Logo Hardware.com.br
Joao_Lukas
Joao_Lukas Novo Membro Registrado
30 Mensagens 1 Curtida

Erro de Inicialização (CMOS Checksum error- Defaults loaded)

#1 Por Joao_Lukas 06/10/2016 - 22:16
Segue ai o problema:

Eu inicio meu computador mas ele não entra no S.O, o computador reconhece sim o HD, as memórias estão boas, a fonte está funcionando corretamente, eu andei pesquisando e eu acredito que possa ser a bateria, já tentei reinicia a BIOS pelo jumper mas não adiantou nada, pesquisei em vário sites e não encontrei solução, estou tentando resolver este problema desde a terça-feira e nada. O erro que dá ao iniciar é esse: CMOS Checksum error - Defaults Loaded
Por favor me ajudem. Estou precisando deste computador!
Se quiserem saber algumas característica do computador segue elas ai em baixo:

Placa Mãe: Itautec ST 2141 REV 1.1 (OBS: Não conseguir encontra este modelo no site oficial)
Processador: Intel(R) Celeron(R) CPU 2.66GHz (133x20.0)
Berserker92
Berserker92 Geek Registrado
1.1K Mensagens 251 Curtidas
#2 Por Berserker92
06/10/2016 - 22:26
Típico erro na bateria (pilha) do cmos. Já testou com outra pilha? Se sim e não funcionou, é provável que o mosfet responsável pela alimentação do setup quando a máquina está desligada esteja defeituoso, sendo necessário o troca. Se for este o caso, necessário procurar um técnico de confiança que possa realizar o reparo.
Outra coisa, não da pra prosseguir mesmo se aplicar as opções padrão do setup?
Another day, another war has come to set me free
Joao_Lukas
30 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Joao_Lukas
06/10/2016 - 22:33
Berserker92 disse:

Primeiro: Eu não tentei usar outra pilha ainda
Segundo: Não consigo entrar de modo algum no S.O, já tentei ir na BIOS e já tentei ver na Internet como entrar mas só diziam coisas para entrar em LOAD SETUP DEFAULT ou LOAD DEFATS PARAMETERS e outros mas, a minha BIOS não possui estas opções, já pediram também para ir no HPET SUPPORT mas minha BIOS também não possui esta. Não consigo incializar nenhum DVD de formatação, já tentei com o Lubunto, Ubunto e Windows 8 enão entra também, as vezes aparece uma tela preta com um monte de palavras referente ao HD e outras coisas sobre o computador e lá em baixo aparece uma coisa mais ou menos isso:

Verificando DMI( eu acho) (outra palavra) ............ (As vezes aparece Succes neste outra parte e as vezes não)

OBS: Eu escrevi em portugues mas está em inglês
HUMM
HUMM Ubbergeek Registrado
6.8K Mensagens 139 Curtidas
#7 Por HUMM
07/10/2016 - 07:41
se fica parado na tela do erro do checksum, basta ver qual tecla F faz continuar.. geralmente F1 to continue..

se da erro ao carregar o windows, muito provavelmente é porque a porta SATA deve ter sido instalada como IDE compatible.. e ao acontecer o checksum error, o default da bios é carregada.. que normalmente vem com a opção AHCI na porta SATA.. se o windows não tem os drivers AHCI previamente instalados, vai dar pau.
Aplicativo para Técnicos em Manutenção

"Formatar" é para fracos. Quem realmente sabe, resolve.
Joao_Lukas
30 Mensagens 1 Curtida
#13 Por Joao_Lukas
07/10/2016 - 10:15
TANGOBRAVO disse:

Anexo do post

HUMM disse:

Bom,o computador não chega a tentar entrar, quer dizer, ele não mostra nem a inicialização do Windows nem nada, o S.O não aparece, as vezes tenta entrar mas não aparece o S.O, aparece outra coisa. E no boot , reconhece sim a unidade mídia mas, o mesmo problema que da na inicialização do HD ou S.O é o mesmo problema que da na Unidade Mídia.

Anexos

HUMM
HUMM Ubbergeek Registrado
6.8K Mensagens 139 Curtidas
#14 Por HUMM
07/10/2016 - 10:23
tenta entrar na bios.. vai nas opcoes do SATA e coloca pra operar no modo IDE.. provavelmente vai estar como AHCI..

feito isso.. manda dar um save to CMOS and reboot

nao desliga o pc em momento algum, ou seja nao corta a energia dele.. assim provavelmente enquanto o mantiver ligado, nao vai mais dar o erro do CHECKSUM

e ve se vai dar boot no windows que tem instalado.

se perceber que ele vai, fica pressionando F8 pra ver se carrega a tela de opcoes de inicialização do windows.. se carregar, procura uma opcao pra desativar o reinicio automatico e manda ver.. posta o resultado
Aplicativo para Técnicos em Manutenção

"Formatar" é para fracos. Quem realmente sabe, resolve.
TANGOBRAVO
TANGOBRAVO Cyber Highlander Registrado
13.5K Mensagens 4.2K Curtidas
#15 Por TANGOBRAVO
07/10/2016 - 10:38
@Joao_Lukas , em que condições fez os resets do BIOS?
Fez de maneira correta?
Pergunto porque anda um modismo de só retirar a bateria do sistema sem usar jumpeamento, curto no (+)(-) da habitácula da bateria ou desligar o PC da tomada de força.
Pelo que notei, precisa urgentemente resetar o BIOS. O Clear_CMOS funciona ao se interromper a energia do CMOS que tem memória RAM, isto é, volátil e desligou resetou!
Repita a operação com bastante cuidado e deixe "resetando" por uns 10 minutos, sei que é exagero mas é válido.
AsRock AB350-Pro4 - Rev 1.02 - Bios Ver P5.0
Ryzen 7 2700 - 3.2~4.1GHz @3.9~4.1GHZ - 1.0000 @1.4000V
2x4GB Corsair Vengeance LPX - 2400 @2.866MHz 1.2V (padrão)
HD6950/2GB 850/1250MHz
SSD WD Green WDS240G2G0A -
CoolerBOX Wraith Spire - Corsair CX550
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal