apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Pelo que vejo, o problema vai ser a quantidade de memória que você tem, seria necessário fazer testes para ver qual cai bem com 2GB de RAM.
Movido da sala "Linux - Outros Assuntos" para a sala "Linux - Instalação"
Por gentileza, observe a descrição das salas antes de criar um tópico nela.
ivoaudio
Cyber Highlander
Registrado
7.2K Mensagens
2.2K Curtidas
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Penso que uma distribuição com LXDE deve ter um desempenho razoável, minha dúvida é na navegação na Internet - hoje em dia os navegadores (e os sites) estão cada vez mais pesados.
CyberMaximus
Cyber Highlander
Registrado
16.8K Mensagens
2.8K Curtidas
Manin se vc tá tendo problemas com desligamento sobre carga, sua placa mãe ou fonte estão com defeito, geralmente isso é causado por capacitores eletrolíticos estourados ou estufados, dê uma olhada nos q alimentam o processador.
Agora sobre a distro, veja o Lubuntu, ou Xubuntu.
Mas como já foi dito, o problema nem é a distro em si, e sim a quantidade de ram q vc tem, isso limita muito o uo de navegadores, pois eles são consumidores vorazes de ram.
ivoaudio
Cyber Highlander
Registrado
7.2K Mensagens
2.2K Curtidas
É impressionante a diferença de consumo de recursos do Google Chrome, comparando o Chrome OS com um sistema operacional comum. Em um Chromebook com 4GB de RAM e processador Celeron consigo abrir muitas abas. Baita otimização. Se os chromebooks fossem mais baratos, eu compraria um para mim, pois já me acostumei a trabalhar com armazenamento na nuvem. Na prática, quem usa bastante smartphone também, só que ainda não se deu conta disso, e ainda acha que computador precisa, sempre, ter tudo no dispositivo.
Jazz rocks!
---
O Fórum é técnico. Deixem política e religião para as redes sociais.
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
É uma possibilidade: instalar o Chrome OS para ver como se comporta.
wjv27
Membro Junior
Registrado
201 Mensagens
13 Curtidas
Verdade, usando aqui o LTSC vejo que o EDGE usa bem menos ram que o Chrome, se o sistema não minimizar isso mesmo usando o mínimo de ram, terei de me regular no uso do Chrome que não pretendo deixar de lado
coloquei um post aqui no fórum sobre esse problema e infelizmente não tive nenhuma resposta a altura dessa, creio que seja isso mesmo, mas já procurei visualmente nas placas e não achei nada deteriorado, as fontes não são pq os testes que fiz eliminou
confesso que o Chrome OS é a menina dos olhos, porém acho que ele é mais versão mobile que desktop, tem coisas nos linux de desktop que não tem no Chrome OS, ainda não desisti, é o sistema que tenho interesse desde o início, mas tentei instalar a iso e não saiu do logotipo, creio que foi o limite de armazenamento do pem drive que usei que tem 7,5GB, ciente disso deixei pra depois
O motivo de deixar o windows de lado é o fim do suporte da versão 10 esse ano forçando os usuários a migrar para uma versão que exige muito de hardware e a Microsoft abandonar aquela coisa toda de inclusão digital, usuários que so querem um sistema pra seu negócio, e etc, a Microsoft está só visando o lucro impondo a venda de suas licenças caríssimas, exigindo upgrade de hardware a cada upgrade de software e etc, coisas que já se falava a décadas, mas que agora está insustentável para quem é sustentável, então pra um comportamento sustentável de redução de lixo eletrônico, reciclagem, reaproveitamento, contra o consumismo exagerado, capitalismo selvagem, obsolescência programada, estou tentando resgatar esses 2 equipamentos antigos pra usar e saber qual sistema se sai melhor, por isso não pretendo mudar os hardwares, a mobo ta com um limite de funcionar apenas 1 dos 2 canais de ram então só consigo 2GB e o netbook não tem dual Chanel
Graças a essas imposições da Microsoft, agora é o momento em que o Linux poderia ganhar o mercado, mas tem que melhorar muito em termos de compatibilidade de software's, facilidade de uso, eliminação da exigência de códigos de pronp pra coisas cotidianas, o usuário "normal" quer a comodidade que o windows dá, e não a complexidade do Linux.
Por outro lado também os programadores de software desenvolver mais direcionado ao linux ampliando bem mais a compatibilidade dos software's.
Os problemas com driver's também tem que estar minimizados, enfim, tem que estar a altura pq o usuário "normal" não quer saber de retrocessos, ao menor sinal de dificuldades retorna para o windows.
Também tem a confiabilidade de segurança, muitos ainda tem um pé atrás sobre o Linux ser seguro ou não, existe muitas distros e não é todos que sabem diferenciar qual é a confiável ou vulnerável
Esperava umas indicações mais direta do tipo "use o Y", porém entendo, mas vou ficar no aguardo de mais indicações !
Agradeço as respostas!
Fuçador e curioso na informática.
Alguns conhecimentos práticos e facilidade de aprendizagem.
ivoaudio
Cyber Highlander
Registrado
7.2K Mensagens
2.2K Curtidas
Lamento que eu não consiga indicar "usa o Linux tal", porque doei um netbook para uma pessoa que precisava, e o meu netbook fraquinho que mantive comigo estragou. Sobrou um laptop Dell com i5 e 8GB de RAM, que roda Ubuntu Studio tranquilamente, mesmo que atualmente esteja com menos de 4GB livres no SSD (mantive o Windows que veio e fiz dual boot). Como uso armazenamento na nuvem e em discos externos, isso não incomoda tanto.
Nesses dois netbooks que citei eu rodava o mesmo Ubuntu Studio com XFCE que rodo no Dell. O Acer One que eu doei tinha processador Atom de 2 núcleos e 1GB de RAM. O Asus que ainda não mandei para descarte tem 2GB de RAM, mas o processador é mais vagabundo, um AMD de 1 núcleo.
Eu conseguia editar áudio neles, mas usar o Chrome para navegar era um sacrifício.
Consigo repetir: no tempo da pandemia, experimentei o Antix e funcionou em dois notebooks velhos, um Positivo e um... HP, acho. No HP foi necessário usar rede ethernet para baixar e instalar um driver para a placa de rede wireless, e depois seguiu funcionando.
Cheguei a instalar o Lubuntu no Positivo, mas a pessoa ficou muito tempo sem usar, esqueceu a senha e, quando fui arrumar, troquei para o Antix. Não consigo comparar o desempenho dos dois.
Pessoalmente, gosto mais da interface XFCE do Xubuntu mas, pensando que as distros *buntu podem ser mais pesadas, recomendaria alguma outra com XFCE para testar.
Reitero que providenciar um pendrive de maior capacidade, instalar nele o Ventoy e baixar algumas isos de distros facilitará muito os testes e a escolha do futuro sistema operacional.
Ah, as interfaces mais leves que usei foram Window Maker e Fluxbox em um Mandrake Linux há 25 anos.
Jazz rocks!
---
O Fórum é técnico. Deixem política e religião para as redes sociais.
apimente.br
Cyber Highlander
Moderador
52.6K Mensagens
4.1K Curtidas
Não testei, mas me pareceu promissora essa distro baseada no Arch feita para PCs com poucos recursos:
Archcraft
Archcraft utiliza gerenciadores de janelas e aplicativos leves, o que o torna super rápido. Com configurações pré-configuradas, o Archcraft oferece a melhor experiência de gerenciador de janelas pronta para uso.
wjv27
Membro Junior
Registrado
201 Mensagens
13 Curtidas
Agradeço as indicações, já dei uma olhada nelas e irei pensar um pouco sobre essas.
Garimpando aqui achei a Sparky que finalmente equilibra a balança INTERFACE X MEMÓRIA RAM.
Com um consumo de 450mb de ram a versão MinimalCLI é sem um desktop gráfico e sem programas. Pensando numa instalação super enxuta conjitei em instalar pra depois instalar a interface gráfica da versão MinimalGUI, porém olhando o comportamento do uso da ram em 250mb da versão MinimalGUI percebi que não faz sentido isso, então escolhi a versão MinimalGUI que o único problema que vai de contra com meus critérios é os programas que já vem instalados.
A maioria das informações na internet sobre o Sparky vi em outro idioma o que caracteriza ser uma distro não muito usada aqui no Brasil
Me digam ai se foi boa escolha, se essa distro tem alguma coisa que pode gerar problema, se alguém já usou, o que achou?
Fuçador e curioso na informática.
Alguns conhecimentos práticos e facilidade de aprendizagem.