Logo Hardware.com.br
Hiperion
Hiperion Membro Senior Registrado
311 Mensagens 0 Curtidas

Materia sobre configurar BIOS, algumas dúvidas...

#1 Por Hiperion 19/06/2004 - 14:35
Pessoal , estava aplicando lendo a matéria sobre configurações de Bios que consta no site (o qual é muito boa), porém fiquei com dúvidas em 3 coisas:
1- System BIOS Shadow / Videos Bios Shadow - recomenda-se desativar, pois os S.O mais novos não utilizam essas rotinas
2- System Bios Cacheable - Vídeo Bios Cacheable - recomenda-se desativer, inclusive em sistema Windows há uma pequena diminuição do desempenho.

Só que lendo materia ele recomenda o contrário para essas opções, diz o seguinte:
System Bios Cacheable - Vídeo Bios Cacheable - faz com que o microBIOS do micro seja acesado usando o cache de memória, o que aumenta consideravelmente o desemepnho do micro. Habilite essa opção.
System BIOS Shadow / Videos Bios Shadow - o shadow é uma técnica ode o conteúdo da memória ROM é copiado para a RAM, o que faz a memória RAM ser acessado ao invez da ROM. Isso é feito de forma a aumentar o desempenho do micro. Recomendamos habilitar essa opção

Afinal, quem está correto?? Gostaria da opnião de vocës sobre esse assunto.

3- Na minha BIOS em PCP/PNI Configuration a uma opção chamada
PCI Master Broken Timer - o que é isso? qual a finalidade? o correto é deixar habilitado?

No que puderem ajudar, eu agradeço,

Edson
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#2 Por OP
19/06/2004 - 14:55
Já fiquei em muita dúvida quanto a isso. O Laercio Vasconcelos tb recomenda que estas opções estejam habilitadas, mas o Morimoto é enfático ao dizer que elas não ajudam muito para quem usa windows. Procurei em outrso sites de confiança e me pareceu que o Morimoto tá certo (mais uma vez!) pois estas opções são boas apenas para quem usa Dos, coisa que o Windows XP não faz.
Eu manteria as duas desabilitadas...
Quanto a terceira, não sei dizer. Vamos esperar mais respostas...
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#4 Por OP
21/06/2004 - 19:54
Muito bom Eric Gagulich! Pelo que vi lá, as informações batem com o que o Morimoto já tinha dito:

However, caching the video BIOS does not necessarily translate into better system performance. First of all, modern operating systems like Microsoft Windows XP do not need to use the video BIOS. They bypass the BIOS completely and use the graphics card's driver instead. Therefore, absolutely no benefit can be realized by caching the BIOS.

Therefore, it is recommended that you disable Video BIOS Caching, even if you play a lot of real-mode DOS games or work with operating systems running in fail-safe mode.

e tb:

System BIOS Cacheable
However, this does not translate into better system performance because modern operating systems like Microsoft Windows XP do not need to communicate with the hardware via the BIOS. Current operating systems make use of drivers to access the hardware directly.

Therefore, it would be a waste of the Level 2 cache's bandwidth if the motherboard BIOS was cached instead of data that are more critical to the system's performance.

In addition, if any errant program writes into this memory area, it will result in a system crash. Therefore, it is highly recommended that you disable this feature for better system performance.

Pra variar, o Morimoto deu a melhor dica...
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal