Logo Hardware.com.br
Diego_na_net
Diego_na_net Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 21 Curtidas

Posso fazer essa ligação?

#1 Por Diego_na_net 29/07/2007 - 13:44
Eu posso fazer uma Bridge em um módulo que não aceita Bridge,claro,vai ficar mono mas com a mesma potencia de um canal só,e sem corte de frequencia.Mas eu posso ligar um alto falante em Bridge usando mais um alto falante em cada canal ao mesmo tempo?

Anexo do post

Eu tb posso trocar esse módulo por um que aceite 2Ohms.

Anexos

esquiloesperto
esquiloesper... Cyber Highlander Moderador
7.1K Mensagens 2.2K Curtidas
#2 Por esquiloesper...
30/07/2007 - 00:14
Diego_na_net disse:
- Se o módulo não foi construído com este recurso (bridge) isto não irá funcionar a menos que vc improvise um inversor de sinal "casado" na entrada do segundo canal.

... claro,vai ficar mono mas com a mesma potencia de um canal só,e sem corte de frequencia.
Realmente a ligação em modo ponte (bridge) opera em modo Mono, porém a potência nessa situação não permanece igual à de um canal individualmente pois ela poderá ser até 4x maior em muitos casos. Isto não tem nada a ver com o corte de freqüência.

Mas eu posso ligar um alto falante em Bridge usando mais um alto falante em cada canal ao mesmo tempo?
Pode ligar sim. Porém é vital observar a impedância mínima que o amplificador permite para a carga. E para não correr o risco de danificá-lo é necessário fazer o casamento de impedâncias das cargas (alto-falantes, resistências, etc. Leia aqui). Para calcular estes valores, leia aqui. Lembre-se de que se for ligar estes alto-falantes de cada canal ao negativo vc irá precisar de capacitores. Se for em apenas um canal o casamento será feito tomando por base a metade da impedância do falante que operar em ponte (bridge).

Eu tb posso trocar esse módulo por um que aceite 2 Ohms.
Isto seria bom.
Só é difícil enquanto estiver oculto! cool.png
Use a pesquisa

rolleyes.png  Navegar é preciso, viver... também.  smile.png
esquiloesperto
#4 Por esquiloesper...
30/07/2007 - 14:26
Faça o teste aí depois me fale o resultado. A única maneira de sair algum som é se ele foi projetado para funcionar em contrafase, ou seja: Bridge!

Veja por si mesmo no datasheet de um amplificador que funciona em bridge se a potência é diferente ou igual: TDA2005-Link e TDA2005-Download.

Este é o quadro encontrado no final da página 5:
Imagem
>> Observe que na 3ª linha (Pot.Max) que potência monocanal é 1/4 da bridge, ou seja, a BRIDGE é 4 vezes maior!!!

Medir impedâncias com o multímetro até que é possível, pois a diferença entre impedância e resistência nos alto-falantes não chega a ser tão grande assim, devido aos valores serem bem baixos.

Anexos

Use a pesquisa

Diego_na_net
#5 Por Diego_na_net
30/07/2007 - 16:31
Então digamos neste meu Módulo,sem nenhum outro alto falante,apenas um em Bridge,a potencia do módulo é 2x75W RMS,entao no caso vai ser 140W RMS para o alto falante?

Blz...no meu caso,o que eu devo fazer então para criar digamos,uma caixa central,que fique no meio das Esquerda e Direita?

Qual a escala de Ohms aqui neste multimetro:

Imagem

Eu coloco ele em X1?
esquiloesperto
#7 Por esquiloesper...
31/07/2007 - 20:29
Diego_na_net disse:
- Sim, e Não. Porque na realidade o modo bridge forneceria 4 vezes mais potência. E por que isto não acontece? Por que alguns fabricantes trazem o dobro ao invés de 4x mais?
A resposta é muito simples: para manter a segurança dos componentes intenos do amplificador, caso contrário ou ele queimaria ou teriam de fabricá-lo 4 vezes mais resistente. Funciona assim: Se um amplificador (como o que lhe passei) fornece 10W por canal usando dois falantes de 8 Ohms em cada um, e se ele opera em bridge, para esse modo o fabricante adverte para que seja usado um falante de 16 Ohms. Isto faz com que cada saída continue a "enxergar" 8 Ohms em cada uma e mantém a compatibilidade das peças para ele não se queimar. Assim a potência dobra ao invés de quadruplicar. Ok?

Blz...no meu caso,o que eu devo fazer então para criar digamos,uma caixa central,que fique no meio das Esquerda e Direita?
Já respondido no texto anterior: Para não forçar o amplificador, se ele for projetado para usar 2 falantes de 4 Ohms, vc precisaria trocá-los por 4 de 8 Ohms. Dois iriam para as caixas laterais e os outros dois em série fariam o bridge.
Ou pode ligar os dois de 4 Ohms em série nele. Porém com os laterais ligados a outro amplificador.

Qual a escala de Ohms aqui neste multimetro? A de cima (a negra)

Imagem

Eu coloco ele em X1? Sim.

Use a pesquisa

ffugita
ffugita Zerinho Registrado
10K Mensagens 221 Curtidas
#9 Por ffugita
31/07/2007 - 23:25
Vc não mede impedância com multimetro, apesar de ser medida em ohms também. Impedância não é resistencia.

Usando o multimetro vc tem um valor aproximado, as vezes bem distante do real.

A impedância é uma espécie de resistencia que o circuito oferece, mas em corrente alternada. E o que o multimetro mede é a resistencia, em DC.
Circuitos indutivos apresentam comportamento muito diferente em AC e frequencias diferentes, e por isso resistencia e impedância não podem ser misturadas!

MAS...

As formulinhas para cálculo de associação de resistores podem ser usadas para calcular a impedancia resultante de um circuito de auto-falantes por ex. Somente como ilustração, 2 auto-falantes de 4 ohms em série irá ter uma impedância resultante de 8ohms. E 4 auto-falantes de 8 ohms em paralelo, irão ter uma impedancia resultante de 2 ohms.
Procurando algo mais descontraido?
http://www.bebuns.com.br comemorando.gif
Diego_na_net
#14 Por Diego_na_net
02/08/2007 - 12:20
Existe algo que calcule isso,vc tá dando resultados muito complexos...

Esse LPF ae,tem uma resistencia muito alta,algo de uns 16Ohms,é uma bobina que eu achei aqui de qualquer geito,nem é de Som,mas ligado em serie ele corta em uns 150Hz.Não faço ideia de quantas voltas tem enrrolado nessa bobina,e o fio é meio fino.Então,eu vou desmanchar um Transformador aqui e trocar esse fio fino da bobina pelo grosso do transformador.Será que vai cortar em uma frequencia mais baixa?
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal