuperar alguns pois na tentativa de eliminar o problema, tentei formatar completamente o PC pra ter certeza de que o problema não é de driver:
https://drive.google.com/drive/folders/1cfi0DNX86QjR6a2FvJqBNkFatXukNnsk?usp=sharing
com o tempo eu vou adicionando mais video e imagem do que vai acontecendo com o tempo.. É sempre algo diferente que acontece, mas com mais frequencia esses glitches que aparecem e as vezes a tela pipocada e distorcida como eu havida dito.. as vezes a fonte de texto do jogo muda tbm e vai por aí nesses eventos aleatorios
Explicando melhor o que ta acontecendo atualmente é: o problema ate entao acontecia em apenas jogos pesados, porem ele se alastrou pro computador inteiro, ele congela com o Opera aberto, jogos extremamente leves e se brincar até mexendo no explorar do windows, os efeitos de tela estão BEM menores comparado com antigamente porem as consequencias estão mais fatais como o congelamento, hoje formatei completamente ele pois ví que o windows estava corrompido e havia drivers dando erro (olhando no registro de eventos) então formatei na esperança de resolver tudo isso porem não funcionou (o que me leva a crer mais ainda que é problema de hardware)
Mandei um ticket pra Intel pra saber se tinha algum problema com os drivers dele de compatibilidade e a hipotese deles possivelmente era na placa de video
O problema era bem parecido com esse no topico ate certo ponto, porem no final foi perdendo a linha de raciocinio e não creio que essa solução seja valida (até por que é bem antigo o artigo):
https://www.hardware.com.br/comunidade/pc-congela/1227814/1.html
Meu amigo que é tecnico disse que as vezes é problema de hardware principalmente na solda, mas sinceramente não sei muito bem o que fazer.
Todo tipo de hipotese é valida e estou aberto a perguntas
Obrigado pela ajuda

KirmaKy
Novo Membro
0 Curtidas
Placa de vídeo congelando o PC.
#1 Por KirmaKy
27/08/2020 - 21:14