Logo Hardware.com.br
lkluppel
lkluppel Super Participante Registrado
1.3K Mensagens 1 Curtida

Prescott 64-bits

#1 Por lkluppel 18/02/2004 - 21:19
Notícia quente: A Intel irá lançar o Preshot (opa, desculpa, Prescott) com extensões de 64 bits. A implementação será a mesma do A64. (nominalmente: "64-bit flat linear addressing, 8 new general-purpose registers (GPRs), 8 new registers for streaming SIMD extensions (SSE, SSE2 and SSE3) and 64-bit-wide GPRs are available along with instruction pointers"

Tanto Intel qto AMD podem rodar softwares tanto em modo legacy (IA32) quanto em modo 64 bits.

A Intel falou que desenvolveu toda a tecnologia sozinha, apesar dela ter um acordo de cross-licencing com a AMD (que coincidência a implementação ser tão igual...)

Não se sabe ainda se os Prescott's 64 vão sair no socket 478 ou no futuro socket T.

A boa notícia p/ a AMD como eu é que isso não resolve o grde problema do Prescott: temperatura. (Apesar de a Intel estar lançando um novo stepping do Prescott, como eu havia comentado no tópico: http://www.forumgdh.net/viewtopic.php?t=127625&highlight=prescott ) Com isso o Hammer continua sendo um proc. competitivo, principalmente se o lançamento do 90 for um sucesso.
Outra boa notícia é que o x86-64 não vai virar um 3d now!

A boa notícia para todos é que os processadores devem abaixar de preço. A má notícia é que estamos caminhando, há mto tempo, para um monopólio.

esquci de dizer: Senhores, estamos assistindo ao nascimento da ERA do 64 bits no desktop :lol:
D.2
D.2 Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 10 Curtidas
#2 Por D.2
18/02/2004 - 21:28
De onde vc tirou essa noticia?

A uns tempos atrás eu já havia lido no X-bit Lab sobre isso,mas havia um detalhe os dois seriam incompativeis.

O morimoto também já havia comentado à muito tempo atrás sobre o Yamhill.
:. Yamhill

Estamos à beira de mais um impasse no mundo da Informática. O conjunto de instruções IA32, que surgiu com o 386, mas que continua sendo utilizado em todos os processadores PC de 32 bits atuais atrapalha cada vez mais o desempenho do PCs. As limitações quanto ao gerenciamento de grandes quantidades de memória, a execução de instruções de forma serial, entre outros problemas já são um problema a muito tempo no ramo dos mainframes e está tornando-se uma limitação também nos PCs domésticos.

A solução definitiva são os processadores de 64 bits, que mais cedo ou mais tarde se tornarão o padrão. É aí que surge o problema. Intel e AMD optaram por criar conjuntos diferentes de instruções. A Intel apareceu com o seu IA64, que já é utilizado no Itanium, enquanto a AMD optou pelo x86-64, que será usado na família Hammer. Naturalmente os dois conjuntos são incompatíveis.

O IA64 é um conjunto de instruções 64 bits "puro", que abandona toda carga de legado do conjunto atual, mas em compensação não é compatível com os programas de 32 bits. O Itanium inclui um sistema de emulação, que permite rodar aplicativos de 32 bits, mas com um desempenho muito fraco.

O x86-64 por sua vez é uma extensão do IA32, que é capaz de rodar aplicativos de 32 e 64 bits sem perda de performance. Em compensação, o compromisso em manter o processador compatível com os dois padrões torna-o mais complexo. A AMD já liberou o conjunto de instrução para uso de outros fabricantes, inclusive da própria Intel, mas a oferta foi recusada.

Quais são as chances de cada um dos dois padrões? Não dá para dizer, pois o Itanium está tendo uma aceitação muito abaixo do esperado e temos poucas informações sobre como será o desempenho dos Hammers, além dos gráficos divulgados pela própria AMD. Mas, a situação da Intel é um pouco mais arriscada, pois depende da vontade dos usuários e desenvolvedores em migrar para o novo conjunto de instruções, enquanto a solução da AMD permite que todos continuem utilizando os programas de 32 bits e migrem para os de 64 bits conforme houver interesse, algo parecido com a transição dos programas de 16 bits para os de 32 bits que tivemos com o lançamento do Windows 95: apesar das limitações, tem muita gente que utiliza programas de 16 bits até hoje.

Mas, a Intel também tem em mãos um conjunto de instruções híbrido, chamado Yamhill, que será implantado nos processadores Itanium com core Prescott, uma arquitetura de 0.09 mícron que estará disponível apenas em 2003. Porém, nada está decididdo ainda. Segundo o divulgado, a Intel ainda irá acompanhar a recepção do mercado aos processadores da AMD para só então decidir se irá ativar o conjunto ou se irá manter o Itanium um processador de 64 bits "puro".
D.2
D.2 Ubbergeek Registrado
#5 Por D.2
18/02/2004 - 21:47
lkluppel
A notícia está em todo lugar da net, inclusive no Xbit Lab. REalmente existia o Yamhill, aí o nome da tecnologia pass...
Que eu saiba,a tecnologia já estaria present em todos os prescott,mas só falta a intel habilitar,como fez no caso do Hyper-trading.
D.2
D.2 Ubbergeek Registrado
lkluppel
1.3K Mensagens 1 Curtida
#8 Por lkluppel
21/02/2004 - 11:03
Egraçado, o artigo fala "Apparently, the extensions may be a part of the well-known Yamhill project and will not be compatible with AMD’s 64-bit extensions available now in AMD Opteron and Athlon 64 processors." Vai ver por isso é que modaram o nome para CT, pois não estava previsto suporte inicial à AMD.

Outras news: A Intel vai restringir o 64 bist dela ao mercado High end, ou seja, Xeons e os caríssimos EE. Um executivo top da Intel afirma que 64 bits não fazem sentido no desktop até 2006 (ou se lançarem o W-XP 64 antes...)
lkluppel
1.3K Mensagens 1 Curtida
#9 Por lkluppel
21/02/2004 - 11:06
D.2
Que eu saiba,a tecnologia já estaria present em todos os prescott,mas só falta a intel habilitar,como fez no caso do ...

Ah, esqueci... vc pode estar certo: olha o q eu vi na net hj: "I'm sure more than a few people three-six months from now will be interested in "unlocking" x86-64 in mainstream Prescotts, though I suspect Intel will lock that up in some fuse deep within the chip"
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#10 Por foca
21/02/2004 - 14:59
Cara o que vc se enganou é que não é implementação do A64 e sim IA64, Intel Architecture 64, o Yamhill que já é usado no Itanium, eu já venho falando isso a meses, a Intel não planeja usar a tecnologia da AMD pq a dela já têm um suporte maior, já existe Windows 64 para IA 64 a mais de 3 anos.
Agora a AMD vai ficar de um lado e a Intel do outro, a unica que vai ganhar com certeza é a MS.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
lkluppel
1.3K Mensagens 1 Curtida
#11 Por lkluppel
21/02/2004 - 15:26
foca
Cara o que vc se enganou é que não é implementação do A64 e sim IA64, Intel Architecture 64, o Yamhill que já é usado...

Eu não tenho certeza se entendi mto bem o q vc disse... Mas eu não estava falando do IA64 (Implementação de 64 bits do Itanum da Intel - com desempenho emulado em x86 mto ruim....) A Intel vai lançar o Prescott e o Nocona com o que eles chamaram de IA32e que é 100% compatível com o x86-64 do A64. O que o D2 me alertou é que a tecnologia do Yamhill já estava prevista p/ o Precott.

Porém, no artigo que ele me indicou, estava escrito que a implementação de 64 bits do Yamhill não seria compatível com o x86-64 do A64. Acho q isso era o previsto, mas a Intel mudou de estratégia e resolveu incluir suporte ao x86-64 (pois eles tem um acordo de cross-licencing), mudando o nome da tecnologia de Yamhill para CT.
foca
#12 Por foca
21/02/2004 - 17:34
lkluppel
Eu não tenho certeza se entendi mto bem o q vc disse... Mas eu não estava falando do IA64 (Implementação de 64 bits d...

Não cara nada a ver o que vc está falando, a IA32E, é a implementação IA64 na arquitetura 32bits, a Intel têm acordo com a AMD, mais Craig Barret e outros diretores da Intel já falaram que não têm o minimo interesse em usar a tecnologia da AMD.
E no IDF não falaram nada da mudança de nome da tecnologia.

PS: Quem te falou isso foi o D.2 não o D2.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
lkluppel
1.3K Mensagens 1 Curtida
#13 Por lkluppel
22/02/2004 - 10:24
Desculpa a demora na resposta. Falar que não tem nada a ver foi um pouco forte.

Acho que estamos de acordo que IA64 é a implementação de 64 bis do Itanium, processador que a Intel já faz há algum tempo, voltado exclusivamente para o mercado de servers e workstations. Se vc quiser me fala que eu arranjo fontes.

Quanto ao IA32e olha o que está na net: " “Brief examination of 64-bit Extension Technology Software Developer’s Guide shows that 64-bit extension technology from Intel is very identical to AMD64 technology in certain cases. Both technologies are based in the same general principles,” said an X-bit labs’ analyst Ilya Gavrichenkov. (...) “Intel, just like AMD, added a special CPU mode called “64-bit sub-mode”, where 64-bit flat linear addressing, 8 new general-purpose registers (GPRs), 8 new registers for streaming SIMD extensions (SSE, SSE2 and SSE3) and 64-bit-wide GPRs are available along with instruction pointers. Similar to AMD’s 64-bit chips, Intel’s 64-bit extension technology can run in either legacy IA32 mode or IA32e mode. IA-32e mode is the mode a processor uses when running a 64-bit operating system. The IA32e mode consists of two sub-modes: 64-bit mode and compatibility mode, just like it is implemented in AMD64 architecture,” X-bit labs’ analyst explains." Bem, isso mostra que o IA32e é uma implementação compatível com a da AMD64, não podendo, portanto, ser uma implementação do Itanium. Mas, por via das dúvidas, para reforçar: " Intel’s introduction of the 64-bit extension technology was certainly not a rash decision, but a well-prepared move with aim for successful market penetration. One of the yet not discussed topics is Intel’s chipsets for its upcoming IA32e processors" Se falam em upcoming processors, não pode ser o Itanium, que já é vendido há um tempo, certo?

Qunto a não haver mudança de nome: Veja na notícia que o D.2 (viu, coloquei o ponto) enviou. Desde aquela época, a Intel cogitava suporte a 64 bits, tecnologia esta sob a alcunha Yamhill. Veja isso que eu tirei na net: " Clackamas Is Not Just A River In Oregon It's where Intel got the name for Clackamas Technology, CT for short, which is Intel's name for its x86-64 technology. It's supposed to be start showing up in Prescott chips the second half of the year." Então isso nos diz que a implementação da tecnologia x86-64 (que foi a AMD que lançou, apesar do que disse Craig Barret) vai ser lançada sob o nome de CT. Ora, então em algum lugar no tempo Yamhill mudou e passou a se chamar CT.

Espero que isso tenha esclarecido algumas dúvidas. Qq coisa é só falar que a gente corre atrás. :wink:
foca
#15 Por foca
22/02/2004 - 12:48
lkluppel
Desculpa a demora na resposta. Falar que não tem nada a ver foi um pouco forte.

Acho que estamos de acordo que IA6...

The IA32e mode consists of two sub-modes: 64-bit mode and compatibility mode, just like it is implemented in AMD64 architecture
Tradução:
A IA32E consiste de dois modos: o modo de 64 bits e o modo de compatibilidade. Parecida com a arquitetura usada pela AMD na sua arquitetura de 64 bits. (Já falo que a Intel ia fazer isso com o Yamhill a meses).
" Clackamas Is Not Just A River In Oregon It's where Intel got the name for Clackamas Technology, CT for short, which is Intel's name for its x86-64 technology. It's supposed to be start showing up in Prescott chips the second half of the year."

Tradução:
Clackamas não é apenas um rio no Oregon é onde a Intel pegou o nome para a tecnologia Clackamas, CT para abreviar, que é o nome que a Intel deu para A SUA tecnologia de x86-64. Supoe que estara começando a aparecer nos processadores Prescott na segunda metade do ano.

O que se entende é que a Intel têm a sua propria tecnologia, x86-64 é um nome generico (Não se pode patentear numeros) para todos os sistemas 64 bits que mantém compatibilidade com x86-IA32, por isso que a Intel deu o nome de IA32e, pq é sua propria definição com sua propria tecnologia da arquitetura 64 bits em PC´s.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal