Ilkyest
Super Zumbi
745 Curtidas
É uma distro antiga.
Use o Rufus para formatar/preparar o pendrive. Selecione a ISO, selecione o pendrive, e aguarde. Depois tente novamente
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k /
64Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 8Gb
// Corsair TX 750W modular //
Air Cooler Stock
CyberMaximus
Cyber Highlander
2.8K Curtidas
O drive tá lendo normal?
Tá gravando numa velocidade q o drive consegue ler?
tente gravar numa velocidade mais lenta.
jricslima
General de Pijama
474 Curtidas
Esse foi um dos vários procedimentos que fiz. o Rufus de imediato avisa que não será possivel e nem vai a frente.
Atualização: 15/01/2025 16:20
No caso não é gravar no CD, e sim gerar uma ISO a parir dele, e sim, para gravar ISOs, até mesmo de jogos, o ideal para garantir que não haja erros de leitura, é gravar em 4 ou 2x.
Em outro post, falarei algo a respeito de uma curiosidade sobre essa pérola do Morimoto.
Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº...,não sou peixeiro,
não ensino a pescar!..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...,não sou pescador.
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Qual a razão para ressuscitar uma distro tão antiga? Eu não consigo imaginar um motivo.
Sei que o Kurumin deixou saudades em todos nós, mas já morreu faz muito tempo. Na minha opinião, não vale a pena.
jricslima
General de Pijama
474 Curtidas
Sim, mas não é minha intenção resuscitar a Distro, pelo que sei, o Big Linux já fez isso, lançando sua primeira versão, baseada nele, mas creio que posso comentar por aqui mesmo, o motivo de querer relembrar ela novamente, sem ser preciso abrir um novo tópico.
É o seguinte, bateu uma curiosidade de saber quem criou a tão usada Plank, e ao testar a IA do navegador Brave, ele não soube responder, mas curiosamente, após uma resposta dada pelo IA do WhatsApp, o Brave agora já tem também uma resposta.
A IA do WhatsApp respondeu:
O Plank é um dock (barra de ícones) para ambientes de trabalho Linux, criado por Riccardo Pizzuti. Ele foi lançado em 2010 como parte do projeto Elementary OS, com foco em design minimalista e intuitivo.
A resposta da IA do Brave:
A Plank foi criada pelos desenvolvedores do elementary OS. A Plank é uma dock, ou docklet, que serve para personalizar e melhorar o uso do desktop GNU/Linux.
Só que:
Traduzido do inglês-Riccardo Pizzuti é um ator e dublê italiano. Ele é conhecido por interpretar o papel do pistoleiro Morton Clayton no filme de 1972, Man of the East. Ele apareceu em They Call Me Trinity e sua sequência Trinity Is Still My Name. Wikipedia (inglês)
E no site do Diolinux, diz apenas que:
A Plank foi criada para ser utilizada no próprio elementary OS, mas acabou sendo adotada por várias distribuições Linux.
Mas o que o kurumin tem a ver com tudo isso?
Por isso eu ia abrir um novo tópico, porque estou querendo saber, em que ano os desenvolvedores criaram ela, porque pelo que eu saiba, essa plank já existia nos primórdios do Kurumin, que aliás, dá de 10 x 0 nas versões de Planks atuais.
Não foi a toa, que o Kurumin encantou a todos naquela época, não só com suas facilidades e funcionalidades, mas também com sua beleza, e a Plank, já estava lá, com o nome de ícones mágicos.
Alguém tem as datas de criação, para informar?
Ainda não achei informação mais detalhada.
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Bem, acredito que teria sido mais fácil perguntar aqui, mas de qualquer forma resolvi perguntar para outras IAs:
ChatGPT:
quem criou a dock plank usada no sistema operacional linux ?
A Dock Plank é um dock de aplicativos simples e leve para sistemas operacionais Linux, especialmente popular em distribuições baseadas em GNOME ou no ambiente de desktop Pantheon (utilizado no sistema operacional Elementary OS). Ela foi criada e é mantida por David O'Connor, um desenvolvedor que contribuiu para a comunidade de software livre, particularmente com o objetivo de fornecer uma alternativa visualmente atraente e funcional para a inicialização de aplicativos no Linux.
Gemini:
quem criou a dock plank usada no sistema operacional linux ?
A Plank é uma dock muito popular no mundo Linux, conhecida por sua simplicidade e elegância. Ela se integra muito bem a diversos ambientes de desktop, oferecendo uma experiência limpa e eficiente para o usuário.
Origem e Desenvolvimento:
A Plank foi criada originalmente para ser a dock padrão do elementary OS, uma distribuição Linux que se destaca pelo seu design inspirado no macOS. O desenvolvimento da Plank é liderado pela equipe do elementary OS, que busca oferecer uma experiência de usuário consistente e agradável.
Características Principais:
- Simplicidade: A Plank se concentra em fornecer as funcionalidades essenciais de uma dock, sem muitos recursos extras que possam torná-la complexa.
- Leveza: A dock é conhecida por seu baixo consumo de recursos do sistema, o que a torna ideal para máquinas com hardware mais modesto.
- Personalização: Apesar de sua simplicidade, a Plank oferece algumas opções de personalização, como temas e a possibilidade de adicionar docklets (pequenos aplicativos que se integram à dock).
Utilização em Outras Distribuições:
Embora tenha sido criada para o elementary OS, a Plank pode ser instalada e utilizada em diversas outras distribuições Linux, como Ubuntu, Linux Mint, Fedora, entre outras. Sua popularidade se deve à sua estabilidade, leveza e aparência agradável.
Em resumo: A Plank é uma criação da equipe do elementary OS, que buscava uma dock simples, elegante e eficiente para o seu sistema. Sua qualidade e popularidade a tornaram uma opção presente em diversas outras distribuições Linux, conquistando usuários que apreciam uma interface limpa e funcional.
Atualização: 16/01/2025 08:09
De qualquer forma, se achar interessante, eu encontrei para baixar:
https://pt.osdn.net/frs/g_redir.php?m=jaist&f=brproject%2FKurumin%2Fkurumin+2.13%2Fkurumin-2.13.iso
jricslima
General de Pijama
474 Curtidas
Primeiramente, obrigado pelo link, mas a versão que tenho no CD é a 2.21, que não encontrei nem no site da DistroWhatch
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.
Bem, acredito que teria sido mais fácil perguntar aqui, mas de qualquer forma resolvi perguntar para outras IAs:
Sim, essa pergunta eu ia fazer em outro post, mas acabei fazendo por aqui mesmo.
Então, os americanos tem mania de tomar para si, as invenções dos outros, na minha opinião, pegaram essa idéia do Kurumin, e como sabemos, as IAs estão sujeitas a cometerem erros, a prova disso é IA do WhatsApp, diz ser outra pessoa, a não encontra-se informações claras e precisas quanto a isso, embora você tenha perguntado á IAs, supostamente mais bem elaboradas.
Mas a questão do título desse post, ainda não está resolvida.
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Fiz vários procedimentos diferentes, para gerar a ISO do CD
Estava pensando nesse caso, quais foram esses procedimentos? Penso que se usar o dd para gerar a iso deveria funcionar. Algo como dd if=/dev/sdx of=/dev/sdy
onde
sdx é o drive de DVD e sdy é o pendrive.
Já tentou isso?
jricslima
General de Pijama
474 Curtidas
Vou tentar esse e mais um outro, depois dou retorno.
Edit.:
Na primeira vez, fiz conforme seu exemplo copiando direto para o pendrive, mas também não funcionou, dando o boot pelo pendrive.
Na segunda vez, fiz diferente, dei uma pesquisada e acrescentei mais um parãmetro:
sudo dd if=/dev/cdrom of=/home/username/imagem.iso bs=2048
Criou de boa a ISO na pasta Downloads, e usei a ferramenta do openSUSE: SUSE Studio Imagewriter, mas deu um aviso, tipo o Rufus, ou seja, todos os aplicativos que usei até agora, para criar uma ISO do CD do Kurumin, as ferramentas que geram o pendrive bootavel, dão erro.
Atualização: 20/01/2025 21:45
Edit 2.:
Descobri por acaso, pesquisando por Distros Linux baseadas no Debian, o projeto Kumander Linux
https://www.kumander.org/
E por inferência, nessa informação abaixo, na frase: "A inicialização ao vivo é incorporada ao ISO", entendi o motivo pelo qual a ISO gerada pelo CD, não dá boot pelo pen drive, após ter tentado de várias formas e ferramentas, para criar um pen drive bootavel, e lembrei que na época, se usava em certas ocasiões, um disquete de boot, para poder inicializar o kurumin, entendo que só fazendo uma remasterização e incluindo na ISO um script que permita tal função.
Atualização: 22/01/2025 10:25
Anexos