Logo Hardware.com.br
kaio-henrique-2
kaio-henriqu... Zerinho Registrado
3 Mensagens 1 Curtida

[Resolvido] Problema com atalho Fn+F11 travando | Notebook Megaware Kripton C Series - Xubuntu

#1 Por kaio-henriqu... 13/02/2025 - 08:56
Olá, pessoal!

Tenho um notebook Megaware Kripton C Series que originalmente veio com Windows 8. Migrei para o Linux Xubuntu, por ser mais leve e ter uma interface agradável.

No entanto, estou enfrentando um problema com o atalho de teclado Fn + F11, que deveria ativar e desativar o Wi-Fi. Sempre que utilizo essa combinação de teclas, o notebook congela completamente, a ponto de eu precisar forçar o reinício.

Já tentei instalar drivers de rede wireless para ver se resolvia, mas sem sucesso. Como teste, voltei para o Windows, e a placa Wi-Fi funcionou normalmente, sem travamentos. No entanto, o sistema ficou muito pesado, então reinstalei o Linux Xubuntu, e o problema persistiu.

Gostaria muito de conseguir usar o Wi-Fi corretamente, pois este é o único notebook que tenho para estudos e programação. No momento, não sei mais o que tentar.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria demais!

Grato pela atenção!
Atenciosamente,

Kaio Henrique
[Informações pessoais removidas pela Moderação]
kaio-henrique-2
3 Mensagens 1 Curtida
#3 Por kaio-henriqu...
13/02/2025 - 13:00
CyberMaximus disse:

Maninho, quando eu ligo o notebook, ele vem desabilitado, então preciso apertar a combinação Fn + F11 para habilitá-lo.

As configurações do meu notebook são as seguintes:

Notebook: Megaware Kripton Series C
RAM: 6GB | (2GB + 4GB)
Armazenamento: SSD SATA de 128GB
Processador: Intel(R) Celeron(R) CPU 847 @ 1.10GHz
Placa Wi-Fi/Bluetooth: Broadcom BCM94313HMGB

A resposta do terminal, conforme o comando lspci, é a seguinte:

khsf@NoteKSHF:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev c4)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev c4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev c4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation NM70 Express Chipset LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 7 Series Chipset Family 6-port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 7 Series/C216 Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
02:00.0 Network controller: Broadcom Inc. and subsidiaries BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter (rev 01)
03:00.0 Unassigned class [ff00]: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTS5286 PCI Express Card Reader (rev 01)
03:00.2 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller (rev 06)
kaio-henrique-2
3 Mensagens 1 Curtida
#5 Por kaio-henriqu...
14/02/2025 - 02:50
CyberMaximus disse:

Mano, aparentemente consegui! Tanto é que estou postando essa resposta usando o Wi-Fi tranquilamente hehe.
Após passar o dia inteiro pesquisando, testando, indo de fórum em fórum, ChatGPT, Copilot, DeepSeek... finalmente cheguei à solução.

Driver utilizado:
Utilizei o driver proprietário Broadcom (wl):
sudo apt install bcmwl-kernel-source

Passos seguidos para resolver:

Desativei a aceleração de hardware da placa:
echo "options wl nohwcrypt=1" | sudo tee /etc/modprobe.d/wl.conf
sudo modprobe -r wl
sudo modprobe wl

Bloqueei drivers conflitantes:
echo -e "blacklist b43\nblacklist ssb\nblacklist bcma\nblacklist brcmsmac" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-broadcom.conf
sudo update-initramfs -u

Desativei ASPM (gerenciamento de energia do PCIe):
  • Editei o arquivo do GRUB:

sudo nano /etc/default/grub

• Procurei pela linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

• E alterei para:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=nomsi pcie_aspm=off"

• Atualizei o GRUB e reiniciei:

sudo update-grub
sudo reboot

Após isso, testei Fn + F11 (atalho para ativar o Wi-Fi) e nada travou! Sem congelamentos ou bloqueios.
Eu fui testando cada uma das etapas separadamente, e somente quando desativei o ASPM o problema foi resolvido.

Conclusão:
O problema estava no ASPM (Active State Power Management) e no MSI (Message Signaled Interrupts). Essas funções servem para economizar energia no PCIe, mas podem causar travamentos em placas Broadcom.

@CyberMaximus, valeu demais, cara! Obrigado pela paciência e por ter ido atrás de outras fontes para tentar me ajudar!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal