Logo Hardware.com.br
lost_alvaro
lost_alvaro Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas

Gabinete dando choque [ solução aqui ]

#1 Por lost_alvaro 23/08/2008 - 02:37
Galera, ate ontem, meu Gabinete estava dando choque, q por sinal me impedia de conectar alguns fios na torre. Como por exemplo cabo da net para placa de captura, cabo USB da câmera digital a placa do dispositivo USB, e por ai vai..

Acredito q muita gente passa por essa situação.

Eu pesquisei alguns tópicos sobre isso nesse fórum, achei alguns tópicos, mais que esses tópicos estava uma enrolação só. Sem a solução concreta.

aqui vai a dica como solucionar o problema

1- Trocando a tomada de lado - a tomada do estabilizador tem que ser aquela de 3 pinos ( 2 magros e 1 gordo ). Certifique que o pino gordo esteja pra cima e os 2 magros para baixo.

2- certifique que a placa mãe não esteja em contato com a CPU ( torre ) através de parafusos e metais, lembrando que o isolamento tem que ser com umas presilhas de plástico.

feito isso, e o problema persistiu.

Faça um aterramento, pra não ter problema chame um eletricista de confiança.

Espero q tenha ajudado.

Gratocap_feceiro.png:
Vitor Machado
Vitor Machad... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 72 Curtidas
#17 Por Vitor Machad...
23/08/2008 - 19:14
Certa vez eu abri uma fonte, e notei que tinha um fio que era parafusado na estrutura da fonte (e acho que ele vinha de algum dos conectores da tomada).

Tive a impressão que era ele o responsável pelos choques... alguém aí sabe pra que serve esse fio parafusado na fonte?

Penso que seja para conectar ao gabinete, e dele até o terra... mas aí pra quem não tem terra, só serve pra dar choque eu acho. confused.png
[Essa conta não será mais utilizada]
GNMilasi
GNMilasi Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 2.7K Curtidas
#18 Por GNMilasi
23/08/2008 - 19:41
Paulo Sousa disse:

Já vi manuais de placas-mãe citarem essa questão de ter um bom aterramento!

Abs
Intel Core I9-9900K - Gigabyte Z390 AORUS ULTRA (rev. 1.0) - NVIDIA GeForce RTX 4060 - Kingston Fury Beast 128GB 3200MHz DDR4 - SSD KINSTON FURY RENEGADE de 1TB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe - ST10000VE0008-2KX101 10TB - Corsair AX1200i 1200W Pro Series Modular Power Supply 80 Plus Platinum - SAMSUNG SMART TV Neo QLED 4K 43" - Gabinete Gamer Redragon Ironhide Preto RGB GC-801 - Water Cooler CORSAIR H100i Platinum RGB 240mm - CORSAIR Gaming K55 RGB PRO USB Keyboard - CORSAIR Gaming KATAR PRO RGB USB Mouse - CORSAIR HS80 RGB USB Gaming Headset - Windows 11 Pro 24H2 - 26100.3476
Paulo Sousa
Paulo Sousa Super Zumbi Registrado
10.6K Mensagens 311 Curtidas
#20 Por Paulo Sousa
23/08/2008 - 21:23
Vitor Machado disse:

Este fio ligado à carcaça da fonte de alimentação auxilia no "escape" de qualquer diferença (seja de energia gerada pela fonte seja pela estática) de potêncial para o terra.

Muitos equipamentos que possuem peças em constante movimento usa este tipo de ligação, assim, esta energia acumulada vai para o terra.

fmpfmp disse:
O que deverá ser feito antes de qualquer coisa é você por uma fonte decente, até porque passar corrente no gabinete demonstra que algo errado está ocorrendo. Não adianta você ter fio terra e a causa original do problema não ser corrigida. Fio terra é uma questão de segurança, e não a solução de um problema.

Como você disse, algo errado está ocorrendo mesmo, pois, um gabinete (ou outras peças) dando choque não é normal!

Não acredito que o problema venha da fonte de alimentação, que mesmo que seja "fraquinha", pois existem outros fatores mais interessantes.
Como dentro do gabinete há muitas peças em movimento, ar circulando, e energia fazendo o sistema operar de maneira satisfatória, se não houver uma saída para esta energia armazenada (normalmente conhecida como estática), sempre que alguém tocar na lataria do gabinete levará um leve choque, pois está agindo com um terra neste momento.

Honestamente, nunca presenciei casos onde a fonte de alimentação estava dando choque... (porém, estou aqui para aprender. Sempre!)

Outro ponto de destaque é que, uma fonte de potência real não substitui um aterramento, e o aterramento não substitui uma fonte de qualidade.

Por isto, acredito que o aterramento pode ajudar, em muitos outros problemas, e até se a fonte estiver causando estes choques à quem toca no gabinete.

Não imagino que exista muitas alternativas ao aterramento. Nem com módulos isoladores!

Acredito que muitos já tenham lido, mas é interessante:

Aterramento

Tudo que você precisa saber sobre aterramento

Sem contar a quantidade de artigos referente ao tema na internet..
Obrigado wonderwall, pelo presente: Hardware, o guia definitivo.

_

Kayusi, minha linda, Te Amo D+!!!!
GNMilasi
#21 Por GNMilasi
23/08/2008 - 22:05
Como você disse, algo errado está ocorrendo mesmo, pois, um gabinete (ou outras peças) dando choque não é normal!

Não acredito que o problema venha da fonte de alimentação, que mesmo que seja "fraquinha", pois existem outros fatores mais interessantes.
Como dentro do gabinete há muitas peças em movimento, ar circulando, e energia fazendo o sistema operar de maneira satisfatória, se não houver uma saída para esta energia armazenada (normalmente conhecida como estática), sempre que alguém tocar na lataria do gabinete levará um leve choque, pois está agindo com um terra neste momento.

Honestamente, nunca presenciei casos onde a fonte de alimentação estava dando choque... (porém, estou aqui para aprender. Sempre!)

Outro ponto de destaque é que, uma fonte de potência real não substitui um aterramento, e o aterramento não substitui uma fonte de qualidade.

Por isto, acredito que o aterramento pode ajudar, em muitos outros problemas, e até se a fonte estiver causando estes choques à quem toca no gabinete.

Não imagino que exista muitas alternativas ao aterramento. Nem com módulos isoladores!

Falou tudo, Alex!

O conjunto é que fará a diferença, eu tb nunca vi fonte genérica provocar choque, o que já vi DEMAIS foram PCs sem aterramento dando choque!

Outra coisa: nunca acreditei em módulos isoladores, só JC descendo dos Céus prá me convencer da eficiência deles, sou mais o aterramento bem feito respeitando as regras técnicas!

Abs
Intel Core I9-9900K - Gigabyte Z390 AORUS ULTRA (rev. 1.0) - NVIDIA GeForce RTX 4060 - Kingston Fury Beast 128GB 3200MHz DDR4 - SSD KINSTON FURY RENEGADE de 1TB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe - ST10000VE0008-2KX101 10TB - Corsair AX1200i 1200W Pro Series Modular Power Supply 80 Plus Platinum - SAMSUNG SMART TV Neo QLED 4K 43" - Gabinete Gamer Redragon Ironhide Preto RGB GC-801 - Water Cooler CORSAIR H100i Platinum RGB 240mm - CORSAIR Gaming K55 RGB PRO USB Keyboard - CORSAIR Gaming KATAR PRO RGB USB Mouse - CORSAIR HS80 RGB USB Gaming Headset - Windows 11 Pro 24H2 - 26100.3476
GNMilasi
#23 Por GNMilasi
24/08/2008 - 18:38
fmpfmp disse:
Pois é, eu já presenciei. Foi só trocar a fonte genérica por uma Seventeam 350BKV que o gabinete nunca mais deu choque.

Bem, nesse caso, só um engenheiro eletricista prá explicar o porquê!

Abs
Paulo Sousa
#25 Por Paulo Sousa
24/08/2008 - 22:43
fmpfmp disse:
Pois é, eu já presenciei. Foi só trocar a fonte genérica por uma Seventeam 350BKV que o gabinete nunca mais deu choque.

Acredito que tenha sido apenas um caso isolado...

Não acredito que, por motivos de "qualidade" da fonte de alimentação, esta possa ocasionar descargas elétricas no gabinete...

Conheço muitos users que utilizam em seus computadore fonte de alimentação "xing-ling" e não tem este problema! (mesmo sem aterramento!)

Quem sabe o grande Ifaller não passa por aqui e nos dê uma explicação...endoidei.gifendoidei.gif

_

lfaller
lfaller Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 272 Curtidas
#28 Por lfaller
27/08/2008 - 22:39
Tenho visto e corrigido ao longo do tempo uma série de problemas relacionados a choque elétrico no gabinete do PC e, se computarmos as diferentes causas teremos uma ou uma associação de algumas dessas que cito:
1) - Fonte muito da ruim, genérica ou coisa que o valha;
2) - Instalação elétrica com tomada própria para fio terra, com a fiação invertida na tomada;
3) - Algum problema mecânico/elétrico ou dentro da fonte ou na montagem do PC;
4) - Estabilizadores e a eterna mania de que um PC deve trabalhar com 110 Volts e não com os 220 Volts da tomada. Então tasca um estabilizador redutor nele. Já vi desses equipamentos com inversão de fase com neutro dentro dele, da entrada para a saída, e ai pode si vir a dar choque seu gabinete, pois o vivo fica no lugar do neutro, na saída e o que seria o fase fica num fase fantasma. Ficam na prática o equivalente a dois fases na tomada de saída. Se você tiver uma proteção, na saída dele, pode ser catastrófico ( a fonte pode ter a proteção internamente). Veja: http://www.gson.org/stepdown/
5) - A falta de um bom aterramento na tomada ( o aterramento vai fazer com que você não leve choque, mas não vai resolver o problema. Se existe uma fuga para o chassi do PC, o terra só vai eliminar o sintoma e não corrigir essa fuga..).
6) - A operação do PC, de pés descalços e em ambiente de ladrilhos, de terra, ou madeira e de preferência úmidos.. Propicia uma melhor condição de terra ao corpo humano que desse modo pode apresentar diferença de potencial para o chassi do gabinete sem aterramento apropriado no PC.
7) - A indução, melhor seria dizer a condução de potencial de choque vindo de outro periférico, e não do PC.

Desses que me recordo no momento, e a maioria deles já citados por ai acima de um modo ou de outro...

Solução ou para resolver ou para detectar de onde vem o problema, relacionada com os itens de 1 a 7 acima;

1) - Só trocando a fonte e, principalmente, se convencendo que uma boa fonte é a base de uma boa máquina. Adote modernidades como o PFC ativo e alta eficiência em sua próxima fonte. Escolha a sua fonte do mesmo modo como escolhe uma boa placa de vídeo, ou memória, ou CPU... Fontes com a etiqueta HI-POT OK passaram por um teste que lhes confere baixíssima fuga e desse modo protegem o operador; Veja ai a etiqueta HI-POT OK..
Imagem

2) - Confira sua tomada elétrica. Se sua tomada elétrica for de somente dois pinos, inverta o plug nela colocado. Desligue de seu PC o monitor a printer ou outra qualquer conexão elétrica.teste seu PC sozinho na tomada. Inverta o plug e ligue seu PC. Claro que não vai ter vídeo, pois o monitor estará desligado.
Se sua tomada for tripolar ela deve ter a seguinte distribuição, se olhada pelo lado de fora, pela frente olhando para a parede: Se não estiver assim providencie para que fique desse modo invertendo as ligações internamente, na tomada.
Imagem

3) - Só uma verificação, uma inspeção visual criteriosa poderá detectar algum problema nesse caso. Às vezes há que abrir a fonte e examiná-la por dentro;

4) - A melhor solução nesse caso, se existir um estabilizador rebaixador para 110, sendo sua tomada 220 Volts, é a prova dos 9... Retire o estabilizador, comute a fonte de seu PC para 220 volts, comute o monitor também para 220 Volts e ligue-os direto na tomada. se o choque desaparecer, coloque o estabilizador aonde ele já deveria estar há muito tempo... No fundo do rio... Ou faça dele um peso para papéis, ou um pé para a cama de pé quebrado... Se seu Monitor não pode rodar em 220 Volts, desligue-o para testar. Ligue somente o PC, afinal você não vai trabalhar e sim tomar choque, ou não...

5) - Nenhum outro dispositivo na face da terra substitui um bom aterramento. Ele, na sua função é insubstituível. Sim é possível se conviver sem ele. Eu mesmo o faço, mas sei dos riscos e os tolero. Aterramento ou se tem ou não se tem. Não existe meia-boca, aterramento eletrônico, pseudo aterramento, aterramento fantasma, prego na parede, módulo isolador. Nada disso substitui, na proteção de seu PC, um bom aterramento.

6) - Nesses casos ouça sua mãe, na sua velha e sábia teoria... "Vá botar um chinelo guri..."

7) - Isole seu PC, do monitor, da rede, do modem, da printer, do que for que seja que nele estiver ligado fisicamente por fio... Ligue-o na tomada, ligue seu PC e veja se ainda dá choque... Se não der, descubra de qual dos outros periféricos vem a corrente de fuga...

Se nada disso deu certo, no desespero coloque um transformador isolador em seu PC e você deixará de levar choques na mesma hora...
Se a solução é esta então porque não adotá-la de cara???
Razões;
- Um módulo protege o operador de tomar choque, como um bom aterramento o faz, mas não protege seu PC como um bom aterramento faz;
- Custo elevado;
- Não resolve o problema, elimina o sintoma;
- Tem um custo energético da ordem de 10% de toda energia consumida pelos seus equipamentos;

Tente isso, de 1 a 7, somente depois, se não houver solução, adote um isolador...
Abraço...
Lanparty NF4 + Corsair 4x512 + A64 x2 4200+
7900GS + HD + DVD + Tt Big Typhoon
Corsair CX400
Claudio Hideki
Claudio Hide... Cyber Highlander Registrado
41.6K Mensagens 297 Curtidas
#30 Por Claudio Hide...
28/08/2008 - 22:02
Fonte vagabunda + ausência de um fio terra causam esse problema...e a dica de inverter a tomada por incrível que pareça resolve, mas o usuário fica desprotegido caso um raio ou descarga elétrica atingir a rede elétrica local...ou seja, uma gambiarra pra resolver a outra. Infelizmente não é rotina termos um aterramento nas instalações elétricas.
.
.
.
EU NÃO RESPONDO DÚVIDAS TÉCNICAS POR MP!!!!!
Paulo Sousa
#33 Por Paulo Sousa
30/08/2008 - 15:19
Vitor Machado disse:

5) - A falta de um bom aterramento na tomada ( o aterramento vai fazer com que você não leve choque, mas não vai resolver o problema. Se existe uma fuga para o chassi do PC, o terra só vai eliminar o sintoma e não corrigir essa fuga..).
arkRed">Não tenho.

Faça primeiramente um aterramento e veja se resolve seu problema?

_

© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal