Logo Hardware.com.br
rafaelguedes
rafaelguedes Membro Senior Registrado
319 Mensagens 0 Curtidas

Problema Estranho com HD...

#1 Por rafaelguedes 28/01/2004 - 09:56
Bem ontem a noite visitei uma cliente e ela reclamou da demora da carga do sistema operacional (inicialização), cito windows 98SE, realmente notei que o computador estava demasiadamente lento para um Duron 750 Mhz, 64 MB de Memória... mas parecia mais lento do que realmente é... Bem eu verifiquei contra a presença de virús... chequei os dispositivos todos, limpei os contatos da memória... e religuei... para minha surpresa o computador apresentou a mesma lentidão... já havia desconfiado mas não testei logo o HD... pois bem fui para o teste... Scandisk e tudo mais nada de erros, BadBlock´s ou falhas de leitura... somente aquela lentidão que em momentos chegava a travar o micro. Foi aí então que resolvi ir ao setup... ativei o S.M.A.R.T e logo no post após a contagem de memória aparece uma mensagem "S.M.A.R.T. Algo como "O HD está danificado, faça um bakup e o substitua. Pergunto: Qual pode ser o problema deste disco já que não dá nenhum outro sinal aparente de danos além da lentidão... e outra o S.M.A.R.T. é confiavel???
Aguardo Respostas.
Abraços.

Ps.: O HD é um Seagate Não Lembro o Modelo... ATA100, 30 GB, 5400 RPM.
O PC é um Duron 750, 64MB, Placa PC Chips Toda Onboard...
UnSpoKeN
UnSpoKeN Membro Junior Registrado
115 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por UnSpoKeN
28/01/2004 - 10:39
Amigo, antes de condenar o HD tente limpar o registro e arquivos temporários desnecessários do computador... Isso não só melhora o desempenho na inicialização, mas melhora também o desempenho geral da máquina... Existem muitos utilitários que lhe permitem fazer isso de forma automática, mas na minha opnião, o melhor (e o mais leve) deles é o EasyCleaner... O programa é freeware e você pode fazer o download dele na URL a seguir:

http://baixaki.ig.com.br/site/detail3594.htm?o=new

Outra coisa que melhora o desempenho na inicialização é você definir um IP fixo para a máquina... Tente também desfragmentar o HD...

Um abraço.
[Abit NF7-S rev.1.2] [AXP 2400+@2250Mhz] [Sapphire Radeon 8500LE] [V7+] [Maxtor DMP9 - 60GB] [512MB PC-3200]
[Fonte 450W Xing-ling :? ]
rafaelguedes
319 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por rafaelguedes
28/01/2004 - 10:45
Ok Ok... não to condenando o HD...
Óbvio que quando cheguei na máquina ví primeiro os temporários... limpei o registro e chequei a incialização... e não é... cara acredite... não iria abrir um post se a bronca fosse... tão simples como a dica que você me deu... eu desfragmentei o disco e não resolveu... e outra o SMART avisa que o disco esta com defeito... é só ler direito o post que eu explico direitinho lá...
A Propósito... quanto ao programa que me indicou... uso o System Mechanic...
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#4 Por jqueiroz
28/01/2004 - 13:23
Olha só, todo HD moderno tem "setores de reserva". Quando os setores "titulares" falham, o controle do HD transfere os dados pros reservas, e a vida segue.

Quando esses setores começam a acabar, o SMART avisa que o HD precisa de backup.

Além disso, a controladora, sempre que há um erro de leitura ou gravação, repete a ação (se não me engano, 5 vezes) antes de desistir e acusar o erro. Pode ser que esses acessos estejam acusando alguns erros, mas recuperando nesse período.

Conclusão: Se eu fosse vc (ou o dono do micro, sei lá) eu programava a troca desse HD.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
blink182-pnd
blink182-pnd Super Participante Registrado
601 Mensagens 17 Curtidas
#5 Por blink182-pnd
28/01/2004 - 13:44
Se a placa for uma PCChips M812 ela tem um desempenho de disco horrível...e o Smart sempre dá erro (tenho uma em casa!!)..........

Te tentaria verificar todos os items de inicialização....msconfig na cabeça.....com regclear para dar uma olhada em entradas do registro sem se perder.......
No caso de negativo Utilizaria o utilitário da Seagate para formatção física e depois para formatação lógica......
Caso não tenha me mande uma MP...e marcamos para eu passar para vc via ICQ..caso vc tenha banda larga...senão vai demorar muito! :lol:
HP Omen 15 DC0051nr from 256GB SSD M.2 (Operational System) + TB SSD SATA
Sempre em busca ....
Minha empresa: www.primespecialservices.com
UnSpoKeN
UnSpoKeN Membro Junior Registrado
115 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por UnSpoKeN
28/01/2004 - 14:02
Me desculpe, a intenção não foi de forma alguma subestimar o seu trabalho... Como você não havia relatado sobre a limpeza do registro eu imaginei que pudesse ajudar... Quanto ao SMART, eu nunca deixo habilitado pra ganhar desempenho... :lol:

Mas muito estranho não ter bad block nenhum... E acredito que um problema mais grave acarretaria a parada no disco, e não a lentidão dele...

Um abraço.
[Abit NF7-S rev.1.2] [AXP 2400+@2250Mhz] [Sapphire Radeon 8500LE] [V7+] [Maxtor DMP9 - 60GB] [512MB PC-3200]
[Fonte 450W Xing-ling :? ]
rafaelguedes
319 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por rafaelguedes
28/01/2004 - 16:50
jqueiroz
Olha só, todo HD moderno tem "setores de reserva". Quando os setores "titulares" falham, o controle do HD transfere o...

:wink: Sinceramente recomendei a substituição do Disco... mesmo porque... faço manutenção preventiva desde computador a vários meses... e sei que sua performace já foi bem superior com a mesma configuração... o dono deste computador quarda alí informações importantíssimas de sua empresa e não posso nem sonhar em ver meu cliente perder seus dados... hehehe porque como técnico perco o cliente... muito obrigado pelas respostas... quanto a placa mãe... vou confirmar o modelo e passo a vcs... só sei q é PC Chips.
"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos soluciona-los." Isaac Asimov
rafaelguedes
319 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por rafaelguedes
28/01/2004 - 16:53
UnSpoKeN
Me desculpe, a intenção não foi de forma alguma subestimar o seu trabalho... Como você não havia relatado sobre a lim...

É estranho mesmo... eu fiz todos os testes de desempenho possiveis limpei o disco... MsConfig Registro... Win.ini com o System Mechanic... similar ao que vc me recomendou mas isso não ajudou muito... recomendei a substituição do disco... acho que resolve... Obrigado pelas Dicas....
Abraços. smile.png
rafaelguedes
319 Mensagens 0 Curtidas
#9 Por rafaelguedes
28/01/2004 - 16:56
blink182-pnd
Se a placa for uma PCChips M812 ela tem um desempenho de disco horrível...e o Smart sempre dá erro (tenho uma em casa...

Cara vou verificar qual é a placa... o desempenho do seu Hd era muito prejudicado também??? Só para ter noção demora de 5 a 10 minutos para o windows iniciar...
blink182-pnd
blink182-pnd Super Participante Registrado
601 Mensagens 17 Curtidas
#10 Por blink182-pnd
28/01/2004 - 17:03
Não chega a tanto...mais é bem lento dá para sentir a diferença...estava em torno de 45mb/s...para uma plataforma ATA 66...acho lento...e já vi relatos em outros fóruns de gente que mal chegava a 33MB/s......é muito ruim.....peguei ela para aproveitar uma gabinete e outras peças......realmente é muito demorada a sua inicialização!
HP Omen 15 DC0051nr from 256GB SSD M.2 (Operational System) + TB SSD SATA
Sempre em busca ....
Minha empresa: www.primespecialservices.com
HUMM
HUMM Ubbergeek Registrado
6.8K Mensagens 139 Curtidas
#11 Por HUMM
28/01/2004 - 17:07
cara.. toda vez que o SMART me avisou.. aconteceu.. n sei o caso das mobos PCCHIPS..

ja passaram muitos hdds na minha mao com aviso de SMART e todos pifaram.. na maiorias dos casos, eles comecavam com alguns badblocks e dai pra frente.. negocio parece ate cancer.. quando comeca nao para mais..

eu providenciaria a troca ou pelo menos um backup dos dados..
Aplicativo para Técnicos em Manutenção

"Formatar" é para fracos. Quem realmente sabe, resolve.
Ivo Nerds
Ivo Nerds Geek Registrado
4.1K Mensagens 0 Curtidas
#13 Por Ivo Nerds
28/01/2004 - 17:15
rafaelguedes
É estranho realmente... mas o pior de tudo é que antes era bem rápido agora ficou assim... e a configuração nem foi a...

Cara, primeira coisa q vc tem q fazer é fazer um Backup completo desse HD num HD seu... Porque dai vc pensa com + calma, se acontecer alguma coisa vc já tem os dados !
Engenharia da Computação - UNICAMP
[DFI Infinity NF2 Ultra] [Mobile 2500+@2400Mhz] [1024MB TCCC] [VCom 21b] [320Gb 16Mb] [9600PRO] [PlayTv Ultra] [MX310] [DVDrw 4165b] [Flatron LCD 19"] [ST400WAP]
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#14 Por KillerSlater...
28/01/2004 - 17:15
rafaelguedes, leia isso...

"SMART (Self-Monitoring, Analisys and Reporting Tecnology) é uma tecnologia implementada pelo micro e pelo disco rígido capaz de detectar erros no HD antes deles acontecerem. Trata-se de um circuito que reporta ao micro uma mensagem de erro caso detecte erros no estado das cabeças, nos motores ou na própria placa lógica. Este recurso deve ser habilitado no BIOS."

Em resumo, o HD está apresentando um numero excessivo de falhas nas tentativas de leitura e escrita e isso é reportado pelo SMART. Não ignore a mensagem de "backup and replace", troque de disco o quanto antes...

P.S.: Ah, mais uma coisa... gente, saibam diferenciar problemas de hardware de problemas de software... limpar temporários nunca iria resolver um problema que acontece antes mesmo do Windows iniciar, não acham? É só pensar um pouquinho... :wink:

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
rafaelguedes
319 Mensagens 0 Curtidas
#15 Por rafaelguedes
28/01/2004 - 17:20
HUMM
cara.. toda vez que o SMART me avisou.. aconteceu.. n sei o caso das mobos PCCHIPS..

ja passaram muitos hdds na mi...

O Computador esta parado... irei efetuar a substituição do disco... e providênciar um Backup...
Na verdade gostaria de saber até que ponto o SMART é confiável... tinha um Quantum Big Foot Ts19... lerdasso UDMA2... hehehe o SMART deu a letra eu não dei a mínima... acabei perdendo quase 15 GB de Drivers... não vou pisar na bola... vou logo fazer esse backup e trocar o disco...
Ah... eu posso Clonar o conteudo do HD do Cliente com o Ghost... mas uma´duvida básica... o Ghost... vai criar no novo disco uma partição do tamanho da que eu tinha no disco velho ou do tamanho do disco novo... dicas por favor não se acanhem digam aí.... Abraços.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal