Logo Hardware.com.br
Rael_MK
Rael_MK Novo Membro Registrado
33 Mensagens 8 Curtidas

[Resolvido] Sugestão sobre programa para testar memória da placa de video (+opiniões)

#1 Por Rael_MK 19/02/2017 - 16:12

Saudações galera,o problema é o seguinte:

Todo jogo (originais ou não) que tento rodar passa um certo tempo (variável) e o jogo fecha. Já descartei qualquer problema de software, como DirectX corrompido, drivers, C++, .Net Framework, STEAM, ja formatei o PC, ja fechei todos programas em segundo plano, desativei antivírus, e tudo que era possível em relação a software, e estou checando meus componentes.

Fiz testes em minhas memórias RAM, com memtest86+, já removi os pentes de memória fiz limpeza, testei cada um dos módulos separadamente (2x4GB), e o erro persistiu.

Meu processador e placa mãe são novos, mesmo assim fiz um teste de stress no processador e não ocorreu nenhum problema.

Também fiz teste com HDTune nos dois HD's, e estão todos OK.

Agora sempre ao fazer algum diagnóstico na placa de vídeo (também retirei e limpei os contatos, pq estava com um problema no boot), a GPU é testada ao máximo, mas não a memória dela. Eu fiz o Benchmark do GTA V, que foi onde o problema surgiu primeiro, e nele sim, o jogo trava, isso quando não 'crasha' o Windows todo.

Infelizmente não tenho outro PC ou componentes para poder fazer um teste mais completo, é o máximo que posso fazer. Minha placa mãe não possui uma placa de vídeo onboard para poder testar sem a minha GTX 650.

Antes de detalhar o código do erro, devo mencionar que, a memória RAM, a placa de vídeo, um HD (que não é o principal do sistema), uma gravadora de DVD e a fonte, foram "herdadas" de uma placa mãe que foi fulminada por um raio via cabo de rede. Mas a placa mãe, o processador e o HD onde está o sistema operacional são novos.

Quando utilizo o PC em tarefas rotineiras não acontece nada, somente quando jogo que começa a aparecer erros e tela azul da morte.

*As especificações detalhadas do meu computador estão na assinatura do meu post.

Vou deixar em anexo alguns logs dos jogos que salvei aqui (só censurei dados pessoais).

Na opinião de vcs, eu deveria trocar o restante das peças (placa de vídeo, memórias RAM, fonte) "herdadas" da minha finada placa mãe antiga?

Desde já agradeço a atenção de todos!

Anexos

Responder Tópico
Rael_MK
33 Mensagens 8 Curtidas
#3 Por Rael_MK
20/02/2017 - 01:25

knalm550 disse:

Infelizmente não tenho como, eu não possuo outra placa de vídeo, e nenhum amigo próximo meu tem uma pra emprestar, na verdade a maioria nem joga mais em PC, ou nem joga mais nada (depois dos trinta anos é foda, cada um vai pra um lado da vida ). Estou a mais de 2 semanas fazendo vários diagnósticos, reinstalando arquivos essenciais e tal, depois pulei pro hardware, e tudo converge pra placa de vídeo, ainda mais que a placa lógica dela ficava a poucos centímetros do controlador de rede, que "explodiu" com a sobrecarga.

Posso confiar em benchmark do GTA 5? Pq foi o único a utilizar toda memória da placa de vídeo e dar pau, os outro testes que fiz nela foram todos ruins apesar de não dar pau, pq todos os testes não usaram a memória total da placa que é de 2047MB ou 2GB, todos marcaram o uso de apenas 16% nos testes...

Minha intenção é trocar placa de vídeo, memória ram e a fonte, pq o restante não apresenta falhas ou é novo (e tbm não apresenta falhas nos testes), só queria um programa que utilizasse toda memória da placa de vídeo, é minha última alternativa de teste mesmo, infelizmente.

?Processador AMD FX 8300 Black Edition (OC para 4.0GHz/CoolerMaster Hyper T4)? Placa Mãe ASRock 970A-G/3.1?Memória RAM Corsair Vegeance 16GB(2x8) 1600Mhz DDR3
?SSD Sandisk PLUS 240GB ?2 HD's 1TB Western SATA III ?Placa de Vídeo Sapphire Radeon RX 480 NITRO+ 4GB GDDR5?Fonte Corsair CX600 ATX 2.3 PFC Ativo?Gravador DVD SONY Dual Layer
?Gabinete ATX Thermaltake Commander

Rael_MK
33 Mensagens 8 Curtidas
#5 Por Rael_MK
20/02/2017 - 02:47

Vlw mano, mas já usei este, e ele não utilizou a memória toda (o máximo que utiliza é 16%), mas agradeço de qlqr forma.

Acabei de baixar o OCCT 4.5.0, que tem uma sessão pra teste de GPU, e nele vc pode por a quantidade de memória que quer testar e outras coisinhas, pois bem, coloquei pra usar 2GB, passou 2 minutos e crashou o Windows ,igual quando estou jogando, (quando não é o jogo é o Windows) acho que confirmou o que já imaginava. Até o código de erro gerado no Visualizador de Eventos do Windows é o mesmo de quando to jogando e dá o crash:

O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000050 (0xffffab8700000018, 0x0000000000000000, 0xfffff80b890b2354, 0x0000000000000002). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 0687abd8-b61a-4995-9285-497ea3ee916a.

Pretendo fazer mais testes com níveis de intensidade diferente, mas vou deixar uma print do programa com a configuração que utilizei pro teste inicial.

?Processador AMD FX 8300 Black Edition (OC para 4.0GHz/CoolerMaster Hyper T4)? Placa Mãe ASRock 970A-G/3.1?Memória RAM Corsair Vegeance 16GB(2x8) 1600Mhz DDR3
?SSD Sandisk PLUS 240GB ?2 HD's 1TB Western SATA III ?Placa de Vídeo Sapphire Radeon RX 480 NITRO+ 4GB GDDR5?Fonte Corsair CX600 ATX 2.3 PFC Ativo?Gravador DVD SONY Dual Layer

Rael_MK
33 Mensagens 8 Curtidas
#7 Por Rael_MK
20/02/2017 - 04:11

Rodei o teste mais algumas vezes, nas intensidades menores não ocorreram erros, na maior ( a que deu erro logo de cara) rodou por um tempo mais longo, mas apareceram erros no contador. Rodei um segundo teste de stress disponível "Power Supply" (também referente somente a placa de vídeo), e após alguns minutos o Windows crashou novamente, mas o erro foi diferente dessa vez, mas também relacionado a memória pelo que pesquisei:

0x0000001e [kmode_exception_not_handled]

Meu receio maior é que tivesse haver com a peças novas, mas pelo que vi, é o conjunto antigo que tentei aproveitar, achando que ainda estavam bons. Vou trocar as peças que reaproveitei (memória ram, placa de vídeo e fonte), é a melhor solução, de acordo com as analises dos erros recorrentes... Já faço um upgrade pra adequar ao restante do hardware, mesmo não podendo ($)...

Rapaz , ta brabo a situação, primeiro perco um HD (Bad Block, até fiz um tópico aqui sobre isso na época), depois cai um raio e mata minha placa mãe, tento usar o que sobreviveu, e começa a dar problema...

Obrigado pela força knalm550!

P.s.:
Pra quem for usar o OCCT que citei acima, até o momento ele só testa até no máximo 2GB de memória da placa de vídeo, placas superiores a isso não vai ter sua totalidade a mais de memória testada.

Responder Tópico
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.