Logo Hardware.com.br
jricslima
jricslima General de Pijama Registrado
2.1K Mensagens 474 Curtidas

Tela com listras verde ISO Linux (Listras Laranja ISO Windows 10 [RESOLVIDO]) ao selecionar opção de Boot no pendrive.

#1 Por jricslima 22/01/2025 - 15:52
A grande maioria das Distros Linux, não conseguem prosseguir no boot pelo pen drive, após  clicar no link de opções, a tela vira, mas com listras verde no monitor, e listas laranja quando é ISO do Windows 10, o único sistema moderno que  rodou e instalou de boa, foi o OpenSUSE Leap 5.6 e dos antigos, apenas o LXLE, antiX e Pupy, e nem mesmo o Lubuntu que antes ia de boa, roda mais no Core 2 Duo E8400 com 8GB de RAM.

Pensei ter encontrado a solução em um desses vídeos abaixo:

Quando é uma ISO do Linux, chega a dar o boot e entrar nas opções, para testar ou instalar, o problema ocorre depois de escolher uma delas, ao carregar o sistema, e quando é uma ISO do Windows 10, fica como demonstrado no vídeo acima, mas no BIOS da minha placa, só tem duas opções, para alternar e não resolveu. 
Já troquei de iSO, resetei o BIOS, revi algumas coisas, mas não resolveu.

No momento estou me adaptando ao OpenSUSE Leap 5.6, embora tenha as facilidades do YaST, ainda prefiro a base Debian, embora o OpenSUSE tenha me surpreendido na detecção de Hardware e responsividade.

Tenho pesquisado bastante, já troquei de porta USB, Pen Drive de melhor qualidade, uso um ADATA de 32GB, e ao mesmo tempo que fico achando ser um problema de hardware, (O BIOS está atualizado), descarto essa hipótese, pelo fato do problema ter começado, após uma atualização meses atrás do Lubuntu, que já estava instalado e apresentou esse problema ao iniciar o sistema, e depois disso, só as Distros que citei acima, que dão boot como antes.

Edit.: 
Consegui  resolver o problema da tela com listras laranja, no meu caso, fui lá em Security Chip Configuration, habilitei para poder dar um Clear, deixando as opções acima, também habilitado, e com isso o boot do Windows já funcionou, depois testei deixando tudo desabilitado, para ver se só o Clear, já teria resolvido, mas a tela com listras laranja, voltou, então deixei habilitado as duas primeiras opções e apenas desabilitado o Security Chip, e voltou a funcionar o boot do Windows, lembrando que antes já estava desabilitado o Security Chip, mas só depois de ter dado um Clear, que resolveu o problema, pelo menos do Windows, já a tela com listras verde do Linux..., até agora sem solução.

Atualizado em 24/01/2025 20:11

Edit. 2: 
Gastei horas entre ontem e hoje, fazendo vários testes, com as ISOs verificadas, usando pelo pen drive e também gravando em CD/DVD, e a conclusão que cheguei, foi que o problema está mesmo na maneira como estão disponibilizando as ISOs atuais.
Achei em meus guardados, alguns CDs e DVDs, com Distros antigas, o Manjaro Linux, Ubuntu Mate e Lubuntu, todos deram boot normal pelo DVD, porém gravando as ISOs recentes no DVD, as do Debian principalmente, dá o mesmo problema das listras verde, percebi também que o boot desse Manjaro mais antigo, é o mesmo do atual OpenSUSE Leap, provavelmente a detecção de hardware são os mesmos, e isso explica do porquê a OpenSUSE, ser a única das modernas, que baixei até agora,  que roda de boa, com isso entendo que o Arch Linux e OpenSUSE, são das atuais, as mais compatíveis com PCs antigos, já as ISOs do Debian, com todos os sabores,  com esse exagero de não usar drivers proprietários, deixou de lado até mesmo o suporte que tinha para máquinas mais antigas.

Conclusão:
Na minha opinião, não é apenas eu que deve estar com esse tipo de problema, muitos usuários com máquinas antigas, devem estar passando pela mesma situação.

Atualizado em 25/01/2025 15:21

Edit. 3:
Baixei a ISO do  BunsenLabs Linux (Boron), com o desktop Openbox
https://www.bunsenlabs.org/index.html

Usando uma VM, descobri que essa ISO, como a maioria das outras, que não conseguem prosseguir com o boot pelo pendrive, entram numa tela de Configuração Desassistida, no Virtual Box, para selecionar a ISO e tentar novamente, no caso do Boran, ele prossegue até dar uma mensagem de erro:  "Este kernel requer uma CPU x86-64, mas detectou apenas uma CPU i686. Não é possível inicializar, use um kernel apropriado para sua CPU."
Já a iSO do Ubuntu Budgie-24.04.1-desktop-amd64, dá uma mensagem de erro, fica a tela preta por quase um minuto, mas após isso, prossegue normal, isso pela VM, com 2GB de RAM, mas pelo pendrive, estando o PC com 8GB, ocorre as listras verde.

Esse PC,  Core 2 Duo E8400, aceita tanto o 32 quanto o 64 bits, no Windows, vai de boa, mas no Linux, só  algumas Distros.

Resolver o problema no Virtual Box é fácil, tem até vídeo mostrando isso no YouTube:

O problema é descobrir o porquê dessas listras verde.
Começo a desconfiar de um dos pentes de memória, em que o Windows e algumas Distros fazem vista grossa para alguma falha, mas a maioria das outras Distros não deixam passar.

Atualizado em 30/01/2025 12:02

Anexos

© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal