Estava com problema na minha RX 6700 XT que desligava em jogos mais pesados, problema que começou de uns 20 dias pra cá. levei no técnico ele condenou minha placa mãe por ser X99, disse que não suportava minha placa de vídeo e blá blá blá.
A temperatura da GPU estava em torno de 60° mesmo sem atividade nenhuma, decidi investigar a situação por conta própria, depois de muitas pesquisas, testes e estudar quais poderiam ser as causas, entendi que ela estava se "defendendo", desligando por segurança devido a alta temperatura em algum dos componentes. Desmontei ela e tentei observar algum detalhe, algo que não estava vendo, quando reparei que os thermal pads estavam grudados, outros sujos e com pedaços no dissipador. Fiz um teste com isso, tirei os piores thermal pads e coloquei o de outra Placa de Vídeo que tinha aqui largada, a temperatura subiu pra 70° sem mexer em nada kkkkkk daí surgiu mais uma possibilidade da causa de estar desligando e aquecendo, os benditos thermal pads que eu nunca havia pensado antes.
Pesquisei sobre isso e vi que eles tem espessuras diferentes, condutividades diferentes, etc. Comprei um de espessura recomendada para minha Placa de vídeo e com boa avaliação, passei limpa contatos nela e troquei todos os thermal pads. Troquei a pasta térmica e aproveitei para trocar o thermal pad da placa mãe também.
E então, BINGO! Sem atividade meu PC está a 35° ou 40°, todos os jogos voltaram a abrir e a placa mal passa de 65°/70° agora em jogos mesmo na ultra qualidade. Vou testar atividades pesadas por mais horas pra ver como vai ser o desempenho e a temperatura. Mas a brusca mudança após trocar os thermal pads já valeu muito a pena e tô muito feliz que consegui resolver sozinho.
Espero que este tópico ajude caso alguém esteja com o mesmo problema.
wesley-junio...
Zerinho
2 Curtidas
[Resolvido] RX 6700 XT desliga em jogos pesados. Dica de solução.
#1 Por wesley-junio...
14/03/2025 - 20:29