Logo Hardware.com.br
JL Log
JL Log Zerinho Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Problema ao ligar o PC

#1 Por JL Log 25/06/2025 - 00:54
Oi, eu uso filtro de linha para conectar o computador e o monitor, ai quando eu deixo o filtro de linha desligado e depois ligo denovo, ao apertar o botão power o PC liga e desliga e depois liga(a luz do botão power e o ventilador ligam e desligam e depois de alguns segundos eles ligam) e quando deixo o filtro de linha ligado por um tempo, ao ligar o PC deste jeito isso não acontece. O que pode ser esse problema?
Olavo França
Olavo França General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 589 Curtidas
#3 Por Olavo França
25/06/2025 - 06:52
Bom dia companheiro....
Nos  passe todas as marcas / modelos das peças da sua máquina ?
O problema pode estar no filtro de linha ou na própria fonte do PC !
Para ter certeza, se for possível, antes de ligar pela 1a vez no dia, ligue direto na tomada, se persistir o problema pode ser na fonte, neste caso, só arranjando uma fonte emprestada, com certificado 80 Plus e PFC Ativo, com potência suficiente, para poder testar.
Mobo Gigabyte B660M DS3H DDR4 - CPU Core i7 - 12700F 2.1 GHz - RAM 2x8GB + 2x16GB = 48GB 3200MHz DDR4 -
Corsair CX650M - 650 Watts -  GTX 1660 Super OC 6GB GDDR6
, SSD Sata de 500GB, NVMe de 1TB e HD de 2TB - Windows 11 Pro - 64 bits.
Não acreditar em Deus, é duvidar da própria existência de tudo....bom_trabalho.gifi
paulo-serpa
paulo-serpa Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por paulo-serpa
25/06/2025 - 11:59
Meu PC andou dando um xiliques parecido um tempo atrás.

Verifiquei os fios internos da tomada da parede e eles estavam pretos!!

Descasquei o fio novamente para refazer os contatos da tomada e resolveu.

Agora anda dando esse problema novamente.

Pode ser que tenha que descascar essa desgraça novamente. 

Eu vi uma vez uma reportagem de que essas fiações de hoje em dia não valem nada, são cobre misturado com alumínio, sendo mais alumínio do que cobre. Acho que devido a isso, ele vai se desgastando com o calor e fique preto, como se realmente tivesse queimado. Muito estranho.

Assim que tiver uma grana vou chamar um eletricista pra refazer esse cabeamento vagabundo e colocar fiação de qualidade.

Antigamente os fios eram rigidos, se não me falha a memória e hj vc abre a tomada e é um monte de fiapinhos unidos. Isso que deve gerar muita intermitência, principalmente em casa com humidade, o que é meu caso. E sim, meu PC, pra piorar fica perto da janela.

Eu perci uma coisa neste sentido.

Uma vez fui ligar a tomada na parede e saiu faísca dela.

Fiz isso com o a régua ligada, nem sei se é o correto, mas me chamou a atenção por saber que o pino ou a tomada estava húmido.

Outra coisa que reparei é que ele agora, além de demorar, de vez em quando a bios entra e precisa ser resetada. Ou então ele entra normal e o relógio fica com a data errada.

Estou achando que pode ser a bateria CMOS ruim ou com mau contato ou algum capacitor na placa mãe.

Mas só vou ter certeza mesmo quando novamente abrir a tomada da parede e verificar as condições dos fios. Se novamente estiverem pretos. BINGO.

Outra coisa que reparei, eu uso um benjamim que transforma a tomada de 3 para 2 pinos. Reparei que com o tempo eles vão escurecendo o pino, reparei também que o pino da minha régua não está mais com a mesma cor de fábrica, ele está mais escuro.

Não sei, mas acho que essas coisas não podem mais ser usadas toda vida como fazíamos antigamente. Os materiais hoje em dia são tudo fajuto, vagabundo, com misturas.

Uma pena.

Esse meu filtro de linha já era pra eu ter trocado faz tempo pois ela já tomou uma porrada (foi quando constatei que o fio da parede tinha ficado preto). Ela tomou a porrada, chegou a derreter um pouco a tomada dela, mas segurou o PC!!! Apenas desarmou o djuntos dela!

Vou comprar outra igual.

É da SMS modelo com reset e lâmpada piloto no botão de ligar.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#5 Por PH
26/06/2025 - 08:57
JL Log disse:

Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Poucas informações para que possamos ajudar. Assim como já solicitado, informa sua configuração completa (marca e modelo). Não esqueça de informa o filtro de linha também.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal