Logo Hardware.com.br
LuizMesquita1406
LuizMesquita... Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas

Dúvidas sobre fonte 115/230 volts

#1 Por LuizMesquita... 24/04/2021 - 03:23
A dois dias chegou minha fonte nova TGT tomahawk 500, montei todo meu pc certinho e de repente enquanto utilizava programas e jogava o pc reiniciou, fiz testes de memória e etc, tudo ok. Quando ia desistindo vi que a fonte estava com a chave em 230V e aqui na minha casa as tomadas são 220V. Se eu colocar a chave em 115V e ligar isso pode dar problema? Estou usando um estabilizador também

Config do pc: Ryzen 5 3400g cooler box original
Placa mae: ASRock A320M-HDV
Memoria RAM team group 2 de 8gb 3000mhz
SSD: 240 pichau
Fonte TGT Tomahawk 500w
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
24/04/2021 - 05:58
LuizMesquita1406 disse:

Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você?

Esses 230v indica a voltagem máxima suportada, dessa forma não há problema algum. Agora se se recebe 220v e mudar para 115v, vai ter uma bela explosão dos capacitores da fonte e muita fumaça, no mínimo a queima do fusível da fonte.

Você disse que tem um estabilizador (não é recomendável usar), geralmente o estabilizador tem saida 110v, se ele tiver saida 110v e sua fonte estiver 230v pode nem ligar, pois a fonte está esperando mais energia, mas também pode ligar e não sustentar por muito tempo. Veja a etiqueta do estabilozador que fica perto das tomadas ou na partr de baixo, a tensão de saída, na dúvida, tite uma foto e poste aqui.

Em relacão a sua fonte.

Ela é uma fonte de baixo custo e qualodade duvidosa, sua configuração não exige muito da fonte, mas mesmo assim uma fonte de qualidade e de 500w não sai por menos de 300 reais.

Uso do estabilozador.

Leia o artigo abaixo:

Artigo: Por que não devo usar um estabilizador
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#3 Por TRONNER
24/04/2021 - 09:04
LuizMesquita1406 disse:

Se você mudar a chave seletora da fonte para 115v e ligar no estabilizador não vai dar problema quanto a voltagem, estabilizadores fornecem apenas 110v nas tomadas de saída, indiferente da voltagem de entrada seja 110v ou 220v mas se você mudar a chave da fonte para 115v e ligar na tomada que é definitivamente 220v pode desde desarmar a fonte (tipo desligar apenas) como simplesmente queimá-la pois ainda que normalmente possua um fusível no circuito ele não costuma ser muito prático para troca e raramente oferece a proteção sugerida, ou seja vai perder a fonte.
Das sugestões possíveis:
- chavear a fonte em 110v, ligar no estabilizador e o estabilizador na tomada.
- manter a fonte em 220v, remover o estabilizador, providenciar um bom filtro de linha e e ligar o computador nesse filtro de linha para depois ligar na tomada.
Por fim o mais caro:
- providenciar um nobreak bivolt automático ou chaveado, geralmente mais confiável no gerenciamento da energia e ele vai ter saída 110v, chavear a fonte para 110v e ligar no nobreak que deve estar configurado em 220v na entrada para a tomada de mesma voltagem.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
PH
#4 Por PH
24/04/2021 - 09:36
Bom dia!

Cuidado com esse tipo de informação sem saber qual é o estabilizador da pessoa, pois tem estabilizador monovolt com entrada e saída 220v, eu já tive dois da Microsol e APC. Lógico que em sua maioria são os com saída 115v, mas sem o usuário afirmar qual a saída do estabilizador dele, não podemos da esse tipo de informação!
Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno. 2 Tessalonicenses 3:2-3 

24 anos de fórum!
TRONNER
#5 Por TRONNER
24/04/2021 - 10:11
PH disse:

Precisa ter mais atenção nos textos, se ele informa que chegou e instalou a fonte mas só depois percebeu que ela estava em 220v já dá pra entender que não é um aparelho desses ... mas vou ficar só por aqui tá bem nao_sei.gif ?!
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
PH
#6 Por PH
24/04/2021 - 10:16
TRONNER disse:

Bom dia!
Tudo bem com você?

Não tem como saber até ele informar, até mesmo por está usando um estabilizador e o mesmo pode está com problemas, dessa forma, toda e qualquer informação deve ser dada já pensando em todas as possibilidades, pois ele pode está usando um aparelho desses que queimar a fonte, como também pode não está, mas na dúvida é sempre bom perguntar! Até o usuário informar a dúvida é nossa maior segurança. No aspecto de saída 115 e fonte 220, pode ligar e sustentar por um curto período, mas também pode não ligar, mas na dúvida, pedi informações sobre a etiqueta do aparelho.

Em fim, sua dica de tirar o estabilizador e colocar um bom filtro de linha é o mais certo é louvável, infelizmente ainda se vendem muitos estabilizadores. Dê resto, vamos aguardar mais informações do usuário.

Tenha um bom dia!

24 anos de fórum!
TRONNER
#7 Por TRONNER
24/04/2021 - 10:21
PH disse:

Se você não tem como saber isso é problema seu, apenas não tente presumir qual minha interpretação ..blza legal.png ?!
As minhas foram pensando em todas as possibilidade e se não as leu em sua totalidade aproveite para uma releitura onde se não se incomoda gostaria de aguardar notícias apenas pelo autor do tópico, tá bem :nao_sei_de_nada: ?!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal