Boa tarde fórum.
Minha dúvida é a seguinte, desde 2018 instalei uma internet local aqui do interior do RJ, a
Leste Telecom, pago R$89,90/mês por 50MB, internet bem decente, mas de uns meses pra cá eles vivem me enchendo de mensagem pra eu mudar o plano, pra 800MB + super wifi 6 AX, por R$130,00 por mês (o plano de R$89,90 nem existe mais para contratar), e eu me pergunto: pra quê? Se a internet está ótima.
Bom... por que eu to falando isso? Porque eu sempre utilizei o roteador e o conversor de fibra óptica deles, que é alugado junto com o plano mensal, e junto disso eu uso um repetidor, segue os modelos:
Roteador: Roteador Wireless N 300Mbps WR840N Número do Modelo TL-WR840N - Tp-Link
Repetidor: TL-WA850RE - TP-LINK ( aquele bem básico de tomada, sem antena).
Aqui em casa o Roteador fica no meu quarto, junto com meu computador, 3 metros de parede, depois um corredor de mais 6 metros, totalizando 9 metros até o repetidor na tomada. Pra alimentar uma sala de mais 5 metros de distância do repetidor.
Toda vez que eu saio do quarto o meu wifi muda de sinal e conecta no repetidor automaticamente, na sala tem smart-tv, com netflix, disney, etc.. sempre funcionou muito bem, bem rápido.
Porém... nas últimas três semanas, está praticamente impossível assistir netflix ou qualquer outro streaming, ou usar o próprio wifi do celular na sala, o wifi está muito ruim, fraco,(o streaming fica travando toda hora dizendo que perdeu conexão com a internet), no quarto continua bom, mas é só passar os três metros de parede que começa a perder o sinal.
E quando conecta no repetidor fica muito ruim.
Minha dúvida: o provedor está fazendo de propósito pra me forçar a mudar de plano?
O roteador tem 7 anos de uso assim como o repetidor, ambos estão ruins ou somente um dos dois?
Como posso testar isso, eu fiz a config do repetidor a 7 anos atrás, nem lembro mais como fiz isso.
O pior de tudo é: Se for o roteador, eu terei que pagar por ele, já que no contrato diz que ele é de inteira responsabilidade minha.
Bom, essas são minhas dúvidas.
Agradeço qualquer feedback.
Obrigado desde já.