Logo Hardware.com.br
::DiOgUiN::
::DiOgUiN:: Super Participante Registrado
1.3K Mensagens 0 Curtidas

Voltagens da Fonte

#1 Por ::DiOgUiN:: 18/02/2004 - 10:02
Olá Pessoal,

Uma coisa que preocupa muito as pessoas, mas poucas comentam sobre isso: VOLTAGENS DA FONTE.
Eu já li algumas coisas a respeito, mas não entendi completamente a respeito disso.
Eu queria saber como monitorar as minhas voltagens, ou tipo, o quanto ela pode oscilar p/ não prejudicar o meu sistema, ou programas q mostrem a real voltagem ...
Valeu,
[]'s 4 All
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
13.6K Mensagens 7 Curtidas
#2 Por Mais Um
18/02/2004 - 10:11
Falai

Entao o importante para as voltagens da fonte é ficar na tolerancia de 5% dos valores nominais e mais importante do que isso é verificar se essas voltagens nao oscilam muito e se com o aumento de temperatura na fonte ela nao começa a ultrapassar o limite dos 5% :cry:

Para monitorar vc a principio poderia usar um desses softwares que indicam a temperatura e tem alguns que ja fazem até um grafico do que esta ocorrendo.

O certo mesmo seria vc monitorar com um Multimetro aferido, mas na falta de um fica verificando a variacao e a estabilidade das voltagens com o passar do tempo

Sorte ai
Galera, não participo mais deste fórum, não perca seu tempo mandando MP, use o fórum e seus atuais usuários...
Alechand
Alechand Super Participante Registrado
699 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Alechand
18/02/2004 - 10:13
olha pelo que sei as voltagens da fonte não pode oscilar muito, nem menos nem muito.

Por exemplo 12v nem 11.80 nem 12.40
5v nem 4.80 nem 5.40v
3.30v nem 3.10v nem 3.80v

O melhor programinha pra monitorar suas voltagens além da bios é o sppedfan, monitora temperatura do sistema, do chipset, velocidade da fan do cooler e todas as voltagens.
Abit KN9-SLI
AM2 5200+@2800 (stock)
4GB - 2x2GB - kingston DDR 800
WaterCooler Evercool WC-601 Silver Knight
Fonte Satélite SATA-545K8 400w

GForce PCI-E 8600GT
2 x HDs Sata2 - Western Digital 500GB
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
#5 Por Mais Um
18/02/2004 - 11:28
Falai

Entao o FV tem razao, esses chips de leitura de voltagens sao todos malucos, o meu fala que o -12 esta em -8 e mesmo assim funciona, troquei umas 3 fontes e nao muda nada, ja cheguei a conclusao que o Chip ta malucao mesmo :twisted:

O unico jeito realmente confiavel é com um multimetro aferido mesmo, nao tem como acreditar nos chips e nos programas de monitoração, mesmo porque ele pega informacoes do chip da placa :cry:

Sorte ai
Galera, não participo mais deste fórum, não perca seu tempo mandando MP, use o fórum e seus atuais usuários...
Arraso
Arraso Geek Registrado
4.1K Mensagens 1 Curtida
#7 Por Arraso
18/02/2004 - 11:36
As voltagens negativas não são mais usadas, quanto a isso vocês não precisam se preocupar. "Mas porquê ainda existem em fontes?" - simples, toda peça eletrônica precisa ter linha posivita, negativa e neutra.

E o fato das voltagens não mudarem de fonte pra outra podem ser por dois motivos:

- As fontes são ruins;
- A medição, mesmo pela BIOS, é errada. Sempre é errada. Só serve pra ter uma noção básica mesmo. Façam a "medida" pelo multímetro, aí sim haverá diferença wink.png
Oi smile.png
Artesanato (patchwork) da minha mãe: www.panoxadrez.com.br :P
Shinigami
Shinigami Super Zumbi Registrado
8.7K Mensagens 831 Curtidas
#8 Por Shinigami
18/02/2004 - 12:27
Soh sei de uma coisa... Preocupesse mais com as + (positivas) do que as - (negativas)

E otra olha esse desgraca de voltagens as minhas

voltagens.JPG

Troni eh fo** viu *** :evil:
Ryzen 5 1600AF # GA-B450M-S2H # Crucial Ballistix 2x8gb DDR4 3000Mhz # RX 6650XT # 850 EVO 250gb + Crucial BX500 480gb # PCYes 450w # HyperX Cloud II # Edifier X100 # AOC 24g2 # Cougar Archon
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
#9 Por Mais Um
18/02/2004 - 13:09
Falai

Entao realmente com Troni nao da para discutir :roll: :roll: , mas vc ja tentou outros softwares pra ver se te falam a mesma coisa que esse ???

As vezes o chip é meio maluco, nao da pra confiar mas no caso da Troni ai já é outro papo.

Só pra te animar 90% das fontes que queimam aqui na Escola sao Troni :twisted: :twisted: he he he

Valew
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
#11 Por Mais Um
18/02/2004 - 13:28
Falai

Entao com certeza se o estabilizador estiver ruim, ou se até mesmo se a energia eletrica nao for bem distribuida em sua casa e ficar oscilando muito tipo quando alguem liga um chuveiro ou algo que o valha , atrapalha muiuto a fonte e faz com que a tensao da fonte varie tambem :cry:

Quanto ao terra, eu nem ligaria um equipamento eletrico que use o terra sem terra, é a mesma coisa que vc nao aterrar o chuveiro da sua casa e ficar tomando choque na torneira

Sorte ai
Mais Um
Mais Um Zumbi Registrado
#13 Por Mais Um
18/02/2004 - 13:37
Falai

Entao um valor bom seria oscilar no maximo 5% pra mais ou pra menos do valor nominal, agora até uns 10% tambem é aceitavel mas ja pra ficar esperto 8O

Mais que 10% já é melhor pegar outra fonte antes que o prejuizo seja maior :cry:

Sorte ai
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal