Berserker92
Geek
Registrado
1.1K Mensagens
251 Curtidas
Isso são questões mercadológicas. Nada é por acaso, além da redução de custo nos processadores como diferencial de concorrência, o fato de não possuir vídeo integrado condiciona o usuário a adquirir uma placa de vídeo a parte, que por coincidência a Amd fabrica. Devem ter feito alguma pesquisa de mercado, e constatado que a maioria dos usuários que optam por cpus mais parrudas, não usam vídeo integrado (suposição). Tambem fiquei um pouco chateado com esta prática da amd, que ao meu ver sempre pensava no consumidor oferecendo alternativas custo x benefício (em parte, ainda verdade). Mas corporações precisam lucrar, então é assim que funciona. Não é atoa que a AMD depois de muitos anos no buraco começou a dar lucro nos últimos anos.
Another day, another war has come to set me free
TRONNER
Cyber Highlander
Registrado
32.2K Mensagens
7.3K Curtidas
Tem relação com o mercado mas duvido que seja pelo usuário, para quem viu o computador pessoal crescer sabe que não existiu por vários anos processadores ou mobos com gpu integrada, por esse longo período a placa de vídeo sempre foi mandatória.
Depois de um certo tempo usando a famosa XCell2000 é que a integração dos outros componentes como som e rede começaram a participar da mobo, o fax modem também fez parte dessa combinação.
Daí em diante apenas o modem deixou de ser disponibilizado, mais um pouco com os primeiros processadores com gráficos integrados começou outra variação entre gpu na mobo ou no processador, então quando os jogos 3D ficaram assustadoramente populares e as placas de vídeo para jogo custando quase uma moto zero km de baixa cilindrada, começaram a combinar mobo topo de linha com processadores do mesmo nível.
Veja que é incomum os que pagam 4/5 mil numa mobo usar gráficos da mobo ou processador, sendo natural comprar um processador topo de linha e uma placa de mesmo patamar, outro fator é o total de fabricantes estando reduzidos hoje a praticamente 3 produtores, ASRock, Asus e Gigabyte quando já tivemos SOYO, Biostar, ECS, PCChips, MSI, VIA, Supermicro, FIC ...
NewtonJose
Tô em todas
Registrado
893 Mensagens
174 Curtidas
Para mim sua questão não faz sentido.
A AMD criou as APUs justamente para poder tirar o vídeo das placa-mães e baratear o custo das mesmas.
Assim a mesma placa-mãe AM4 pode atender duas situações:
1)Quem quer um computador com vídeo integrado pode comprar um A12 e montar um computador a preço módico.
2)Quem tem condição de pagar R$5.800,00 reais em um Ryzen 9 3950X vai, logicamente, poder pagar mais mil reais em uma placa de vídeo offboard.
É uma questão de custos de escala.
No entanto, tecnicamente, não vejo porque as fabricantes de placas-mãe (ASUS, Gygabite, etc) não poderiam integrar uma placa de vídeo em uma placa-mãe para processadores AM4. Seria alguma incompatibilidade com o sistema AM4 ou a questão é meramente mercadológica? Me parece ser mercadológica.
Com este esquema a AMD passou a agregar valor aos seus produtos, no caso os APUs, e deu uma pernada no concorrente Nvidia. Desta forma parte da receita que ia para as fabricantes de placa-mães que tinham placas onboard da nvidia(onde se paga royalties para a mesma) passou para a AMD quando esta vende APUs.
Newton José
===========
DEBIAN
MadMax
Highlander
Registrado
6.8K Mensagens
1.7K Curtidas
Já acho que não faz sentido ter video integrado em um Ryzen 7, imagina então em um Ryzen 9.
Além dos motivos citados, também pode ser limitação física mesmo.
Quanto mais núcleos, mais difícil fica espremer uma APU no projeto.
Então, opta-se por mais núcleos ou menos nucleos + APU.
Ryzen 7 5700G/ 32GB Corsair 2666MHz / Gigabyte B450M DS3H / XPG Core Reactor Gold 850W / Kingston NV2 500GB + Corsair MP300 240GB + SSD Sandisk Plus 240GB + HD Seagate 1TB Hybrid +HD Toshiba 2TB / MSI 6750X 12GB VRAM
Assinatura deve ser útil e relevante ao fórum. Sem mimimis.
Deutriex
Geek
Registrado
2.1K Mensagens
207 Curtidas
Sobre as questões de não fazer sentido uma APU Ryzen 7 e Ryzen 9, esqueci mencionar no tópico principal o Core i9 9900K e o Core i9 9900KS, que são processadores octa-core que vem com uma placa integrada Intel HD Graphics 630 e o processador é fabricado em um processo de 14nm. As APUs da AMD mais recente tem processo de fabricação de 12nm. Os consoles da atual e futura geração tem APUs octa-core. E o Core i9 está no mercado desde 2018. A AMD não tem uma Apu equivalente. Quer dizer, vai ter, um tal de Ryzen 9 4900HS codinome "Renoir", mas é voltado para notebooks. A questão é sobre um processador desktop. O que não fazia sentido é pensar que teríamos um CPU de 16 núcleos em questão de alguns anos para plataforma mainstream algo que se dependesse da Intel estaria travado no quad-core até hoje..
Agora descobri que vou ficar sem PC até a RTX 2070 Super chegar. (Mas pelo menos tenho um notebook com Ubuntu para poder acompanhar o tópico e postar)
NewtonJose
Tô em todas
Registrado
893 Mensagens
174 Curtidas
O problema de comprar um Core i9 9900K ou Core i9 9900KS é que voce leva um processador muito poderoso com uma placa de vídeo que é uma droga. Não faz sentido para usar em PCs domésticos, só tem sentido usar esta configuração em servidores.
Newton José
===========
DEBIAN
PH
Cyber Highlander
Registrado
64.9K Mensagens
11.5K Curtidas
Bom dia!
Na sua questão principal vejo com questão dos tops de linha terem seu espaço voltados só para o CPU assim podem aproveitar o máximo. AMD tem projetos diferente da Intel. Então devem seguir a questão que se pode pagar caro por um processador de ponta, pode comprar uma placa de vídeo. O Ryzen 9 3950X custa mais de 3 mil reais, então pode ser esse o pensamento. Se está colocando um processador desses está montando uma senhora configuração. Esse processador é voltado para o mercado High End. Agora e quer uma placa de vídeo integrada Pelo que sei tem o APU Ryzen 9 4900h, mas para notebook, esse tem vídeo integrado.
Eu vejo com evolução, pois antes tínhamos o vídeo on-board de outro fabricante na placa-mãe e muitas vezes dava problemas ou dor de cabeça com os drivers. Sempre vi o vídeo on-board como um quebra galho para poder usar inicialmente. Mesma coisa de um sistema operacional, ele vem com básico para poder usar, como Windows, vem com Word pad, paint e outros programas simples, mas que não vai te deixar parado.
Quando começaram a integrar vídeo no processador foi do próprio fabricante e assim passamos a ter um controle melhor. Quem não lembro do problemático nforce, que deu muita dor de cabeça.
Hoje em dia não vejo mais problemas desse tipo com o vídeo integrado no processador.
A outra questão que vejo é que o espaço que era usado para o vídeo on-board, passou as ser usado por novas tecnologias como o M.2 fora. E a inserção do GPU no processador facilitas os projetos do computadores ITX como os NUC da Intel, pois em pouco espaço da para colocar mais componentes.
E por fim, a economia no projeto e sistemas de refrigeração, principalmente para os computadores portáteis.
Acompanhei toda essa evolução, desde o início dos anos 90 quando nem vídeo on-board tinha nas placas-mãe, os 286 e 386 precisavam de uma placa de vídeo, no seus Slots VESA e depois evoluindo para o PCI. Usei muito as famosas Trident 9440 que podíamos comprar memória em forma de chip e colocar para melhor a mesma.
Quando apareceu o vídeo on-board, foi uma comemoração para comunidade.
Se você não vai jogar, a placa de vídeo é mais do que o suficiente e ainda consegue jogar algumas coisas. Se você é um gamer então vai precisar de uma boa placa de vídeo. A questão do GPU integrado vem principalmente de quem não tem condições de compara uma placa de vídeo junto ao configuração que montei e com o chip gráfico integrado tem a possibilidade de usar o computador sem a necessidade de comprar uma placa de vídeo. Quando minha placa de vídeo queimou na época uma GTX 460 de 256bits, passei quase um ano usando o gráfico integrado e usei tudo que usava no PC, menos jogos pesados. As renderizações de vídeo que fazia demorou mais, mas erma feitas.
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3
24 anos de fórum!
A6_INFO
Cyber Highlander
Administrador
57.3K Mensagens
4.2K Curtidas
Não são só as três, e aliás, a ASRock pertence a Asus (é sua segunda linha). Você encontra MSI, Biostar, entre outras. Claro que Gigabyte e Asus são as mais populares nos dias atuais, mas não quer dizer que outras não existam, mesmo que em nichos. E algumas das marcas que desapareceram, foi uma benção, como a extinção da PCChips pela ECS.
Sobre a questão de eliminar o vídeo integrado, isso acarretou em uma grande economia no custo de produção. Geralmente quem prefere algo mais "modesto", opta por uma APU e é mais provável que não invista em uma placa dedicada. Quem quer algo mais parrudo, particularmente, voltado para jogos, onde exige muito graficamente, vai optar por utilizar uma offboard e aí vem outra economia que é não ter uma GPU integrada em um processador topo de linha, até porque, dificilmente quem investir em um processador deste nível, iria se limitar em utilizar uma GPU integrada.
Progressistas, esquerda caviar, intergalácticos, fingem defender as liberdades, querem o controle, ignoram opinião alheia e se fazem de vítimas quando confrontados.
Com uma besta quadrada comunista (Paulo Freire), patrono da educação, criamos apenas bestas quadradas, militantes socialistas e analfabetos funcionais. ©®²³
Quem votou no Ladrão, candidato da criminalidade e do establishment, é ladrão, cúmplice ou apenas uma besta quadrada.
Link indicação Cuponomia Link indicação Mercado Pago Link indicação MC
TRONNER
Cyber Highlander
Registrado
32.2K Mensagens
7.3K Curtidas
Tudo bem generalizei demais
, foi pela percepção comercial por aqui num momento onde era comum você facilmente encontrar as marcas que citei mas com o passar dos anos ficarem cada vez mais restritas ao consumidor final. Pesquisando enquanto escrevia percebi que o mercado empresarial ficou muito atrativo pois tínhamos aí três marcas HP_COMPAQ / IBM e DELL fornecendo computadores para uso em empresas, entendendo dessas marcas mudarem sua abordagem para construir mobos dedicadas a este mercado, na empresa atual temos um positivo como padrão porém os atuais estão muito diferentes para melhor nessa época. Ao pesquisar um substituto pro meu falecido i3 descobri que o Positivo D570 utiliza uma mobo produzida pela intel, com recursos removidos em outras mobos compatíveis como 4 bancos de memória, 3 grupos de usb (2 2.0 e 1 3.0) saída DVI e VGA como alguns exemplos de mobos que hoje custam uma fábula das que tenham tantas opções.
Kraftwerk
Cyber Highlander
Registrado
29.5K Mensagens
9.4K Curtidas

Recentemente vi algumas placas mãe com a marca Soyo, não sei se é a mesma fábrica ou apenas a marca que foi comprada por outro fabricante.
https://br.gearbest.com/computer-parts-accessories/pp_268250.html
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2