Logo Hardware.com.br
willianholtz
willianholtz General de Pijama Registrado
2.8K Mensagens 152 Curtidas

Dois monitores [Arch Linux - KDE 4.6]

#1 Por willianholtz 21/04/2011 - 21:23
Pessoal, sei que muitos vão me crucificar por dizer: "no windows é só plugar e aparece".. mas é o seguinte.

No arch nunca consegui fazer duas telas funcionarem perfeitamente, sempre quando engato o cabo de VGA atras do meu laptop para a TV, nunca acontece nada, como uso driver da nvidia, logo vou ao menu do mesmo e aplico o modo twinview, porém não da certo...

Pensei que podia ser algo no KDE, então instalei o gnome para ver se podia estar dando algum erro no ambiente, mas sem chance, no gnome nem sinal para a TV ele passa.

Já segui o arch wiki nvidia, e nada parece dar certo.. em pouco tempo estarei usando meu laptop para fins de apresentação, e desse modo não tem como utilizar..

Gostaria de uma ajuda para fazer a configuração de duas telas, laptop + TV, com imagens idênticas.

Lembro que antes (KDE 4.4) funcionava perfeitamente, mas não sei dizer exatamente se é o KDE, XORG, ou o driver da Nvidia...

agradeço desde já!
PHIRON
PHIRON Zumbi Registrado
6K Mensagens 418 Curtidas
#2 Por PHIRON
22/04/2011 - 11:00
No meu notebook funciona direitinho, uso o gerenciador do kde mesmo, inclusive funciona o modo clonagem e o modo tela estendida.
Só que meu note é intel, me lembro que tive um problema parecido e era a falta de instalar o randr ou xrandr, não me lembro bem, mas de qualquer modo é o xrandr que é reponsável por gerenciar mais de uma tela no linux, como o arch é muito modularizado é possível que não esteja instalado ou em algum update tenha ficado pra trás, dê uma olhada nesse pacote.
willianholtz
#7 Por willianholtz
22/04/2011 - 20:33
PHIRON disse:

Sim está tudo certinho, consegui arrumar fazendo algumas alterações diretamente no xorg, ao criar o nvidia-xconfig, adicionei algumas opções do nvidia, lendo o manual do mesmo

man nvidia-xconfig, reparei que o twinview deve estar setado no xorg coisa que não estava.

ai depois disso segui um tutorial da net: mais exato esse aqui

Pelo que pude perceber tenho habilitar os monitores CRT e DFP, setando quais as resoluções pretendo usar...

ainda não testei, pois não estão usando a TV nesse momento rsrs..

Agora referindo-se ao dbus e o KDE, quais são as dependências que você diz?

Pelo que sei esta tudo certo, pois na versão 4.5 do KDE funcionava de boa, mas nunca usava e agora que pretendo usar não pega ¬¬...

Segue uma imagem da conf do KDE onde diz para configurar os dois monitores..

preste atenção na mensagem que ele tem no centro da tela

Imagem

Sempre que adapto ou monitor tenho de ir na conf da nvidia...
Somos o que as pessoas acham que somos
willianholtz
#11 Por willianholtz
22/04/2011 - 22:49
PHIRON disse:

exato... Bom com muito sacrifício, consegui arrumar, pelo menos a metade, ou seja, ele aparece na TV o que esta no meu notebook, porém na TV a resolução não se arruma de jeito nenhum.. tornando assim a resolução idêntica a do notebook, forçando a TV ficar com resolução maior e não mostrando todo conteúdo do ambiente gráfico!

Outro problema é o seguinte: quando estou assistindo filme na TV,(rodado pelo note claro) ao dar um fullscreen ele fica certinho... porém, se eu desligar a tela do note, ele simplesmente desliga o sinal da TV também.. coisa que não devia acontecer... lembro que no KDE passado a gente apertava FN+F8 ele desligava a ela e aparecia só na TV, e vice-versa..

Resta saber agora duas coisas:
**Como arrumar a resolução.
**Como deligar a tela do notebook sem que a da TV desligue junto.
Somos o que as pessoas acham que somos
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal