Olá velhos amigos!
Programas e jogos começaram a crashar, erros na descompactação de arquivos e instaladores dando erro. Depois de descartar outras possíveis causas, foquei na memória RAM. Recentemente coloquei módulos novos (2x16GB) DDR4 de 3200Mhz da Kingston (Fury Beast CL16). Eu estava com o XMP ativado (XMP 2.0 16-18-18-36 1.35V) e no Memtest estava dando muitos erros apenas no teste nº 8 (Random Number Sequence). Quando desativei o XMP os erros não aconteceram. Tenho uma AsRock B450M Steel Legend e um Ryzen 5600X.
Fazem 2 meses que estou usando os 2 módulos novos e até então eu não estava tendo problema. Nestes dias estamos tendo altas temperaturas aqui no sul, imagino que isso possa ter pesado no XMP que já estava forçando mais a RAM.
O que me deixa cismado é que nestes 2 meses que passaram houveram semanas quentes e meu PC funcionou sem problemas e os 2 módulos de 8GB que eu tinha (ambos iguais e também da Kingston/Fury) tinham 3 anos de uso, com o mesmo perfil XMP ativado e nunca tive problema.
Porque só agora o XMP resolveu me incomodar? Talvez por eu ter aumentando a quantidade de memória? O XMP funcionava bem com 16GB mas complicou com 32GB é isso?

ISMAIDEN666
Membro Senior
10 Curtidas
XMP ativo crashando programas e dando erros no Memtest
#1 Por ISMAIDEN666
23/02/2025 - 03:33