Comprei um SSD Kingston NV3 M.2 4.0 Gen4, e tenho uma Placa-mãe Danuri B550M-PX, e nela já vem instalado uma memória SATA III, mas estranhamente, quando coloco o SSD NVME na Placa-mãe, o computador não da vídeo, ele liga os leds do gabinete e da placa de vídeo normalmente, mas não dá vídeo, é apenas eu o tirar da Placa-mãe que ela volta a dar vídeo, alguém sabe me dizer o que pode ser???
Seja bem-vindo ao fórum!
Tudo bem com você? Espero que sim!
Por gentileza, tira uma foto do SSD montado na sua placa-mãe só para ver uma coisa.
nela já vem instalado uma memória SATA III
Você quer dizer um SSD SATA 3?
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 24 anos de fórum!
A instalação está errada! É nítido que o SSD M.2 está envergado e na descendente do lado que conecta até onde coloca o parafuso. Ele precisa ficar reto.
No retângulo maior, da para ver ele envergando na direção do parafuso.
No quase quadrado, da para notar que colocou o parafuso sem o espaçador.
Fotos não pode ajudar muito para mostrar o correto, então veja o vídeo abaixo.
A ruelinha que a pessoa no vídeo fala de forma errada, se chama parafuso espaçador.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 24 anos de fórum!
Ok, eu vou tentar tirar e colocá-lo novamente. Apesar desta foto ser prestes de eu der instalá-lo na Placa-mãe, ele está com o espaçador que vem na caixa da placa mãe (achei até um pouco pequeno e diferente, mas é o que veio junto) e fiz como no vídeo, colocando o espaçador, o NVME e depois o segundo parafuso, e nenhuma das tentativas de tirá-lo e colocá-lo novamente funcionou, mas hoje quando chegar do serviço vou tentar novamente.
https://youtu.be/peGWHwehyu0?si=l7v0VI6aPiM5896f
No minuto 11:00 do vídeo da Pichau mostra como o espaçador é, e é este que utilizei.
Atualização: 18/01/2025 19:29
andre-artuzi disse:
Boa Noite, como dito anteriormente, fiz a instalação corretamente agora, mas mesmo assim não deu vídeo, somento quando tiro a memória M.2 da placa mãe. Atualizei a BIOS, troquei a porta do SATA III de posição pra ver se não era conflito, e mesmo assim não deu vídeo após instalar o M.2.
O M.2 não pode ficar envergado de forma alguma, ele precisa ficar reto. Aconselho levar o computador em uma assistência para verificar se o M.2 não queimou.
Tira fotos de outros ângulos e mais próximos para ver alguns detalhes. Tenta tira uma foto do slot sem o M.2 bem de perto para vermos os conectores.
Opa, boa noite, desculpe a demora, hoje foi um pouco corrido, mas consegui as imagens.
Atualização: 20/01/2025 01:03
andre-artuzi disse:
Esqueci também de mencionar meu Kit, pelo que vi são compatíveis, mas talvez tenha algo que deixei passar.
(Pc Comprado Montado pela Pichau)
RTX 4060
RYZEN 7 5700X
DANURI B550M-PX
1X16 RAM DANTALION Z 3200Hz
1X SSD SATA III KEPLER 480GB
Desculpa pelos BUGS na imagem, sou novo nesta plataforma e estou um pouco perdido.
Atualização: 20/01/2025 23:18
PH disse:
Atualizando. O SSD M.2 está funcionando normalmente, testei ele hoje em outro computador, agora meu pc ainda n dá vídeo, será que pode ser alguma configuração de segurança da BIOS ou algo que precisa ativar?
Teria como testar outro M.2 nele?
Não creio que seja incompatibilidade, pode ser algum curto, pois na hora que coloca o SSD, não da vídeo.
Retira essa bateria.
Retira o cabo de força da fonte, aperta o botão power algumas vezes, espera uns 5 minutos, depois coloca a bateria, liga o cabo de força da fonte e faz o teste de novo.
A função fast boot provavelmente está habilitada no seu bios/uefi e isso geralmente faz com que o computador busque o boot apenas no primeiro disco. Talvez quando você conecte o ssd, o computador esteja tentando dar boot somente por ele e trava já que obviamente ele está sem sistema.
Tente um clear cmos. Pode ser através do jumper da placa mãe ou retirando a bateria por alguns instantes como o PH sugeriu.
Já tive problema parecido com e um clear cmos resolveu.
Bom dia, acabei identificando junto de um técnico a anomalia que estava causando isso com o M.2. Instalei um 3.0 no PCIe (que era pra funcionar em 4.0 de acordo com as especificações) e deu vídeo com este SSD NVME M.2 3.0, mas ele aparentemente tava rodando em 1.0 em vez de 3.0, além disso, quando coloquei outro NVME 4.0, também não deu vídeo. Parece ser algum problema nas linhas de comunicações da Placa mãe. Instalei a BIOS atualizada da Pichau e não funcionou, e instalei a última BIOS da Maxsun (pelo fato da placa mãe ser a mesma, por ser remarcada, funciona perfeitamente a BIOS), está BIOS da Maxsun estava bem mais atualizada, mas n tinha nehuma configuração que resolvesse esse problema, pelo menos não encontrei.
Atualização: 24/01/2025 10:30
MadMax disse:
Opa, também estava crendo que seria um problema com a prioridadede BOOT, fiz reset de BIOS, atualização de BIOS, forcei BOOT pelo SATA, Mas realmente parece um problema que a Placa mãe não tá aceitando a memória 4.0. Mas ela deveria porque nas especificações ela tem PCIe 4.0 pra memória NVME M.2
Quanto tempo tem essa placa-mãe?
Sempre que possível fuja dessas placas-mãe genéricas, opte por marcas conhecidas, como Asus, Gigabyte, MSI, ASRock, além de ter site com todas informações, tem um suporte descente.
Tem cerca de um mês, recebi meu PC em janeiro, e acabei descobrindo este defeito nela no dia que abri a pergunta aqui no fórum. Eu também estava relutante diante destas peças remarcadas, mas pelo preço atrativo de final de ano e por recomendação, mesmo assim acabei pegando, acionei a garantia, e vou esperar ver o que eles tem a dizer, muito obrigado pela atenção e suporte que me deram aqui no fórum. 🤝🤝🤝
Espero que consiga trocar a placa-mãe, se o defeito continuar, veja se consegue o dinheiro de volta.