Logo Hardware.com.br
josue-382
josue-382 Zerinho Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Tela congelando e PC reiniciando.

#1 Por josue-382 13/02/2025 - 00:29
Boa noite! 

Recentemente meu pc começou a dar um problema, a tela congela do nada: no Windows, jogos ou simplesmente na tela da configuração da bios. Eu precisava tirar ele da tomada, porém, assim que eu ia ligar ele, começava a ligar e desligar, em loop. Eu preciso tirar ele da tomada, esperar um pouco.  Ele liga, mas ai ficava na tela com um erro cmos settings wrong, mesmo reiniciando o pc não sai dessa tela, só sai se eu entrar na bios, clicar em salvar e reiniciar. Ai ele volta ao normal ate congela a tela. Ai eu tenho que repetir o processo.

As configurações dele são:
Placa mãe: POS-EIH61CE
Memoria Ram 2 pentes de 4gb DDR3 
Processador i5 2400 
Hd de 90gb
Placa de vídeo GT 1030 
Fonte aigo storm s500

Depois que começou a dar esse problema, pensei que fosse a memoria ram, limpei elas com borracha, limpa contatos, mais ainda continuou dando o mesmo problema, pensei que fosse algo relacionado a temperatura, mas olhando no HWMONITOR nada passava de 60 graus, só o processador que chegava a 80 graus em 100% mas não passava disso, porem a tela congelava aleatoriamente, não precisava exigir muito do pc, me parece q e aleatório. Testei em outro HD com outro windows e a tela continuava dando o problema, testei em diversas portas satas, usei outro cabo sata, não deu, usei outro cabo da fonte no hd, mas continuava dando o mesmo problema. Pensei que seria a fonte talvez, mas mesmo usando uma fonte e o cabo da fonte de um amigo, continuou dando o mesmo problema.
Coloquei meu processador antigo, um g530 celeron com uma nova pasta termica, também não deu certo. Tirei a placa de video e usei só a placa onboard, mas ainda deu o mesmo problema. 
Depois de testar a fonte, processador, hd, placa de video, pensei que poderia ser a placa mãe ou a memoria ram.

Vi em alguns relatos que poderia ser algum curto circuito no gabinete, então montei na mesa, não deu certo. Tirei a bateria da placa mãe, tentei ligar, dps coloquei de volta, mais ainda a mesma coisa.
Iniciei testes no MemTest86 com as duas memorias juntas, separadas, uma em cada slot, todas tiveram algum erro, algumas vezes só deu 4 erros, quando estavam juntas deram 24 erros. Então pensei que seria a memoria ram, comprei uma de 8gb... Mas nada do pobre funciona. 

Então a única peça que eu não troquei e a placa mãe. Não sei se e alguma componente que deu algum problema ou se e algum slot, passei limpa contatos nos slots da memoria. Se alguém tiver alguma ideia que eu possa fazer na placa mãe por favor, pode falar a vontade, não desisto ate sabe que realmente não há mais nada a ser fazido. 

Obrigado pela paciência em ler tudo.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
13/02/2025 - 08:55
Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Nós que agradecemos por fazer quase todos os testes que te pediria para fazer! big_green.png
Como trava na tela do BIOS, já descartamos sistema operacional.

O único que não foi testado foi a placa-mãe. Por gentileza, tira uma foto da sua placa-mãe (dentro do gabinete), de perto, com nitidez e a melhor resolução que puder, posta aqui para verificarmos algum defeito aparente. 

Como liga o computador na tomada, usa filtro de linha, estabilizador, nobreak, tem aterramento?
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
PH
PH Cyber Highlander Registrado
64.9K Mensagens 11.5K Curtidas
#4 Por PH
13/02/2025 - 21:37
Boa noite!

Neste momento, não consegui identificar nenhum problema aparente, mas não significa que não tenha. Notei que o regulador de tensão (VRM) que encontra-se ao lado do socket do processador, tem muito acumulo de poeira, mas isso é normal, devido ao cooler do processador.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal